Aprenda a produzir conteúdos com bom SEO

Produzir conteúdos SEO é essencial para qualquer negócio que entende a importância dessa estratégia nos dias de hoje e como ela pode mudar por completo os resultados e a visibilidade de uma marca dentro do universo digital.

O SEO é uma sigla para o termo Search Engine Optimization, que em português significa “otimização dos mecanismos de busca”, ou seja, é um conjunto de estratégias que tem como objetivo principal ajudar os sites a terem melhores resultados nos buscadores.

Isso significa que, ao usar as estratégias de SEO, o seu site possui uma boa relevância perante os algoritmos dos buscadores, o que faz com que ele e os seus conteúdos sejam entregues para diversas pessoas que pesquisarem sobre algo relacionado.

Por exemplo, se você busca por um uniforme na internet, pode ser apresentado ao site de uma fábrica de uniformes em brim que usa as estratégias de SEO em seus conteúdos e sabe que pode atrair a pessoa que pesquisa sobre algo relacionado.

Mas engana-se quem pensa que isso é simples de se fazer, pois é um trabalho de formiguinha que é construído com persistência, determinação e paciência, por isso hoje iremos te ajudar a fazer isso da maneira mais eficaz possível.

5 dicas para produzir bons conteúdos com SEO 

Os conteúdos SEO são personalizados e precisam de muito cuidado e profissionalismo para serem produzidos, pois são diferentes dos que costumamos produzir ou ler, para isso, é importante seguir alguns passos essenciais, como:

  1. Defina suas palavras-chaves

As palavras-chaves são os termos principais do seu conteúdo e que precisam ser usados com uma certa repetição e naturalidade durante o texto para que as pessoas que pesquisarem sobre algo relacionado conheçam o seu site.

Por exemplo, se você irá produzir um texto sobre como fazer renda extra, tenha o termo “renda extra” como sua palavra-chave, que será repetida algumas vezes durante o texto e chamará a atenção de pessoas que pesquisarem sobre algo relacionado.

  1. Crie títulos chamativos

Os títulos são essenciais para todo e qualquer tipo de conteúdo que entende a importância que isso traz quando um usuário deseja encontrar um sistema de automação comercial preço acessível ou qualquer outra informação.

Por isso, investir em títulos que chamem a atenção do público e façam a ele uma promessa que será entregue no decorrer do texto pode atrair ainda mais pessoas para conferir o que você pode e irá oferecer a elas.

  1. Use os links internos

Os links internos nada mais são do que links que são inseridos em palavras do seu texto e que, ao serem clicadas, levam o usuário para uma outra página dentro do seu site, o que aumenta o tempo de permanência dele e a sua boa usabilidade.

Por exemplo, em um conteúdo sobre dicas para cuidar da saúde, você pode incluir o link de um outro texto falando sobre diabetes na palavra em questão, o que faz o usuário conhecer ainda mais sobre os seus conteúdos e o que há de novo no seu site.

  1. Aposte em boas imagens

As imagens também são conteúdos, assim como o texto escrito, e precisam ser escolhidas com muita qualidade e cuidado para compor o conteúdo como um todo, seja no site de uma consultoria contábil para abertura de empresa ou qualquer outro negócio.

Sendo assim, aposte em imagens de qualidade que sejam coerentes com o seu conteúdo escrito e que estejam livres de direitos autorais para não lhe trazer problemas futuros. Dessa maneira, o seu conteúdo como um todo será otimizado e bem visível na plataforma.

  1. Tenha conteúdos escaláveis

Os conteúdos escaláveis são padrões dentro do SEO porque eles respeitam a construção de um texto que seja bem organizado, simples de ler e que mostre ao usuário o que será apresentado no decorrer do texto.

Para isso, recomenda-se a construção de parágrafos com, no máximo, 4 linhas e títulos e intertítulos separados por H1, H2 e H3 para que as ideias sejam bem apresentadas e o texto siga uma linha coerente de desenvolvimento.

Dicas extras para produção de conteúdos 

Essas são apenas algumas das diversas dicas que podem ajudar tanto os usuários a encontrarem uma empresa que faz declaração de importação quanto as empresas a atrair possíveis clientes. Mas além dessas, também é importante seguir outras importantes, como:

  • Tamanhos de textos adequados;
  • Uso de links externos;
  • Palavras de transição;
  • Boa meta-descrição;
  • Palavra-foco;
  • Evitar plágio e black hat.

Entendendo e aplicando bem todas essas dicas, seus conteúdos terão um ótimo SEO e serão vistos como referências pelos algoritmos dos buscadores, aumentando ainda mais a sua relevância e visibilidade.

Dessa maneira, seu site crescerá de forma natural e ética, respeitando as diretrizes da plataforma e apostando em boas estratégias, como o SEO, que te ajudarão a chegar ainda mais longe.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.