Entenda o que é Bounce Rate e como pode atingir seu site

A performance alcançada por parte de um site costuma ser medida por meio dos acessos que tal plataforma recebe, além de outras questões que podem estar associadas à especificidade de cada endereço, como as vendas a serem feitas em um site de vendas.

Por outro lado, uma plataforma mantida por uma rede educacional pode definir como uma estratégia de sucesso o cadastro de possíveis alunos para receberem informações diversas sobre as aulas que poderão ser cursadas, possibilitando assim o alcance desse público.

E da mesma forma em que tais índices podem indicar a performance positiva de canal digital, existem também aqueles que podem ser usados para definir o desempenho abaixo do esperado de um site, a ponto de atrapalhar qualquer tipo de objetivo definido ao local.

Como a página de contato de uma empresa terceirizada de limpeza de escritório que busca receber um número específico de visitas, com tal percentual estando associado ao tipo de resultado que tal companhia espera alcançar junto dessa plataforma digital.

É importante ficar atento não só às vitórias de um site, mas também às perdas, principalmente em relação ao número de usuários que deixam suas páginas sem realizar nenhum tipo de ação que se espera ser executada dentro dessas plataformas virtuais.

Conceito esse que, de tão importante, recebe um nome próprio no mercado digital.

A que se refere o Bounce Rate?

Para quem gerencia um site, é importante conhecer o Bounce Rate, concepção que trabalha com o índice de rejeição alcançado por um endereço na internet, seja um site de vendas ou até mesmo uma plataforma institucional mantida por uma empresa.

É importante também diferenciar esse nível de rejeição com a taxa de saída de um site, no caso as páginas comuns que englobam a partida de um usuário de uma plataforma virtual, tal como a página de agradecimentos após o fim de uma compra.

O Bounce Rate, no entanto, trabalha com outros comportamentos que podem ser vistos como negativos em relação aos usuários, entre eles:

  • Clique no botão “voltar” no navegador;
  • Fechar uma página ou aba;
  • Digitar outro endereço;
  • Ficaram muito tempo inativo em seu site.

Todos esses são pontos a serem vistos com atenção por um escritório de consultoria contábil para abertura de empresa que busca justamente com o seu site atrair a atenção de novos empreendedores na internet, que possam estar em busca de abrir um negócio.

Sendo importante entender como esse tipo de comportamento por parte dos seus usuários pode ser prejudicial para a sua plataforma digital, assim como para os seus negócios.

Prejuízos de um alto nível de Bounce Rate

Ao encontrar essa alta taxa de rejeição, um site pode estar exposto a uma série de complicações, sendo pontos capazes até mesmo de prejudicar as transações de uma empresa que busca se destacar na internet. Entre certos danos é possível destacar:

Dificuldade em reter visitantes

É importante para um site não só atrair novos usuários, mas também garantir com que eles continuem a navegar por sua plataforma, aumentando assim sua chance de se converter em um cliente por parte de qualquer negócio presente no meio digital.

Menores conversões

E se um usuário interage pouco em um site, mais difícil se torna o objetivo de concluir algum tipo de objetivo trabalhado por tal plataforma, sendo assim um ponto de preocupação para quem cuida do site de um serviço de assistência técnica perícia trabalhista.

Já que uma baixa interação digital pode levar também a uma baixa comercial por parte desse negócio.

Custo maior com anúncios

A partir do momento em que um site não alcança a plataforma esperada, se torna necessário investir mais em outras ações, incluindo assim os custos a serem investidos por meio de um sistema de anúncios para obter a atenção desejada.

Tamanho os prejuízos visto pelo índice de Bounce Rate visto em um site, é importante então saber como se proteger contra esse percentual negativo a ser observado.

Como reduzir a taxa de rejeição ao seu site?

Para reduzir o Bounce Rate de um site, fazendo com que ele tenha uma boa performance na internet, as seguintes ações devem ser tomadas em relação ao seu público e ao seu site:

  • Experiência do usuário;
  • Velocidade de carregamento das páginas;
  • Conteúdo responsáveis para aparelhos móveis;
  • Uso de chamadas atrativas;
  • Presença de links internos;
  • Uso moderado de pop-ups.

Algumas questões mais técnicas podem até mesmo ser trabalhadas com o auxílio de um serviço de terceirização de profissionais de TI, mantendo os computadores de um escritório funcionando, para assim manter um site funcionando.

Ação importante para resultar em uma boa navegação aos usuários, diminuindo assim o citado Bounce Rate.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.