Como produzir conteúdos que gerem engajamento em sua marca

Conquistar engajamento com o público é uma das bases de construção de um relacionamento sólido para qualquer empresa. Esse tipo de ação é fundamental para conseguir explorar todos os recursos disponíveis e se tornar uma liderança no mercado.

Até porque o público de hoje é muito mais exigente do que no passado. Por conta disso, apresentar conteúdo interessante é fundamental para gerar a interação necessária e para manter o cliente fidelizado em sua companhia de, por exemplo, gravação em aço.

Por isso, ações de engajamento são muito importantes para conseguir explorar todos os recursos que você tem à disposição para conseguir vender melhor. Ao atrair a atenção do público, você se coloca acima da concorrência, e tem uma oportunidade de venda maior.

Para conquistar essa visibilidade, entretanto, você precisa fazer algumas ações. Então, é importante que você pense em como se planejar corretamente para conseguir produzir conteúdo adequado.

O conteúdo é o grande trunfo das empresas da atualidade. O cliente deseja mais do que uma simples propaganda. Se ele possui uma necessidade, ele quer compreendê-la, e entender quais soluções pode tomar para resolver o problema.

A empresa então se coloca no papel de consultora, explicando através da produção de conteúdo uma série de detalhes que geram esse engajamento, e podem ser realizadas de diversas formas. Entre elas, as seguintes:

1 – Trabalhe com imagens

As imagens são uma das fontes mais interessantes de produção de conteúdo. Por sua absorção rápida, são utilizadas por muitas empresas, principalmente se não houver necessidade de contextualizar com muito conteúdo escrito.

Os seres humanos são altamente visuais, o que gera uma série de sentimentos nas pessoas. Ao visualizar um prato de comida gourmet ou uma peça de roupa atrativa, o sentimento de desejo acaba surgindo e ficando firme na pessoa.

Esse tipo de ação ajuda a vender de maneira muito mais simples, seja um revestimento em ACM ou outro item, mas é preciso se atentar a alguns detalhes. Uma imagem de celular claramente não terá o mesmo impacto que uma foto profissional, por isso, cuidado!

2 – Use conteúdo em vídeo

Outra forma interessante de engajar melhor seu público é através do conteúdo em vídeo. Este material também é de fácil absorção, e tem crescido muito na internet. Existem diversas possibilidades de uso, por exemplo:

  • Vídeos gravados;
  • Transmissões ao vivo;
  • Animações;
  • Vídeos de redes sociais.

O importante nesse tipo de ferramenta é saber como aplicar o conteúdo sobre, por exemplo, camisetas bordadas ou outro tipo de produto/serviço.

Por ser uma mídia que atrai atenção, é ideal aproveitar o espaço de tela para apresentar conteúdo complementar ao que está sendo dito, conseguindo assim um engajamento maior.

3 – Que tal usar infográficos?

Quando você tem um conteúdo muito complexo para apresentar, mas não quer confundir seus clientes, o infográfico é o melhor meio de se expressar. Esse tipo de imagem possui muita informação em formato de texto, mas trabalha esse material de forma lúdica.

Assim, o conteúdo fica muito mais fácil de entender, possibilitando aos consumidores se engajarem melhor com o material e explorarem tudo o que está sendo exemplificado no material sobre, por exemplo, papel de parede estilo oriental.

Aqui você pode deixar sua liberdade fluir um pouco mais, utilizando diversas ferramentas escritas para se apoiar nas imagens e conseguir apresentar um material muito mais completo para explorar.

4 – Faça publicação em blogs

Os blogs são um formato que tem sido muito procurado. A maioria das empresas hoje opta por ter seu próprio blog, onde podem criar e compartilhar publicações relacionadas às atividades da empresa.

Dessa forma, você consegue criar textos mais completos, com informações relevantes e que farão o público consultar várias vezes seu site. Esse tipo de engajamento gera uma sensação de costume no cliente, que sempre terá acesso ao seu material.

Quando ele optar por consumir algum produto ou serviço, será muito mais provável que ele volte a seu site e compre o que precisa para resolver seu problema ou necessidade, sem precisar se preocupar com isso.

Considerações finais

Criar um bom relacionamento com seu público é um passo fundamental para a construção de uma carreira sólida para sua empresa. Por isso, trabalhar seu engajamento de várias formas é muito importante.

Quanto mais mídias você explorar, mais diverso será o público consumidor, aumentando assim suas chances de engajamento com o público e de criação de novas oportunidades de negócio, que podem acabar sendo muito melhor exploradas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.