Marketing de empreendedorismo: dicas para aplicar em sua empresa

Hoje em dia, para que todo tipo de empreendimento aconteça de forma fluída e certeira, necessariamente a estratégia específica de marketing de empreendedorismo precisa estar presente em qualquer negócio. 

 

Afinal, ela acaba aprimorando o conhecimento da persona de cada cliente, em qualquer ramo que seja, valorizando cada vez mais a marca em questão. Pois bem, para que você, empreendedor, aplique o marketing de forma certa, confira as dicas que separamos:

1 – Crie uma identidade visual forte

A identidade visual das empresas, por exemplo, as de serviços de abertura de empresa, já é um diferencial competitivo no mercado de trabalho, afinal um design agrega muito valor para quem vê e também quem consome dessa inovação. 

 

Investir na marca, papelaria, boa apresentação do produto ou serviço é ter uma linha editorial de conteúdo, de forma sequencial entre: criar pilares de conteúdo a partir do que chama atenção de seu cliente e elementos apropriados para cada segmento, até mesmo em ramos de terceirização de mão de obra limpeza

2 – Tenha um bom cronograma de postagem

A organização para os conteúdos é fundamental, então a programação de postagens deve ser prioridade, ou seja, sem que seja de forma aleatória, mas sim de forma definida.

 

Além disso, é importante dizer que para cada nicho há uma maneira de se inserir no meio digital, pode ser colocando dicas, opções de mudanças e sugestões, conteúdos motivacionais e técnicos ou conceitos.

 

Por isso, é importante estudar como a sua marca funciona e entender qual o melhor tipo de postagem para você, enquanto empresa.

 

Por fim, passar credibilidade também implica em investir na qualidade de conteúdo em termos de imagem, sendo visto sempre como um investimento, humanizando cada momento de apresentação do produto, tornando cada vez mais tendência esse produto.

3 – Fique de olho nas métricas e no marketing de conteúdo

Hoje é muito comum a utilização de métricas em redes sociais, entendendo as maneiras corretas de engajar o público e qual a maior interação entre os posts, seja em forma de comentários, visualizações ou curtidas. 

 

Então, faz toda a diferença em qualquer empreendimento dar atenção ao marketing de conteúdo. Pensando como uma empresa produtora de máquina de extração de suco de laranja, por exemplo.

 

Ou seja, o seu aparecimento nas redes pode ser de formas inusitadas, explicando como é o funcionamento desse serviço, os benefícios de ter esse produto, o tempo e durabilidade na produção, entre muitos outros aspectos.

4 – Conheça os termos da área

Por fim, é muito importante conhecer os principais termos do Marketing de Empreendedorismo, principalmente se você quiser se sobressair frente à concorrência – que, inclusive, é bem alta.

 

Pois bem, entre os principais pontos estão:

 

  • Inbound Marketing;
  • Funil de vendas;
  • Persona;
  • Entre outros.

 

Para clarear o entendimento, vamos explicar cada um dos pontos citados anteriormente. Continue a leitura e confira:

Inbound Marketing

O primeiro mencionado, nada mais é que o marketing de atração, que gera a atenção do público sem parecer necessariamente uma propaganda, também aplicado em empresas que têm o sistema de emissão de nota fiscal, por exemplo. 

Funil de vendas

Quando o funil de vendas está em evidência em um negócio, o topo composto por gatilhos e etapa da consciência, serve para gerar um efetivo reconhecimento da empresa, como estratégia durante e após a compra do produto/serviço oferecido.

 

O que significa que a prospecção está acontecendo através da qualificação dos leads e o que antes era indiferente agora é de interesse.

 

No meio do funil marca a grande passagem dessa primeira parte, levando a relevância e o valor percebido pelo cliente, sendo que os leads devem ser ótimas oportunidades de vendas, e é nessa fase a necessidade de entender o que de fato o cliente deseja.

 

Partindo para o fundo do funil, que é a finalização de compra e venda. Prova por parte da empresa o valor e a credibilidade passada ao longo desse período de tempo, na forma de uma proposta de venda atrativa, fechando com a negociação.

 

Contanto este funil precisa ser de modo assertivo, visto que a aplicação desse funil deve mapear a jornada de compra dos clientes, as métricas de atendimento, as médias de atendimentos realizados nos setores e, o primordial, motivo de finalização de atendimento. 

 

Logo este modelo é muito aplicado em empresas de modo estratégico, mantendo a geração de oportunidades para indicadores de tempo real, a fim de verificar a quantidade de pessoas impactadas através dessa estratégia. 

Persona

Entretanto, para que não seja um modo que incomode ao passar uma mensagem, a persona mencionada no começo do texto, vai além do público-alvo, sendo a representação fictícia do cliente ideal, sendo a essência da marca.

 

Através da atração, conversão, relação, venda e análise fica mais fácil gerar um conteúdo que resolva os problemas dos clientes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.