Estratégias mais utilizadas para o mercado em 2022

Quando a pauta é sobre estratégias para melhorar o crescimento da empresa, é inevitável não falar sobre os conjuntos de táticas que formam o marketing, onde podemos ver como uma palavra-chave, por exemplo, pode ser fundamental nesse processo.

 

Ademais, quando iniciamos um novo ano, podemos apontar que ter estratégias para aplicar no mercado é uma maneira de se sobressair. Quem trabalha com marketing digital, já está apto a entender melhor quais são as tendências, principalmente para o ano de 2022. 

 

Pensando nisso, uma empresa de portaria para condomínio, por exemplo, deve se preparar para um modelo de negócio com a presença do marketing, principalmente para melhorar seus resultados. 

 

Antes de tudo, devemos contextualizar o que o ano de 2022 tem a oferecer para nós, isso porque estamos falando de Eleições e Copa do Mundo, o que naturalmente trará mais movimentação nas redes sociais. 

 

Além desses eventos, temos ainda a esperança forte de que o número de contaminados pelo coronavírus seja zero, eliminando qualquer morte que possa ocorrer por conta do contágio deste vírus. 

 

Inclusive, é importante ressaltar que nesse período, foi possível observar uma grande procura por prestação de serviços de terraplanagem, principalmente para eliminar resquícios do vírus da COVID-19. 

1. Experiências híbridas

Conforme a realidade antes da pandemia vem retornando, as atividades que mesclam a necessidade de estar presente, ou realizá-las remotamente, vão ajudar as pessoas a enfrentar essa fase de recuperação. 

 

Para os empresários, optar por um software para loja está cada vez mais real, devido ao fato de ter todas as informações da empresa de forma remota, mesmo que seja possível usá-las no presencial – aí entra o modelo híbrido. 

2. Adaptação à era sem cookies

Os cookies estão relacionados diretamente com o marketing, afinal, é por conta deles que temos o modelo gratuito de internet. 

 

Grandes sites, como o Facebook, têm acessos que são valiosos para empresas, portanto, os cookies são uma porta para que a privacidade do usuário seja comprometida, e isso está sendo avaliado por várias empresas grandes. 

3. Conteúdo baseado em dados

O público vem sendo atraído cada vez mais por conteúdos que são baseados em dados, afinal, dados são o significado de informações verdadeiras. 

 

Desse modo, o marketing de conteúdo vem sendo a estratégia mais usada para incorporar essa tendência para o mercado digital. Resumidamente, o marketing digital visa os seguintes objetivos:

 

  • Atrair clientes;
  • Aumentar o alcance da empresa;
  • Educar os seguidores;
  • Promover mais interação entre a empresa e os consumidores.

 

Com isso, concluímos que aplicar o marketing de conteúdo é uma ótima forma de se apropriar dessa tendência, afinal, é possível tratar de temas como um sistema de emissão de nota fiscal de forma informativa, para que clientes possam se interessar por esse serviço. 

4. Marketing de conteúdo e SEO

A pandemia foi um marco inicial para uma fase de complicações financeiras para a maioria das empresas, logo, os empresários perceberam que diminuir os seus custos era praticamente obrigatório. 

 

Assim, o SEO se tornou a melhor opção para que os negócios consigam alcançar novos clientes de forma orgânica. 

5. Mudanças no streaming de vídeo

Podemos perceber que, ao decorrer dos anos, serviços de assinatura se tornaram bastante comuns entre as pessoas, principalmente com serviços de vídeo e streaming. 

 

Portanto, a tendência é que as empresas desenvolvam uma assinatura para membros terem acesso a lives exclusivas. 

6. Social commerce

Com a ascensão das redes sociais, muitas empresas migraram para as plataformas, e com isso, muitos usuários passaram a realizar compras no Instagram e Facebook, principalmente. 

7. Novos tipos de influenciadores

Os influenciadores digitais são, hoje, uma das profissões mais atuais. As pessoas que têm milhões de seguidores em suas redes sociais, acabam se tornando uma ótima opção para as empresas divulgarem seus produtos. 

 

Essa prática já vem acontecendo, mas em 2022 será intensificada. 

8. Diversidade e inclusão no marketing

A diversidade e a inclusão vêm sendo temas bastante discutidos pela sociedade, e para as empresas, isso acaba se tornando um gatilho para conseguir novos clientes, criando conteúdos estratégicos. 

9. Responsabilidade ambiental

A responsabilidade ambiental para as empresas, é uma maneira de mostrar o lado humano da companhia, e isso consegue atrair ainda mais consumidores para a organização. 

10. Metaverso

Por fim, finalizamos esse artigo comentando sobre o metaverso, que resumidamente é a teoria de Mark Zuckerberg, onde o mundo digital será mais atrativo que a realidade. 

 

Portanto, empresas estão trabalhando cada vez mais em campanhas capazes de deixar os consumidores imersivos.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.