Dicas para utilizar o marketing na abertura da sua empresa

Quando pensamos no conceito de vendarketing, podemos dizer que o segredo do sucesso é saber se adaptar ao meio e alinhar as estratégias e os métodos tanto de vendas quanto de marketing de sua empresa.

 

Sabemos que os departamentos de vendas e marketing são duas frentes essenciais para as empresas, enquanto um é responsável por atrair o lead e gerar interesse, o segundo consegue convencê-lo mostrando diversas vantagens, concretizando a venda.

 

É comum, então, imaginar que a junção de ambos os termos é essencial para que uma empresa consiga crescer dentro de seu segmento, alinhando expectativas, métodos e estratégias, além de otimizar e muito o processo.

 

O interessante é que esse tipo de técnica/de método, pode ser aplicado em empresas de consultoria ambiental ou qualquer outra que tenha como objetivo juntar ambos os conceitos. Portanto, para saber mais sobre ele, confira os tópicos a seguir.

Entenda o conceito de vendarketing

Como explicado, ao juntar ambos os conceitos se cria o vendarketing, que nada mais é do que um método para extrair ao máximo as capacidades e particularidades de ambas as estratégias, oferecendo bons processos e desenvolvimentos de vendas e de marketing.

 

Através de algumas técnicas, como criação de anúncios, aumentar o alcance da marca e lidar com os canais de comunicação da empresa são apenas alguns exemplos de como esse conceito busca a mesma coisa que quando estão separados.

 

Através de um sistema gravação de ligações, é possível inclusive verificar como os colaboradores estão lidando com os clientes e traçar estratégias que se encaixem no perfil de vendarketing.

 

Alguns dos benefícios que podem ser aproveitados dessa estratégia são:

 

  • Maior alcance da marca;
  • Maior número de vendas;
  • Planejamento mais eficaz;
  • Marketing mais assertivo;
  • Maior engajamento.

 

Com isso em mente, torna-se muito mais fácil melhorar a experiência dos seus leads, fazendo com que eles se sintam ainda mais atraídos pela marca e consigam, de fato, se sentir parte do processo, entender que a empresa se preocupa com o que pensam.

 

Da mesma forma que as pessoas pensam em referências de aviação comercial antes de marcar uma viagem, a sua empresa também terá autoridade para ser uma das mais pensadas dentro do seu segmento de mercado.

Aplicando o vendarketing: veja como

Agora que ficou mais claro o seu conceito e como funciona, confira nos tópicos a seguir algumas técnicas de aplicação do vendarketing, auxiliando e muito a sua marca a conseguir utilizar dessa estratégia no seu dia a dia, colhendo bons frutos.

01 – Alinhe as métricas

Todos os envolvidos no processo do vendarketing devem ter objetivos muito bem definidos e métricas bem estipuladas, palpáveis e críveis. Se o objetivo é comercializar sua máquina de extração de suco de laranja, os departamentos devem estar em harmonia.

 

Isso significa que devem ser medidos os resultados com cautela e constância para garantir que eles são reais, confiáveis e que, de fato, tragam informações relevantes, ajudando a empresa a tomar decisões que levem o negócio para frente, assim como as estratégias.

02 – Faça reuniões periódicas

Como dito anteriormente, parte do trabalho da empresa para que o vendarketing funcione de maneira consistente é se organizar e planejar diversos aspectos e reuniões periódicas para análise de metas e métricas que sempre serão necessárias.

 

É muito mais fácil perder o pouco progresso que foi conquistado ao longo de semanas de trabalho do que avançar, então é preciso desse zelo, desse constante cuidado para garantir que nenhum esforço será em vão.

 

Através delas, será acompanhado os pequenos avanços e o que pode ser feito para que eles continuem, mesmo que devagar, mas que, acima de tudo, não parem.

03 – Invista em tecnologia

Apostar na tecnologia a seu favor é uma das melhores alternativas para que o vendarketing funcione. O bom relacionamento entre os clientes e as áreas das empresas, além de registrar os avanços, pode ser feito por diversos softwares, por exemplo, um CRM.

 

Através dele é possível saber todo o histórico do cliente com a marca e, com o auxílio do vendarketing, emplacar com seus métodos e fazer com que ele se sinta cada vez mais parte da empresa. Quanto melhor lidar com o cliente, mais amparada a empresa estará.

 

Com tantas informações, tanto a equipe de vendas quanto a de marketing, saberá como lidar com cada perfil de cliente, sendo muito mais assertivo, conseguindo converter aquele lead em cliente e fidelizá-lo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.