Como a inteligência artificial pode ajudar o marketing jurídico

O marketing jurídico se trata de um conjunto de ferramentas desenvolvidas com o objetivo de otimizar as ações praticadas pelo meio judicial, em relação às atividades a serem executadas, principalmente sobre como esse meio legal se relaciona com o público.

 

Sendo preciso adotar uma postura adequada, que consiga destacar a importância de tais serviços ao consumidor, sem que exista o uso de uma linguagem inadequada, acabando por afastar o interesse de um possível cliente acerca desses serviços técnicos.

No que pode envolver a contratação de um perito legal, para se assegurar da legalidade de um projeto ser implementado por uma companhia, assim como na contratação de um advogado, para representar os interesses de um cliente em uma transação comercial.

Independentemente da especialização a ser buscada, é essencial que exista por parte desses profissionais a adoção de uma linguagem e estilo adequado no que envolve a divulgação de tais serviços legais.

E junto a isso, vem se tornando importante também estar atento às responsabilidades de uma consultoria de TI, de grande utilidade em relação à manutenção e implementação de conceitos que podem ser relevantes ao mercado, como é o caso das inteligências artificiais.

Qual o papel do AI para as empresas hoje?

O conceito de AI (Artificial Intelligence, Inteligência Artificial em português) cada vez mais deixa de ser uma ideia de livros e filmes de ficção, passando a ocupar uma posição importante na sociedade, com destaque para as atividades comerciais.

Isso porque essa tecnologia de origem robótica permite com que as empresas consigam ter um melhor controle sobre suas atividades, assim como realizar um melhor contato com o seu público, tudo a partir do uso de tais tecnologias, que aprendem com seus conteúdos.

Isso faz com que as ações comerciais a serem adotadas por uma companhia sejam cada vez mais efetivas, ao lidarem com um conjunto crescente de informações que pode ser obtido por meio das ferramentas digitais a serem aplicadas em um sistema comercial.

No que é válido para os mais diferentes setores de negócio, envolvendo também o setor jurídico.

As vantagens da IA para o marketing jurídico

Existe uma série de benefícios que podem ser alcançados pelo setor de marketing voltado ao meio jurídico, principalmente em relação às ferramentas digitais que podem ser adotadas, como é o caso da inteligência artificial, cujo uso pode resultar em vantagens como:

  • Criação de e-mails personalizados;
  • Auxílio na gestão de um escritório;
  • Análise de comportamentos dos clientes;
  • Uso de chatbots;
  • Assistentes virtuais.

Uma série de possibilidades que podem ser consideradas na execução de um projeto executivo a ser colocado em prática por um escritório voltado ao setor jurídico. Facilitando não apenas a relação com o seu público, mas também a execução de suas tarefas na área.

Existindo pontos específicos nos quais essa tecnologia pode garantir em relação ao alcance dos resultados positivos por parte de um profissional que atua no cenário jurídico. 

Como a inteligência artificial atua nesse mercado

As atividades jurídicas exigem uma grande responsabilidade por parte de seus profissionais, e o uso de tal tecnologia pode surgir como uma opção de otimizar tais serviços, em relação à execução deles. Com destaque para pontos como:

Melhor controle de tempo

Junto das atividades legais, existe toda a documentação que precisa ser preenchida, em diferentes vias e formatos, tratando de uma formalidade legal que muitas vezes pode ocupar muito do tempo de tais profissionais.

Nesse sentido, a tecnologia de inteligência artificial pode despontar como uma solução, a partir da automação de tarefas, por meio de um sistema que aprende com as informações que neles serão aplicadas.

Menor possibilidade de erros

É justamente por causa desse processo de aprendizagem que tais máquinas podem resultar em um número cada vez menor de erros, evitando falhas comuns do ser humano, como em relação a redação de um texto, ao realizar uma checagem ortográfica.

Gestão eficiente dos clientes

Por fim, é importante citar o processo de gestão de clientes, com tais sistemas conseguindo reunir informações importantes em relação à administração das suas atividades que buscam atender essa sua audiência.

Desde o primeiro contato, inclusive, por meio de uma assistência virtual que pode recolher informações importantes de tais clientes, agilizando dessa forma quando ocorrer o atendimento presencial em um ponto posterior.

Sendo importante então considerar a importância associada de como tais tecnologias podem otimizar as suas atividades de mercado, sendo válido para quem busca atuar com a instalação de sistema de emissão de nota fiscal, assim como no meio jurídico.

Já que para ambos os setores, mesmo se tratando de negócios completamente diferentes, mostra-se de grande importância conhecer a fundo o seu mercado, assim como o seu público. E o uso das ferramentas corretas podem ajudar nesse sentido.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.