Neurovendas: como utilizar a favor da minha empresa?

O mundo está cada vez mais focado em tecnologia e inovação, o que tem despertado novas possibilidades em diversas áreas, como nas vendas. Foi dessa diversidade que surgiu o estudo das neurovendas.

As neurovendas são um estudo que avalia o cérebro humano e o divide em três etapas principais para conseguir dialogar de forma mais inconsciente e otimizar as relações entre consumidor e marca.

Trata-se de um estudo iniciado ainda na década de 1970 e que tem ganhado muita popularidade em tempos mais recentes. Através das neurovendas é possível entender os principais gatilhos mentais que a maioria dos consumidores aceita.

No estudo das neurovendas, o cérebro é dividido em três partes, cada uma com sua própria funcionalidade específica. O cérebro dos mamíferos inferiores é aquele que se responsabiliza pelas emoções e pelas atitudes emocionais.

Já o cérebro racional é o responsável pela criação e estruturação, possibilitando muito mais para um ser humano. O terceiro, também conhecido como cérebro reptiliano, está diretamente relacionado ao instinto de sobrevivência.

É justamente esse terceiro modelo que as neurovendas buscam atingir, usando os instintos da pessoa para ajudá-la a tomar a decisão de efetivamente concluir uma negociação com sua assessoria contábil para empresas.

Para entender melhor esse conceito, é fundamental que você compreenda como a utilização das neurovendas pode impactar diretamente sua estrutura de negócios de maneira positiva, otimizando suas negociações.

Como usar as neurovendas?

Entender o estudo e seus conceitos é uma etapa relativamente simples. É importante, entretanto, que você seja capaz de identificar os elementos que a tornam possível e prática para otimizar essas opções.

Vale lembrar que cada companhia é única e possui suas próprias peculiaridades. Isso torna o processo das neurovendas muito distinto, uma vez que duas empresas podem ter resultados completamente diferentes, ainda que usando a mesma técnica.

Para conseguir esse tipo de utilização de verdade, você deve adaptar essas estruturas para conseguir trabalhar adequadamente e garantir um conceito de vendas muito mais efetivo a longo prazo.

Conhecendo seu cliente

A primeira etapa para utilizar as neurovendas de forma efetiva é saber com quem você está se comunicando. O grupo de pessoas com desejos e padrões de consumo em comum, que tem propensão pela sua empresa, é seu público-alvo.

Embora seja um excelente primeiro passo, o público-alvo na maior parte do tempo é uma métrica muito genérica, que precisa ser segmentada para que você consiga otimizar esse tipo de ação.

Para isso, é interessante contar com personas. Uma persona é uma figura fictícia criada com informações de seu público-alvo e de outras transações que a empresa já realizou anteriormente.

Um dos maiores destaques de uma persona é seu conceito psicológico. É com ele que você entenderá que tipos de gatilho mental funcionam em seu público, como:

  • Urgência;
  • Necessidade;
  • Interesse;
  • Desejo.

Além de muitos outros gatilhos que podem ser essenciais para que você consiga efetivamente fechar uma venda e garantir resultados positivos para sua companhia de declaração de importação.

Comunicação

A comunicação é outro elemento muito importante para as neurovendas. É preciso criar uma conexão com os consumidores, otimizando suas relações e se aproximando de suas necessidades pessoais.

Dentro do estudo das neurovendas, é indicado que o cérebro reptiliano, responsável pelo instinto, se preocupa consigo mesmo antes de qualquer outra situação. Utilizar isso como ferramenta de vendas é fundamental.

A comunicação deve apresentar para o usuário a importância que ele tem para a companhia e o quanto os itens sendo oferecidos em sua consultoria em gestão de vendas são benéficos para ele para garantir resultados de qualidade.

Veracidade

Todo consumidor tem alguma dor que precisa ser solucionada. Quando você se propõe a ser o responsável por essa solução, é muito importante que você consiga entregar o que está prometendo.

Mexer com os gatilhos mentais envolve diretamente manipular a mente humana. Esse tipo de ação exige responsabilidade e assertividade, ou você acabará com muito mais problemas do que soluções.

A honestidade deve ser um dos pilares de sua interação com o público, permitindo uma comunicação direta e uma chance de vendas muito maior para sua empresa de mão de obra temporária e terceirização.

Considerações finais

As neurovendas são uma das estratégias mais efetivas da atualidade, mas demandam atenção e cuidados que muitas vezes acabam exigindo muito das empresas que estão se dispondo a utilizá-las.

Por isso é muito importante que você seja consciente e trabalhe com qualidade para apresentar um resultado adequado para seus consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.