Dicas para utilizar o mobile marketing em seu negócio

Hoje em dia, os aparelhos celulares possuem uma grande relevância e uso. Assim, graças aos smartphones é possível procurar qualquer assunto no modelo mobile marketing, por exemplo, esportes, gastronomia, portaria para condomínio, entre outros.

 

Então, como citado brevemente, é por isso que existe uma estratégia de marketing voltada a esses aparelhos, o mobile marketing, tudo porque o crescimento do smartphone fez isso se tornar possível. Mas afinal o que é isso e como usar? 

O que é o mobile marketing?

Pois bem, o mobile marketing é uma estratégia que busca ser a interação, o relacionamento e a influência de um público específico via funcionalidades dos dispositivos mobile, por exemplo, celulares e tablets.

 

Então, o investimento em mobile marketing é uma boa saída para as empresas se destacarem no mercado, dando assim vantagens para empresas que investem em ações promocionais com os clientes.

Quais ações adotar para usar o Mobile Marketing?

Dando continuidade ao tema, para que sejam realizadas ações nesse segmento, existem algumas opções que podem ser destacadas, principalmente para que o trabalho seja executado da melhor maneira possível. Entre eles podemos citar:

SMS Marketing

Essa foi uma das estratégias pioneiras de mobile marketing para as empresas, ou seja, possui uma grande relevância.

 

Pois bem, ela é basicamente o envio de mensagens de texto que estão cadastrados na lista de contato, sendo bastante útil na estabilidade do relacionamento com os clientes, seja para alertar de:

 

  • Datas de pagamento;
  • Status do pedido;
  • Promoções;
  • Últimos lançamentos;
  • Efetuar cobranças.

 

Ou seja, como foi visto, muita coisa é feita por SMS ainda, até informações de documentos importantes como licença ambiental municipal ou estadual. Isso porque sua taxa de abertura é de 98%, muito maior que os e-mails marketing, de aproximadamente 20%.

Bluetooth Marketing

O Bluetooth Marketing, que também possui o nome de Marketing de Proximidade, é uma estratégia de marketing que usa a funcionalidade do Bluetooth do mobile para fazer o compartilhamento de arquivos multimídia com as pessoas.

 

Inclusive, é importante reforçar que esses arquivos podem até ser uma lista de produtos de uma determinada empresa, como seu catálogo de compra e até vídeos promovendo o local. 

 

Então, por exemplo, uma empresa de faxina pode mostrar sua lista com detalhes e vídeos de limpeza pos obra, de piscina, de chaminé, residencial, condominial, empresarial, entre muitos outros tipos.

 

Entretanto, essa é uma estratégia usada mais por negócios locais por conta do pouco alcance do sinal bluetooth. Mas mesmo assim ainda possui suas vantagens, como sua gratuidade, não possuindo custo de manutenção.

 

Mas é necessário lembrar que boa parte dos usuários deixam a função de Bluetooth de seus smartphones desligada, com o objetivo de que a bateria seja poupada. Então, mesmo que seja uma boa estratégia, ela tem o problema de ter um alcance limitado.

Criar páginas responsivas

Fazer com que os usuários de aparelhos de mobile consigam fazer a visualização correta da página de sua empresa é muito importante para a sua estratégia de marketing, não só para o mobile marketing, mas também para a estratégia de marketing digital.

 

Então é de suma importância que seja desenvolvido um site responsivo, que consiga ser acessado de modo prático por qualquer aparelho, não importa se for celular, tablets, notebooks ou computadores de mesa.

 

Ademais, a sua empresa pode ser de contabilidade e consultoria, loja de roupas em Salvador ou do ramo alimentício em Porto Alegre, seu site tem que ter essa acessibilidade.

QR Code Marketing

O QR Code é uma tecnologia que pode potencializar seus resultados para estratégia de mobile marketing. Em uma explicação clara, o QR Code é um código de barras em 2D, onde o usuário dos celulares usa a câmera para ler e acessar uma outra página.

 

Ele ajuda até a estender o alcance nas estratégias de marketing tradicional, pois ele faz esse direcionamento aos clientes para qualquer endereço da internet de forma eficiente, segura e ágil.

 

Ademais, eles podem, inclusive, estar presente nos panfletos, redirecionando os usuários para o site de sua empresa e dando mais informações, sendo uma promoção do endereço. Também podem estar presentes em embalagens.

 

Pois bem, como visto, são muitas as opções disponíveis dentro do universo do mobile marketing, cabendo a você escolher a que melhor se encaixa no seu ideal de ação e no seu planejamento como um todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.