Como identificar potenciais leads

É preciso começar o artigo dizendo que a geração de leads nada mais é do que a conversão das pessoas para que potenciais clientes acabem conhecendo sua marca, inclusive, essa ação possui o nome de Lead Generation.

 

Ademais, dentro da estratégia do Inbound Marketing não é apenas fazer a publicação e seduzir mais visitantes, eles precisam se tornar uma oportunidade para a empresa. Então, para isso é necessário ter uma estratégia, ou seja, uma “isca virtual”.

 

Além disso, a geração e a identificação de leads acontecem de várias formas, mas o Marketing Digital oferece algumas ferramentas que ajudam no processo. Pensando nisso, entre as principais estão:

 

  • Landing page, página focada na conversão do visitante em lead;
  • Formulário para pegar o contato de lead;
  • Oferta que receberá após o preenchimento do formulário;
  • CTA para o indicador da ação do usuário.

 

Pois bem, esses são os itens necessários para gerar e identificar leads. Agora vamos falar dos canais que podem ser usados para isso!

1. Aposte no uso de um blog

Essa é a principal estratégia do marketing de conteúdo, pois centraliza a produção de material da marca, podendo ser acessado por sites de busca, redes sociais e outros variados meios.

 

Entretanto, como não dá para captar contatos nesse meio de produção de conteúdo, é preciso colocar as CTAs em ação, principalmente para que se desperte o interesse do cliente em se aprofundar sobre a marca.

 

Assim, com essa ferramenta de auxílio, você pode colocar tudo o que você quiser, desde o modo de fazer, por exemplo, gerenciamento de resíduos industriais até novos produtos. Ou seja, busque o que achar relevante falar.

2. E-mail marketing continua em alta

Essa continua sendo uma ferramenta bem poderosa para identificar e gerar leads, pois nela é possível usar a base de contatos e fazer ofertas personalizadas, bem como dar mais profundidade ao relacionamento com o destinatário.

 

Mas cuidado com spam, mande mensagens para pessoas que autorizaram o envio e personalize cada um de acordo com o interesse daquela pessoa. Além disso, não seja insistente, principalmente para que o cliente não perca o interesse.

3. Utilize a mídia paga

Neste tópico, é importante dizer que algumas ferramentas podem ajudar bastante, independentemente de qual seja a empresa. Entre elas estão:

 

  • Link patrocinados;
  • Mídia display;
  • Social ADS;
  • Entre outros tipos de publicidade web. 

 

Dessa forma, essas mídias pagas permitem fazer a segmentação com maior precisão, alcançando o público desejado, dando resultados significativos para as ações executadas pela marca.

 

Ademais, as plataformas mais usadas são o Google ADS e o Facebook ADS, inclusive, o Linkedin também é uma boa plataforma, principalmente para negócios B2B, ou seja, nos quais os leads são outras empresas.

 

Para facilitar, já existem formulários que podem ser integrados nesses formatos pagos, por exemplo, conteúdos patrocinados e o InMail, que entrega mensagens privadas em grande escala, seja para leads de uma empresa de cabeamento estruturado de redes ou qualquer outra.

4. Faça uso do co-marketing

Essa é uma boa oportunidade de trabalhar com empresas parceiras, afinal, há um alinhamento de valores e da persona, principalmente para que seja feito um material ou uma oferta de qualidade.

 

Podemos dizer que o principal objetivo é melhorar o alcance das empresas, até porque uma se aproveita da audiência da outra, chegando a clientes que você não alcançaria sem esse parceiro.

 

Inclusive, isso pode ser feito por uma empresa de regularização ambiental de empresas e uma de engenharia civil, para que se crie algo que facilite a regularização ambiental em construções civis, por exemplo.

 

Lembre-se, é fundamental ter regras que definem responsabilidades e limites na área de atuação de cada empresa, também é preciso documentar para que não haja conflitos entre as marcas.

5. Não se esqueça do product trial

Falando sobre o último ponto, existem algumas pessoas que utilizam algo usado, um redutor de velocidade usado, carro usado, entre outros itens, mas que precisam fazer o teste antes de realmente efetuar a compra, afinal todos querem saber se funciona ou não.

 

Por isso é tão bom o cliente experimentar uma versão gratuita e com recursos limitados, para só fazer a compra após isso. Inclusive, a ação é bastante comum no mercado de software, porém pode ser usada em qualquer mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.