Como estruturar a jornada do consumidor no processo de vendas?

Entender a jornada do consumidor é um processo fundamental para garantir uma estrutura de qualidade e otimizar suas vendas, identificando todo o caminho que um cliente passa até o fechamento de uma negociação, desde que visita a empresa de usinagem de peças pela primeira vez.

A jornada do consumidor nada mais é do que uma narrativa criada pela equipe de marketing para conseguir entender cada dúvida e questionamento do público e como ele consegue passar de uma etapa para outra até o momento da compra.

Assim você consegue traçar uma série de estratégias, com o principal objetivo de educar o cliente, transformando-o em um entendedor de sua marca e trazendo mais confiança para esse tipo de processo, principalmente ao identificar as necessidades que eles possuem.

O engajamento é um requisito que cada vez mais tem sido procurado no mercado, uma vez que a maioria das ações de marketing digital lidam diretamente com a interação que o consumidor faz com a empresa de diligenciamento.

O mundo tem passado por um importante processo conhecido como transformação digital, onde uma série de avanços tecnológicos tem se popularizado e se tornado parte do dia a dia das pessoas.

Essas mudanças afetaram diretamente o mercado e como os consumidores se conectam com o público, fazendo com que a comunicação e as ações afirmativas tenham se tornado um dos principais elementos no marketing como um todo.

As etapas da jornada do cliente

Ainda que a jornada do cliente seja individual e a maioria das empresas encontre processos diferenciados para lidar com isso, é importante entender alguns conceitos básicos do marketing de conteúdo que estipulam quatro momentos essenciais para esse processo.

As principais etapas da jornada do cliente são:

  • Aprendizado;
  • Considerar soluções;
  • Decisão de compra;
  • Fidelização.

Cada uma dessas etapas lida com o processo de negociação com o cliente, desde o momento em que ele ainda não entende muito bem o que está procurando ou se existe realmente uma necessidade, até o pós-venda.

Um erro de muitos empreendedores é acreditar que uma jornada de compra termina no momento do contrato. A verdade é que o que acontece depois disso é muito importante para a empresa especializada em licenciamento ambiental, por exemplo.

Nas ações de marketing, essa jornada se comunica diretamente com outro elemento importante do marketing de conteúdo: o funil de vendas. Esse processo ajuda a identificar os momentos ideais para que a equipe de marketing interaja com o consumidor.

Em muitos casos, o funil de vendas e a jornada do consumidor se complementam, e é possível entender melhor em que ponto o cliente se encontra no funil para você saber que tipo de atividade pode ser apresentada.

Em um primeiro momento, ter material relevante disponível pode atrair a atenção do consumidor, fazendo-o passar mais tempo em seus canais de comunicação, como sites e redes sociais.

Depois que ele consome o suficiente disso, está pronto para seguir para o próximo estágio. Ao oferecer seus dados de contato para conseguir informações exclusivas, como um e-book sobre manutenção preventiva de disjuntores ou outro benefício, o visitante se torna um lead.

O lead é a figura que será trabalhada pela equipe de marketing, mantendo-o interessado e desejando mais conteúdo, até o momento em que esse lead está pronto para passar para o próximo estágio.

Nesse momento, o lead se torna uma oportunidade de negócios, e a equipe de vendas entra em cena para fazer uma abordagem adequada e concretizar a operação, tirando todas as dúvidas finais que o cliente possa obter.

Ao fechar o negócio, o consumidor finalmente se torna um cliente e espera ansiosamente o produto ou serviço adquirido. Essa é uma excelente hora para você trabalhar o pós-venda, acompanhar a entrega e a qualidade do material oferecido e se colocar à disposição.

Um cliente satisfeito se tornará fidelizado, e não só voltará a consumir seus materiais, mas também apresentará a marca para seus círculos de amigos e familiares.

Considerações finais

A jornada do consumidor é um processo muito importante para garantir resultados mais efetivos em suas vendas. Com isso, você consegue identificar pontos-chave para trabalhar a comunicação com o público.

Empresas que optam por compreender esse processo e otimizá-lo acabam se tornando lideranças no mercado, ganhando um forte destaque em seu nicho de atuação e identificando com mais clareza novas oportunidades de negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.