Inbound marketing: dicas para obter mais clientes com a estratégia

Para alcançar os melhores resultados possíveis em cima do seu negócio, existem diversas estratégias de marketing que podem ser adotadas. Cada uma visando uma oportunidade em específico, como é o caso do inbound marketing, para atrair novos clientes.

O próprio desenvolvimento dessas estratégias vêm dos propósitos encontrados por especialistas do mercado, visando alcançar um ponto em específico, como um aumento no número de vendas, expandir a sua faixa de público, entre outras atividades.

E para cada objetivo existe uma estratégia em particular que pode ajudar o seu negócio a contar com uma melhor performance comercial, dependendo também do setor ao qual se posiciona esse empreendimento.

Como uma empresa que atua em um cenário virtual, a se beneficiar das ações destacadas por meio do marketing digital. Assim como um escritório que trabalha com o serviço de consultoria ambiental pode se aprimorar através do chamado marketing verde.

Tudo por meio de estratégias desenvolvidas visando não só a realidade de uma empresa, mas também do público ao qual esses negócios pretendem trabalhar, respondendo diretamente às demandas levantadas por tal audiência em particular.

Sendo importante adotar ações tanto em relação ao seu público interno como ao externo. Incluindo práticas voltadas ao processo de atração dessa audiência aos produtos e serviços a serem oferecidos pela sua empresa. Como ocorre por meio do marketing de atração.

Inbound marketing: como funciona?

O inbound marketing se trata de uma estratégia comercial que visa atrair um público em relação ao empreendimento que opta por utilizar tal técnica. Por isso então é conhecido também popularmente como o marketing de atração.

Ele que se relaciona diretamente com as estratégias tradicionais de marketing, como nas ações publicitárias, no qual uma marca de sabão colocava anúncios na TV e nos jornais, de forma a ganhar a atenção do público em cima de seu produto.

Prática essa que recebe hoje o nome de outbound marketing. O modelo inbound, contudo, corre de maneira contrária, no qual um negócio resolve não ir atrás do seu público, mas sim adotar métodos que ajudem com que essa audiência vá ao encontro dos seus serviços.

Isso através de um processo que segue um modelo estrutural montado em cima de 4 etapas, sendo elas:

  1. Atrair;
  2. Converter;
  3. Vender;
  4. Fidelizar.

Para entender esse sistema é importante ter atenção ao exemplo a seguir. No qual um usuário na internet pesquisa em seu navegador por “aluguel de gerador de energia para festas preço”, cabendo a empresa que trabalha com isso agir para os passos seguintes.

Já que após esse primeiro contato, tal companhia deve trabalhar com a atenção do usuário até o seu site, por meio de anúncios ou conteúdos voltados à área pesquisada, para que a partir desse ponto seja possível converter tal usuário em um cliente para o seu negócio.

Com a finalização de uma venda, é preciso também garantir o retorno de tal cliente, para que seja possível otimizar os seus índices de venda, alcançando os melhores resultados comerciais ao seu negócio. Tudo por meio da aplicação do inbound marketing.

E para alcançar esses índices positivos, é necessário então saber como implementar tal estratégia em cima do seu empreendimento.

Como garantir mais clientes via inbound marketing

Para atrair mais clientes ao seu negócio, seja ele um pequeno armazém ou uma empresa de grande porte, que trabalha com a execução de laudo de máquinas e equipamentos, é importante ter atenção à estratégia de inbound, e como ela se associa a outras opções.

Como é o caso do marketing de conteúdo. Uma ação que lida com a produção de textos, vídeos ou imagens que podem agir no processo de atração de um usuário enquanto ele navega na internet, levando até o seu endereço comercial digital.

E para que essa visualizações seja a melhor possível, é importante apresentar o melhor site possível. Contando com uma boa plataforma, e também com o uso adequado de palavras-chave, potencializando o seu SEO, configuração voltada aos serviços de busca.

Oferecendo também um bom conteúdo, como em um blog voltado à indústria, que tenha entre suas postagens um texto sobre o uso do corte a laser dentro de uma fábrica. E que a partir desse contato inicial, torna-se possível dar continuidade a uma jornada de vendas.

Posteriormente oferecendo a tal leitor conteúdos mais direcionados, focados em equipamentos industriais que possam ser comercializados pela empresa que atua na alimentação desse blog em particular.

Sendo possível iniciar uma relação comercial a partir de um contato menos direto, com esse sendo o principal objetivo do inbound marketing. Ou seja, atrair clientes ao seu negócio de uma forma diferenciada e efetiva.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.