Como utilizar as Landing Pages?

As landing pages são páginas essenciais para todo e qualquer tipo de negócio que entende a importância da construção de páginas que tem como objetivo principal a conversão de usuários em possíveis clientes.

O termo landing page pode ser entendido como página de conversão ou até mesmo página de aterrissagem, que serve justamente para receber novos usuários dentro de um site e convertê-los em clientes.

O processo de conversão nada mais é do que a transformação do status de um usuário, que sai da posição apenas de admirador do que você produz e se interessa em comprar o seu produto ou serviço.

Por exemplo, ao entrar no site de uma marca que vende equipamentos de proteção individual e se deparar com uma página com muitas chamadas e destaques para compra, o preço do produto, aqui pode ser considerado uma landing page.

Elas mudaram por completo a forma como os clientes são convertidos e como a estruturação de um site é feita, trazendo inúmeros resultados, e hoje falaremos mais sobre essas páginas que estão sendo o maior sucesso no universo do marketing.

Entenda como funciona as landing pages

As landing pages funcionam como páginas de captação e conversão, ou seja, ao entrar em uma delas o usuário terá apenas duas opções: ou é direcionado para a página de compra ou sai da página sem tomar nenhuma atitude.

Isso acaba fazendo com que o usuário tome alguma decisão de um jeito ou de outro, e como a landing page tende a ser uma página muito bem estruturada, com elementos e cores coerentes com a marca, o possível cliente se sente tentado a comprar.

Ao lidar com a landing page de uma empresa de terceirização recepção, por exemplo, que oferece ótimas opções de pagamento e um bom suporte, torna-se muito difícil negar a compra. Não é à toa que a landing page traz inúmeros benefícios para as empresas, como:

  • Facilita o Lead Scoring;
  • Segmenta os contatos;
  • Diminui o Custo por Aquisição de Cliente;
  • Aumenta o Retorno Sobre o Investimento.

As landing pages funcionam como páginas que estimulam a compra do que a marca oferece e também incentiva o usuário a tomar uma decisão, o que faz com que a empresa entenda melhor o comportamento daquela pessoa.

A diferença entre landing page e site

Muitas pessoas ficam em dúvida quanto a diferença entre uma landing page e um site que normalmente vemos na internet. Por mais parecidos que eles possam ser, acredite, são coisas completamente diferentes.

A landing page de uma empresa de erp integrado com e commerce, por exemplo, é uma página unitária que tem uma única ação disponível, que é a compra do produto ou serviço, e ela serve única e exclusivamente para isso.

Já o site é um espaço na internet onde possui diversas páginas e espaços para que o usuário possa passear por ali e conhecer mais sobre a marca, consumindo seus conteúdos, vendo suas histórias e conferindo seus produtos ou serviços.

Conheça os tipos de landing page

E assim como diversas outras estratégias e estruturas dentro do universo dos negócios, as landing pages também possuem diferentes tipos para atender às mais diversas necessidades de marcas. As mais usadas e eficazes são:

Capturas de leads

Como o próprio nome já diz, ela foca na captura de leads, ou seja, potenciais clientes, seja para uma empresa que vende exaustores para empresas ou oferece algum serviço.

Elas são estruturadas com a intenção de vender e incentivar o usuário a realizar a compra do produto ou serviço oferecido.

Squeeze

Já a squeeze é a landing page mais simples que existe, ela pode ser estruturada com o intuito de fazer o lead tomar uma ação que a empresa deseje, que pode ser a de venda ou até mesmo a do compartilhamento de um conteúdo.

Investir nela ajuda a incentivar o usuário a conhecer mais sobre a sua marca.

As landing pages são oportunidades de negócio

Com esses dois tipos de landing pages e muitos outros que você pode encontrar na internet, terá tudo o que precisa na palma das mãos para dar início a uma ótima oportunidade de negócio, podendo aumentar e muito as suas vendas.

Isso porque as landing pages são pioneiras quando o assunto é a atração de novos clientes e o aumento do seu faturamento, pois são páginas que têm este único objetivo e servem para todo e qualquer tipo de negócio.

Sendo assim, vale a pena estudar a fundo sobre o assunto ou até mesmo contratar profissionais para te ajudar na criação de landing pages personalizadas e que gerem grandes resultados para a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.