Planejamento de marketing: a importância para as vendas

Há algum tempo, o marketing está se tornando um dos departamentos com mais estratégias disponíveis, ainda mais quando esse departamento consegue trabalhar juntamente com o de vendas, transformando a comunicação e o comercial em aliados.

 

Então, para que a área de marketing consiga fazer um trabalho que realmente seja efetivo e consiga trazer bons resultados à empresa, é de suma importância se basear em um planejamento anual com metas e objetivos já estabelecidos.

 

O principal objetivo disso é para que se consiga chegar a um resultado final melhor, porém não adianta apenas fazer o planejamento, você precisa seguir ele à risca ou refazê-lo para adaptar na realidade da empresa em questão.

 

Então, trabalhar com o marketing é como seguir uma receita de mistura para bolo sem glúten, ou seja, é preciso organizar todas as pontas e fazer o trabalho com calma e bastante atenção.

Os benefícios do planejamento de marketing 

Toda estratégia de marketing está relacionada diretamente à mercadoria, mas o planejamento é diferente, ou seja, é todo o processo de análise e captação das informações e dados que possuem relevância em um documento escrito.

 

Podemos dizer que o que foi descrito anteriormente é chamado especificamente de plano de marketing. Assim, você fazer uso disso para suas vendas é fundamental, principalmente se você deseja resultados satisfatórios que fiquem dentro de suas expectativas e metas. 

 

Isso porque planejar é a facilitação do direcionamento do seu dia a dia e de toda sua equipe, pois quando se segue um caminho com clareza, é mais difícil se perder ou de cometer deslizes nas ações.

 

Vamos imaginar uma sala que conta com cabeamento estruturado de redes, caso ocorra um problema e você precise arrumar, fica muito mais simples se tudo estiver organizado, o que vai evitar que você fique desembaraçando os cabos.

 

Percebe? O planejamento funciona igual, visando facilitar a organização das ações. Além dessas vantagens, ele te ajuda a atingir objetivos focados no mercado, bem como nas ações externas e internas de comunicação.

 

Esse planejamento orienta também em decisões importantes que a empresa tomará quando finalmente alcançar os objetivos que foram traçados para um período em específico, geralmente esse período é de um ano.

 

Ademais, essa estratégia ajuda a ter uma visão melhor da concorrência, incluindo as ameaças e oportunidades de outras empresas, e também ajuda a enxergar os pontos mais fortes e fracos internamente.

 

Além de tudo isso, ela ajuda a melhorar as práticas que serão usadas para criar a base dos objetivos e de ações que serão realizadas, seja dentro de uma empresa de serviços de TI para empresas quanto em qualquer outra organização.

 

Por fim, permite um melhor controle sobre as campanhas, com isso auxilia todo o time de marketing a saber sua função, seus deveres, os seus prazos para entregas, entre outros pontos. De uma maneira bem resumida:

 

  • Auxílio para que chegue a um objetivo focado no mercado;
  • Orienta em decisões importantes;
  • Ajuda a ter uma visão da concorrência;
  • Ajuda na melhoria das empresas;
  • Maior controle sobre as campanhas.

 

Agora que conhece as vantagens, é importante saber como montar um planejamento de marketing eficiente.

Como criar um planejamento de marketing?

Criar um planejamento de marketing ou um plano para assessoria contábil empresarial, por exemplo, é a mesma coisa, ou seja, é preciso uma avaliação, em todos os casos de planos, inclusive.

 

No caso do marketing, o que precisa avaliar são os fatores internos e externos que podem ter influência nas suas forças e fraquezas. Também precisa entender para quem será feito esse planejamento e como será feito.

 

Aproveitando a deixa, é também preciso analisar as empresas que são concorrentes diretas e indiretas, tal como seus objetivos, o que pode oferecer de diferente, quais são os seus benefícios, entre outros pontos.

 

Depois disso, é necessário já definir estratégias e ações que vão ser realizadas durante o ano todo, sempre focado no objetivo maior, que no caso é de vender mais. Por fim, estabeleça prazos e metas, pois um planejamento é feito de entregas.

 

Inclusive, neste último ponto, uma boa dica é organizar por dia os seus prazos, principalmente para que nada deixe de ser feito – o que pode gerar um sério problema para a empresa, dependendo de qual ação ficar pendente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.