Quais são os princípios do marketing?

Saber quais são os princípios do marketing é essencial para que uma empresa consiga direcionar suas estratégias para o público certo. 

 

Mesmo que a publicidade tenha mudado radicalmente após o surgimento da era digital, os princípios ainda continuam os mesmos. 

Até os dias de hoje, todos os fundamentos tradicionais do marketing ainda são utilizados para avaliar um negócio e garantir que ele esteja aproveitando todo o potencial que a estratégia pode proporcionar. 

Saber dos princípios do marketing é obrigatório, tanto para os mais experientes no mercado de consultoria em gestão de empresas, quanto para os iniciantes. 

Quando se tem conhecimento sobre esses princípios, fica mais fácil desenvolver as estratégias e ações. 

No desenvolvimento de uma série de ações, o ideal é que esse processo seja feito o mais rápido possível, além disso, tenha eficiência. Por esse motivo, é necessário saber os princípios do marketing. 

Para que a sua jornada dentro do marketing seja mais fácil de ser trilhada, listamos todos os 7 princípios que fazem parte desse universo. Contudo, é importante saber o que são esses princípios, e quando os profissionais começaram a utilizá-los. 

O que são os princípios do marketing?

Inicialmente, os princípios começaram a ser utilizados desde a década de 1960, para que os profissionais pudessem construir seus negócios e desenvolver uma empresa. 

Devido o sucesso desses princípios, eles continuam sendo utilizados até os dias de hoje, sendo utilizados, principalmente, em assessoria contábil para abertura de empresa, contribuindo para a criação de várias estratégias que conseguem ser, na maioria das vezes, um sucesso. 

Originalmente, foram criados 4 princípios que ao longo do tempo ficaram conhecidos como 4Ps, trata-se deles:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Cada princípio se conecta entre eles, colaborando para o desenvolvimento de várias estratégias baseadas nos aspectos do negócio. 

Na prática, eles são usados para impulsionar, por exemplo, a venda de uma empresa de capa de chuva ou qualquer outro negócio ligado diretamente às vendas. 

Com o passar do tempo, foram implantados mais três elementos que fazem mais sentido no atual cenário empresarial. São eles:

  • Pessoas;
  • Embalagens;
  • Evidências.

A inserção desses três elementos para compor os princípios do marketing trouxe uma visão mais realista sobre as empresas da atualidade. 

Deste modo, podemos perceber que os princípios trazem tanto as ideias da fundamentação básica do marketing, quanto as ideias modernas. 

Quais são os princípios do marketing?

Sem mais delongas, vamos conhecer quais são esses princípios que ao decorrer do tempo, caminharam junto com o marketing em uma jornada onde mudanças precisaram ser feitas. 

1. Produto

O primeiro princípio está relacionado diretamente com o tipo de produto que você oferece na sua empresa, isso inclui serviços, e bens materiais. 

Em outras palavras, estamos falando sobre qualquer item que, quando colocado à venda, automaticamente se transforma em produto. 

Com base no produto que você oferece ao consumidor, é necessário compreender de que forma a solução que você oferece, pode resolver o problema do seu cliente, e quais são as vantagens que ele pode oferecer. 

2. Preço

O preço é outro fator que é fundamental para melhorar os resultados da sua empresa. Com base nos preços, você consegue definir metas, implementar um sistema de automação comercial preço, e  alinhar os objetivos da sua companhia

 

3. Praça

Quando estamos falando sobre praça, estamos nos referindo ao local onde você está comercializando o seu produto. Portanto, a praça está relacionada a facilidade em que os clientes têm para encontrar os seus serviços. 

4. Promoção

O quarto princípio é uma fase onde a empresa precisa saber quais canais de comunicação devem ser usados para promover as promoções dos produtos, de modo em que consiga atingir grande parte do público-alvo. 

5. Pessoas

O quinto princípio já deixa totalmente visível o fato de que ele foi inserido com base nos aspectos modernos. Resumidamente, trata-se de uma ideia ligada ao novo comportamento dos consumidores. 

Na prática, ele é usado no marketing para que os profissionais possam compreender melhor a realidade que as organizações estão enfrentando. 

Esse princípio destaca a importância que as pessoas têm para a construção de um negócio, seja os clientes ou colaboradores. 

6. Embalagem

Dentro do universo empresarial, ter uma identidade visual é fundamental para que uma empresa possa ser reconhecida facilmente. 

A fidelização dos clientes também vem da identidade visual, e por esse motivo, todas as informações que vão dentro de uma embalagem fazem parte do sexto princípio. 

7. Evidências

Por último, o sétimo princípio está ligado a um fator importantíssimo, que é fazer com que os clientes tenham a percepção dos valores praticados, contribuindo para uma ótima receita. 

Resumidamente, as evidências são um princípio que busca assegurar os pontos de contato entre a organização e o cliente, transparecendo toda a qualidade da companhia e as soluções que ela pode proporcionar. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.