O poder do Marketing Pessoal

O marketing pessoal é sem dúvidas um elemento muito poderoso, que corresponde a uma área do conhecimento repleta de uma percepção da realidade que marca os objetivos pessoais.

Isso porque, a relação entre a marca e o sujeito é marcada por impressões, e as opiniões são formadas a partir de julgamentos diretos gerados pela intuição, regidas pelas preferências de cada pessoa em particular.

Com isso, o marketing pessoal procura alinhar a impressão do público com a sua própria identidade, assim como uma biometria portaria, por exemplo.

Por outro lado, destacar-se da multidão é uma tarefa de fato desafiadora, principalmente em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Nesse sentido, é ainda mais necessário desenvolver uma estratégia que o coloque no centro das atenções.

Mas qual é a medida correta do marketing pessoal? O que deve ser feito e o que deve ser evitado para atingir esses objetivos? É exatamente isso que veremos neste artigo! Continue lendo!

O que é Marketing Pessoal?

O marketing pessoal é um conjunto de técnicas e estratégias pensadas para potencializar uma marca pessoal e fazer você se destacar no mundo do trabalho. Ou seja, torna o profissional mais visível e alcança seus objetivos de forma permanente.

 

Por exemplo, um profissional de consultoria técnica ambiental deve estabelecer estratégias para conseguir fechar mais contratos. Não se trata apenas de ganhar visibilidade a todo custo, mas de ajudar a construir um perfil relevante e autoritário.

Como surgiu o marketing pessoal?

O marketing pessoal é um conceito relativamente recente que surgiu em meados do século XX e é semelhante às visões de vendas e marketing de produtos.

Nasceu da necessidade de os profissionais se enxergarem também como uma marca e alcance que precisa ser avaliada, transformada e evoluída para não perder a concorrência.

Produtos que estão estagnados e não atualizados não estão mais em circulação. E isso se aplica também ao marketing pessoal. Portanto, se um profissional que vende acessorios para datadores e não faz seu próprio marketing, está perdendo muito clientes. 

A mesma coisa acontece com as pessoas que não saem de sua zona de conforto para perseguir seus objetivos.

Para que serve o marketing pessoal?

O marketing pessoal, se praticado corretamente, pode servir a um profissional e ajudá-lo a construir a carreira que deseja.

Ao valorizar suas habilidades e diferenças, você pode conquistar seu primeiro emprego, ou mesmo divulgar seu curso de treinamento de nr 20 para conseguir mais alunos inscritos, conseguir um aumento ou conseguir a promoção que deseja.

Ou seja, independentemente do que se deseja alcançar, seja empreendendo, ou estabelecendo uma carreira em alguma empresa, o marketing pessoal é muito importante e necessário, 

Dito isto, é importante para todas as fases da sua carreira, não importa qual seja a sua carreira.

Marketing Pessoal: Identificação e Comunicação

Uma característica do marketing pessoal é que ele trata os indivíduos como objetos de publicidade. Isso significa que a empresa neste caso tem espaço para profissionais liberais, autônomos que queiram comprovar suas qualificações.

É possível que indivíduos usem métodos de marketing de conteúdo para conquistar um emprego ou concorrer a oportunidades, como ocupar um cargo mais alto em uma empresa ou aumentar a relevância de seu perfil em discussões públicas.

O marketing pessoal se estende do mundo dos influenciadores digitais aos portfólios e currículos online, onde os trabalhadores mostram suas habilidades e diferenças. O indivíduo se torna então o portador direto do produto, sem intermediários.

 

A mão de obra e o tempo gasto nas atividades de área contaminada sob investigação de uma empresa especializada em sustentabilidade, é um valor que vai além de termos monetários.

 

E o marketing pessoal, é responsável por transformar intangíveis em produtos com preços tangíveis.

Dessa forma, o indivíduo integra características pessoais à própria estratégia de atuação da empresa, estabelece uma identidade profissional, age de forma ordenada, sem deixar de ser humano. Identificação intuitiva combinada com reputação corporativa.

Uma estratégia de marketing pessoal eficaz desenvolve aspectos de reconhecimento e comunicação. A coordenação entre as ferramentas utilizadas nas duas fases cria um resultado limpo e sem informações incompatíveis.

Como criar uma imagem pessoal

Criar uma imagem pessoal é tão importante quanto saber onde comprar etiqueta de patrimônio, e é preciso investir e estudar as estratégias.

A identificação envolve a formação de uma imagem pessoal clara, processo pelo qual o profissional entende como agregar valor na empresa de vedação de pedal ou operação em que está envolvido. Seu desenvolvimento parte das seguintes proposições:

  • Estabelecimento de metas;
  • Definição da linguagem e voz;
  • Especificação do diferencial;
  • Especialização do conhecimento.

Sem esses parâmetros, não é possível estabelecer uma imagem pessoal adequada. 

 Além disso, a desatenção à construção da identidade profissional devido à pressa em promover sua imagem para empregadores e clientes é uma das razões pelas quais muitas estratégias de marketing pessoal falham.

Definindo metas

Um profissional do setor de finanças que atua com antecipação de cheques tem como ponto de partida a criação de sua identidade profissional, que é sua experiência nesta área. No entanto, esse fator inicial deve ser explorado com maior profundidade.

Definir metas de carreira pode ser uma tarefa assustadora, dadas as muitas oportunidades que uma carreira oferece, e é por isso que é importante ter um plano de metas rigoroso.

O marketing pessoal pode ser visto como uma linha do tempo com pontos de entrada e saída, onde o último trecho determina o quão bem todos os elementos se encaixam. Os tipos de métodos e ferramentas usados ​​variam dependendo dos resultados que você deseja produzir.

Os objetivos a serem identificados podem ser a obtenção de uma substituição no mercado para um cargo semelhante em função e hierarquia ao cargo anterior, um novo cargo mais importante, ou a aquisição de um cliente que tenha contrato temporário com várias empresas.

Definição da linguagem e voz

Voz neste contexto refere-se ao estilo em que você se comunica com seu público. Isso inclui planejar a estratégia de produção de conteúdo, a mídia utilizada e o tom da mensagem, que varia entre os níveis formal e informal.

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que opte por publicar um artigo como estratégia de produção de conteúdo deve definir o tipo de interação que deseja ter com seus interlocutores em relação aos objetivos acima.

Definir uma voz envolve especificar se a comunicação é em primeira ou terceira pessoa, se haverá muito jargão técnico ou uma escolha de linguagem popular, a rapidez com que o conteúdo é digerido e assim por diante.

Especificação do diferencial

De fato, para o marketing pessoal, é indispensável ter um diferencial.  Isso significa que o esforço para construir uma imagem relevante e persuasiva depende do que o profissional tem a oferecer em relação à concorrência.

O mercado de trabalho e as enormes oportunidades são alvos de acalorados debates. Milhares de pessoas buscam atingir as mesmas metas traçadas em seu plano de metas. É preciso apresentar um diferencial que se destaque no mar de candidatos.

Por exemplo, um cargo de alto prestígio em uma consultoria contábil em São Paulo, recrutando profissionais com as mesmas especificações técnicas daqueles que trabalham em estratégias de marketing pessoal. Além disso, existem outros que atendem ao padrão.

Experimente a aplicação direta do marketing pessoal, um processo que envolve tentativa e erro que gera um conhecimento importante sobre você e onde você precisa melhorar. Os profissionais devem estudar sua concorrência para oportunidades de se destacar.

O domínio de novas tecnologias, opcional para a profissão, mas de alto valor para o mercado, são exemplos de diferenças na experiência de determinadas empresas ou na abertura do próprio negócio.

Especialização do conhecimento

Há quem diga que a inovação começa com uma boa base, que é um conceito enraizado na realidade. Diferenças nas principais são frequentemente definidas como a inclusão de uma nova atividade no currículo, enquanto às vezes é necessário desenvolver habilidades fundamentais.

Um profissional que consegue criar recursos de forma eficiente e eficaz é sempre valioso para o seu mercado, não importa em que setor ele esteja, seja em processos administrativos ou na fabricação de produtos para limpeza de piscinas.

Portanto, dadas as condições do mercado global contemporâneo, os profissionais não devem descuidar de sua formação mais básica e buscar o que for necessário para aprofundar sua especialização.

Divulgando o marketing pessoal 

Diante de um cenário em que se estabeleceu uma imagem profissional forte e confiável, os profissionais devem escolher o melhor meio de comunicação para comunicar esses valores ao público. As estratégias de comunicação utilizadas incluem:

  • Uso inteligente das redes sociais;
  • Criar canais associados;
  • Desenvolver um portfólio;
  • Participar de eventos da área e voluntariado.

A identificação e a divulgação são etapas inter-relacionadas no desenvolvimento da estratégia de marketing de um indivíduo.

Por isso, o uso adequado das ferramentas de publicação de conteúdo é fundamental, principalmente para o ambiente online, para transformar o planejamento em prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.