Inovação tecnológica: 6 tendências para o seu negócio

Com muitas empresas tendo que manter o trabalho remoto devido ao distanciamento social causado pela pandemia, ocorre uma demanda maior por aplicativos de entrega. Assim, houve uma aceleração da inovação tecnológica.

As empresas devem facilitar a mudança rápida para se adaptar às novas realidades. Isso porque, a tendência é que a presença da tecnologia nas empresas se fortaleça cada vez mais.

Por isso, é interessante continuar inovando para ganhar competitividade no mercado e otimizar processos.

De acordo com um relatório recente do Gartner, digitalização, segurança cibernética, automação e inteligência artificial nas empresas são algumas das principais perspectivas para o futuro dos negócios.

Neste artigo, será desenvolvido sobre as 6 tendências tecnológicas que você pode investir em sua empresa para implementar em seu dia a dia. Continue lendo e aprenda a se destacar no mercado.

Principais tendências de tecnologia para 2022

Confira as 6 principais tendências tecnológicas para implementar no seu negócio e ter os seus resultados potencializados. 

  1. Segurança da informação

Nos últimos anos, escândalos de violação de dados ganharam manchetes globais, causando grandes danos à credibilidade das empresas envolvidas.

Além disso, a aprovação da LGPD, lei destinada a proteger os dados dos clientes, é outro fator que torna a proteção das informações uma preocupação das empresas.

A segurança da informação vem aumentando exponencialmente, e o seu negócio deve criar as condições necessárias para manter os dados dos clientes e da empresa seguros.

No mercado, existem algumas ferramentas dedicadas a fornecer segurança da informação para empresas. 

Você também pode contratar um consultor ou alguém responsável por esses processos para garantir a conformidade com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

Além disso, é importante alinhar a equipe com treinamentos específicos sobre o tema. As empresas devem fornecer as diretrizes necessárias para evitar crimes cibernéticos, como não clicar em links suspeitos.

Por exemplo, supondo que os seus funcionários da área da contabilidade estão realizando um curso de gestão financeira online

Antes de começarem a aceitarem todos os pop-ups que podem surgir, avise sobre o que significa e procure também tirar dúvidas sobre termos como cookies ou spam.

Dessa maneira, será possível cuidar da segurança da sua empresa também.

  1. Inteligência Artificial (IA)

Uma das tendências tecnológicas mais importantes para 2022 se chama inteligência artificial. Esse modelo já é amplamente utilizado e faz parte do dia a dia de empresas de todos os ramos.

Um exemplo são os algoritmos das redes sociais, que podem identificar as preferências dos clientes e veicular conteúdos com base nesses interesses.

A inteligência artificial ajuda a automatizar tarefas e tornar os processos de negócios mais inteligentes. Alguns aplicativos comerciais de IA incluem:

  •    Assistentes virtuais;
  •    Acesso a operações bancárias via Internet;
  •    Previsibilidade do comportamento do consumidor;
  •    Personalização e recomendações baseadas em produtos e serviços adquiridos. 

Hoje, graças à Inteligência Artificial, ao realizar pesquisas simples como “quanto tempo dura a faculdade de gestão de recursos humanos é possível obter promoções e recomendações sobre universidades e, até mesmo, descontos exclusivos.

  1. Automação

A automação é o ideal para agilizar processos e eliminar tarefas repetitivas do dia a dia de sua equipe.

Essa tecnologia permite acelerar ações como o envio de mensagens de boas-vindas para seus clientes via WhatsApp.

É claro que isso não deve substituir o elemento humano em seu negócio. Mas eles são aliados de sua equipe. 

Por exemplo, imagine que o seu negócio é uma universidade e, o seu assistente virtual irá realizar um atendimento a um aluno que se matriculou em um mba em gestão hospitalar ead.

É possível habilitar respostas automáticas para dar boas-vindas e, até mesmo, responder perguntas frequentes.

No entanto, se um consumidor tiver um problema muito específico que a tecnologia não pode resolver, faz sentido ligar para a equipe de suporte. Por isso, as pessoas são indispensáveis ​​ao seu serviço.

A automação também está muito presente em sistemas de gestão, por exemplo, delegando automaticamente tarefas a pessoas que são responsáveis ​​por determinadas atividades de uma equipe.

Não é atoa que, é muito comum falar sobre a utilização de automações no curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia – ou presencial. Isso porque, a tendência é que estes costumes se popularizem.

Outro exemplo são as notificações. Se você usar um calendário digital para organizar prazos, compromissos e tarefas, seu dispositivo poderá enviar avisos para lembrá-lo deles.

Além disso, você pode inseri-las para o dia a dia em sua empresa também. Programando mensagens e alertas para o início de reuniões ou outros compromissos importantes para as equipes.

  1. Computação em nuvem

A computação em nuvem permite que uma grande quantidade de informações sejam armazenadas na tecnologia de nuvem, facilitando o acesso dos usuários de qualquer lugar.

Essa técnica aumenta a segurança do processo e agiliza as operações, pois permite que os dados sejam armazenados e centralizados, evitando a duplicação de informações.

Por exemplo, vamos supor que você está realizando um curso de empreendedorismo a distância e precisou fazer algumas anotações em seu computador corporativo.

Ao invés de enviar para o seu e-mail ou passar para um pen-drive ou outro dispositivo móvel, é possível realizar o armazenamento diretamente na nuvem e garantir que o arquivo esteja a salvo.

Além disso, outra vantagem da computação em nuvem é a economia de recursos, pois não necessita da instalação de infraestrutura.

Além de melhorar a comunicação entre as áreas, alguns sistemas de gestão utilizam a computação em nuvem e organizam os processos dentro de uma empresa com muita eficiência.

Pode ser destacado também que, a computação em nuvem auxilia empresas que possuem muitos cadastros e fichas de clientes. 

Isso porque, ao invés de precisar de um local físico com diversos papéis, é possível adicionar tudo na nuvem através de documentos on-line.

Dessa maneira, funcionários de qualquer lugar do mundo, desde que com os acessos de login e acesso à internet, poderão ter as informações com poucos cliques.

Assim, é possível, por exemplo, checar a lista da quantidade de alunos de um curso de empreendedorismo ead mesmo estando longe do escritório ou, até mesmo, checar o prontuário de um paciente fora do hospital em que ele se consultou pela primeira vez.

  1. Chatbot

Os chatbots já são uma realidade no atendimento ao cliente. Todos sabem que já se foi a época em que os consumidores preferiam ligar para a central e falar diretamente pelo telefone. Por isso, eles são ótimas ferramentas para integrar em seu site e rede social.

Esse modelo de serviço reduz a carga de sua equipe de suporte, pode acelerar a resolução de problemas de clientes e aumentar a produtividade nas linhas de frente de seus negócios.

Por exemplo, com um chatbot é possível oferecer resoluções simples como reset de senha, links de rastreio da entrega de um produto ou outras questões mais genéricas.

  1. Pix

Novas tecnologias de pagamento estão surgindo. Um desses exemplos é o pix, que é cada vez mais utilizado para facilitar empresas e clientes.

Além disso, com a pandemia e a necessidade de distanciamento social, os pagamentos sem contato – por aproximação, se tornaram uma boa opção para clientes e empresas.

Então, se o seu negócio ainda não oferece ao consumidor essas duas opções, por que não considerar essas alternativas o mais rápido possível?

Caso você ainda não saiba qual o seu orçamento disponível, busque por um curso de gestão financeira e aprenda a ter um controle melhor das finanças da sua companhia.

Hoje, ao invés de utilizar o dinheiro em espécie ou aguardar para colocar a senha na maquininha, as pessoas buscam por agilidade.

Por isso, oferecer a possibilidade de pagar em poucos segundos com um QR Code ou apenas encostar o cartão, o celular ou relógio é com certeza um ponto positivo para o seu negócio.

Por que abraçar as tendências tecnológicas em seu negócio?

Acompanhar as tendências tecnológicas e implementá-las em sua empresa é uma ótima estratégia para trazer inovação ao seu serviço, ganhar competitividade no mercado e ficar à frente da concorrência.

Além disso, a tecnologia é uma importante aliada na otimização da produtividade da equipe, proporcionando aos colaboradores mais metas sem perder tempo com atividades repetitivas.

Além de trazer mais segurança para empresas e clientes, a tecnologia também ajuda a reduzir o erro humano.

É recomendado que, depois de entender as principais inovações tecnológicas, você deve avaliar suas necessidades de negócios e as possibilidades de implementação dessas inovações.

Afinal, o mais importante é adotar o que faz sentido para sua empresa e seus consumidores.

Você pode pesquisar por gestão comercial ead melhores faculdades e ampliar seus conhecimentos sobre como gerir o seu comércio e atingir ainda mais resultados.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.