Como usar o Marketing Emocional?

Considerando que a emoção é uma das forças mais poderosas que o humano pode ter, o marketing emocional chega como uma alternativa para que as empresas consigam conquistar os seus clientes.

 

Nesse processo, a equipe de marketing precisa, além de tocar no lado emocional, saber as coisas que mais importam para o consumidor, de modo que o relacionamento entre ambos fique ainda mais profundo.

A grande maioria dos consumidores atuais quer e espera construir uma conexão pessoal com uma loja que vende leitor biométrico para controle de acesso, por exemplo, já que o produto em si exige um suporte da empresa.

Como retribuição, você pode adotar o marketing emocional no seu negócio para mostrar que a sua empresa também está disposta a criar um relacionamento especial.

Antes de saber quais são as formas de implantar o marketing emocional em uma empresa, vamos entender mais a fundo o que é esse recurso que está sendo usado até dentro de empresa de manutenção e recarga de extintores e outros negócios relacionados à segurança.

O que é marketing emocional?

Por mais que a grande maioria das estratégias de marketing busquem despertar sentimentos nos compradores, pelo menos até certo ponto, estabelecer uma conexão com o público-alvo é o objetivo principal do marketing emocional. 

A ideia principal é convencer o espectador a concluir a sua ação, seja comprar um produto, se inscrever em uma lista de e-mails ou qualquer outra que seja conveniente para a empresa.

Na maioria das vezes, o marketing emocional se concentra em explorar uma emoção específica do consumidor. Inicialmente, a busca por emoções pode começar pelos sentimentos positivos, como:

  • Alegria;
  • Excitação;
  • Expectativa;
  • Orgulho.

Por outro lado, muitas campanhas de empresas de jateamento com gelo seco, por exemplo, conseguem ganhar o engajamento do público aproveitando de outras emoções, como o medo, raiva ou a inveja.

Quando a emoção despertada tem chances de ser potencialmente forte a ponto de ser o suficiente para influenciar a tomada de decisão do cliente, você pode confiar porque é nela que o foco do marketing emocional irá agir.

A eficiência do marketing emocional

A emoção humana não é apenas poderosa. Quando despertada, a tendência é que ela fique por um tempo e pode deixar as pessoas profundamente desconfortáveis se não forem resolvidas.

Esse cenário acontece com muita frequência quando os clientes têm uma emoção negativa despertada, contudo a empresa pode optar por dar brindes personalizados bloco de anotações ou qualquer outra coisa que possa deixar o cliente mais feliz.

Agir de acordo com uma emoção é uma maneira de conseguir isso, e é por esse motivo que os anúncios emocionais mostram um aumento de 23% nas vendas em comparação com os anúncios tradicionais. Entenda melhor como a estratégia consegue ser tão eficiente.

Faz com que o público não esqueça da marca

Naturalmente, a emoção tem uma conexão muito forte com a memória, portanto eventos, experiências e até anúncios têm o poder de criar um impacto emocional nas pessoas.

Contribui para melhorar as vendas

De acordo com as pesquisas realizadas sobre a estratégia, o marketing emocional tende a ser até 31% mais eficaz do que os anúncios tradicionais. Em outras palavras, isso significa que atingir o seu público de maneira direta é bem mais vantajoso para o seu negócio.

Motiva os clientes a compartilhar

A grande maioria das pessoas, quando se sentem satisfeitas após ter usado algo, costumam compartilhar a experiência. Dessa forma, as chances para o seu negócio ser compartilhado de pessoas para pessoas são bastante grandes.

Gera clientes fiéis

Quando os clientes criam uma conexão com uma marca, naturalmente ficam fiéis aos serviços que são prestados pela empresa. Para uma companhia, ter esses clientes é essencial para manter os números positivos.

Dicas para o sucesso do seu marketing emocional

Entender como o marketing emocional funciona é apenas o começo do sucesso do seu negócio. O mais importante é que você saiba quais são as práticas ideais para garantir a eficiência da estratégia.

1. Adote uma narrativa 

A mente humana adora uma boa história, e por esse motivo, tente criar anúncios com um bom contexto e que, de alguma maneira, possam despertar emoções nas pessoas.

2. Surpreenda seu público

A grande maioria das pessoas voltam suas atenções quando são surpreendidas por algo. Portanto, crie campanhas que possam deixá-los curiosos e surpresos.

3. Conheça seu público

Conhecer as características do seu público é essencial para as campanhas. Ter esse tipo de informação acaba facilitando a sua criação.

4. Preste atenção nos elementos criativos

Atente-se aos elementos criativos usados no anúncio, como a cor, por exemplo. Ela também tem o poder de criar sensações nas pessoas.

5. Seja original

Busque sempre criar anúncios autênticos para mostrar ao público que o seu negócio tem uma personalidade própria.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.