ROI e o Marketing

O ROI através da sua significação vem da palavra em inglês Return Over Investment ou como conhecemos retorno sobre investimento, sendo extremamente utilizado diante do marketing das empresas para medir os investimentos realizados.

A única forma de dar passos cada vez mais assertivos e de fato adotar estratégias e investimentos que deem um retorno bom a empresa, é estabelecendo e aplicando o ROI, tendo esse monitoramento e acompanhamento cada vez mais eficaz.

Afinal, desde um serviço especializado em segurança do trabalho a uma empresa de publicidade, todos buscam se destacar e de fato realizar investimentos que os aproximem das suas metas e objetivos.

Por isso, para que se adquira essa consciência e o marketing da sua empresa realize estratégias e investimentos que dão cada vez mais resultados, considerar e calcular o ROI é algo totalmente necessário.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre essa técnica, fazendo com que você entenda a sua significação, como é realizado seu funcionamento, como calculá-lo e principalmente dicas de como aumentar os resultados financeiros da sua empresa. Confira!

O que é o ROI?

Como foi dito e evidenciado inicialmente o ROI a grosso modo quer dizer retorno sobre investimento, assim através desse indicador as empresas tendem a saber quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo em cada investimento realizado.

Dessa forma, ao pensar nesses investimentos se considera, por exemplo, campanhas de marketing, treinamento de vendas, software para gestão de franquias, novas estratégias de retenção de clientes e afins.

Por isso, além de identificar investimentos que não estão proporcionando os resultados esperados, também se identifica investimento que está sendo bom, criando essa possibilidade para melhorá-los ainda mais.

Além disso, vale ressaltar que por mais que esses indicadores muitas vezes tenham visão geral dos investimentos, ele pode ser calculado em áreas específicas, como:

  • ROI do marketing de conteúdo;
  • ROI do e-mail marketing;
  • ROI das mídias sociais da empresa;
  • ROI dos sites e blog corporativo.

Logo, para que sua empresa poupe esforços, tempo e até mesmo recursos através de investimentos que não estão dando certo, aplicar e calcular o ROI é algo totalmente necessário, estabelecendo esse cenário de assertividade e evolução.

Como funciona o ROI?

O funcionamento do ROI se mostra até mesmo de uma forma simples de ser entendida, sendo aplicado através de uma fórmula onde a empresa estabelece o investimento inicial e realiza uma comparação com os ganhos diante desse investimento.

Assim, através dos resultados obtidos de fato a empresa entende se os investimentos que estão sendo realizados estão tendo um retorno bom ou se essas ações não têm surtido efeito.

Além disso, ao realizar esse cálculo é primordial que a empresa considere questões como o tempo dos funcionários para a realização do investimento, a compra de acessorios para datadores e questões que tendem a influenciar ao decidir se esses investimentos estão sendo vantajosos.

Por isso, diante dessa amplitude de recursos e investimentos que podem ser realizados, o ROI é essencial, estabelecendo um cenário de assertividade e precisão nas ações da empresa.

Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI se mostra através de uma fórmula bem simples em que as empresas devem se basear e aplicar para que entendam se seus investimentos em marketing estão rendendo os valores desejados.

Esse cálculo se caracteriza através de:

  • ROI;
  • Ganho Obtido mais investimento inicial;
  • Divisão do resultado pelo Investimento Inicial;
  • Realizar a multiplicação por 100 para ter resultado o em %.

Assim, a fórmula desse passo a passo se mostra exatamente assim: ROI = Ganho obtido – Investimento Inicial / Investimento inicial. Tendo como ponto de atenção que se deseja saber o percentual desse cálculo é só realizar a multiplicação do resultado por 100.

Vamos a um exemplo para que esse cálculo fique claro e de fato não se tenha dúvidas através da sua aplicação e utilização.

Vamos imaginar um cenário em que uma assessoria contábil empresarial investiu R$1000,00 em campanhas de marketing, tendo como seu retorno após um tempo de R$5000,00. Assim ao aplicar a fórmula temos:

  • ROI = (R$1000,00 + R$5000,00) / R$5000,00;
  • O ROI se mostra: 5;
  • ROI em porcentagem: 500%.

Assim, através dessa situação exemplificada o ROI se mostra extremamente positivo, rendendo 5x o valor que foi investido inicialmente.

Dicas de como aumentar os resultados financeiros

Investir em marketing digital é algo praticamente necessário para que as empresas tenham sucesso e consigam se destacar dentre a amplitude de negócios existentes, além disso, algumas dicas podem auxiliar para aumentar os resultados financeiros, sendo elas:

  • Faça um planejamento estratégico eficiente;
  • Realize um monitoramento das ações da empresa;
  • Realize um controle dos investimentos;
  • Invista em especialização.

Agora chegou o momento de pôr os ensinamentos em prática e ver sua empresa caminhando rumo a um sucesso e crescimento constante.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.