PR Digital: como é utilizado?

Nos dias atuais, a melhor estratégia para manter a sua empresa em evidência é com certeza a PR digital, afinal ela melhora a presença online da sua marca.

Não há dúvidas que, hoje em dia, se a sua empresa não estiver na internet, é praticamente como se ela não existisse, porque as pessoas estão cada vez mais conectadas e com isso fazem basicamente tudo de forma online.

Desde comprar um esmalte até contratar um serviço de auditoria contábil, por isso é importante investir na estratégia de PR digital, que nada mais é que a propaganda feita pelas redes sociais.

Geralmente esse trabalho é feito por influenciadores digitais, blogueiros e até jornalistas, onde vão dar evidência para sua marca e fazer propaganda sobre seus produtos e serviços.

Esse serviço é mediado por agências que fazem o networking e enviam seus comunicadores de acordo com perfil, nicho que mais se adeque à sua empresa.

Por exemplo, uma influenciadora que tem um público mais velho, geralmente frequenta cafeterias e aborda muito sobre o assunto, pode fazer uma publicidade para uma empresa de máquinas de café para alugar.

Isso aprimora o SEO, aumentando as menções nas redes sociais, atraindo mais clientes, afinal o público desses influenciadores seguem seus conselhos e indicações.

Além de aumentar a visibilidade do seu site, tornando com que ele fique em uma posição mais elevada nos resultados de pesquisa. Você também pode investir em sites como:

  • Jornais locais;
  • Críticas locais;
  • Blogs locais;
  • Influenciadores na sua cidade.

Principalmente se o seu negócio não for algo que seja acessível para o público de todo o país, investir nesse mercado mais local é uma excelente opção.

PR digital e suas diferenças

A principal diferença da PR digital para a PR tradicional é que na tradicional as propagandas são feitas pelos meios de comunicação de massa, como jornais impressos, rádio, TV.

Já na PR digital, tudo é feito de forma online. Apesar dos canais serem diferentes, o objetivo é o mesmo entre essas duas estratégias, ou seja, ganhar cobertura da marca.

Isso não quer dizer que uma é melhor que a outra, depende muito do seu negócio e como você quer que ele seja visto pelo seu público.

Por exemplo, uma empresa de serviços de automação industrial talvez não tenha muito espaço na rede de TV, mas na internet consiga atingir o público certo, seja em blogs ou em propagandas de notícias locais.

Marketing X PR digital

Qual a diferença entre o Marketing e PR digital? Enquanto o marketing visa as vendas, a PR está focada em apresentar a marca para o público-alvo de uma forma positiva sem que seja algo forçado só pensando em vender.

A PR digital vai trabalhar na divulgação da sua empresa, o seu diferencial, fazendo com que as pessoas conheçam seu produto, como se fosse uma carta de apresentação, pense que ninguém compra algo que não conhece ou confia.

Por isso é importante a PR digital, assim sua marca vai ficar conhecida, as pessoas vão saber sobre o que se trata, seja uma empresa de serviços de cabeamento de rede ou uma confecção de jeans.

Apesar de serem diferentes, o marketing digital e a PR digital devem caminhar juntas, enquanto a PR cria um relacionamento com o seu público, aumentando o conhecimento da sua marca, o marketing entra para vender os produtos.

Estratégias de PR digital

Entendam quais são os tipos de estratégias de PR digital, o seu principal objetivo é o obter backlinks (qualquer ligação recebida de uma fonte na web para outra fonte na web).

Funciona quando um possível cliente clica no link do seu site, por exemplo, uma empresa de contabilidade especializada em TI por meio de outra página da web, seja a rede social de um influenciador, assim esse usuário é direcionado para conhecer seu serviço.

Além disso, a PR foca em publicar artigos em blogs e sites relevantes. É importante cultivar esse relacionamento, seja com blogueiros, jornalistas ou influenciadores, e para isso existem algumas estratégias.

Primeiro, esteja atento às coberturas de imprensa mesmo aquelas que não são divulgadas. Publique seus artigos online para conseguir backlinks de qualidade. Distribua seus conteúdos mais relevantes e publique em comunicado de imprensa para conseguir destaque.

Quarto, os influenciadores aumentam o número de menções nas contas de suas redes sociais, invista nesses profissionais.

Como utilizar a PR digital na sua marca?

Entenda como essa estratégia pode ajudar a sua empresa a se destacar no meio digital e como você pode ter maior controle de acesso dos clientes aos seus produtos.

Aumenta o conhecimento da marca

Essa estratégia permite que sua marca seja reconhecida de modo regional ou expandir seus negócios a nível nacional, assim você conquista um maior grupo de clientes, pois a sua empresa será conhecida por todos.

Entenda que o alcance da internet é muito grande, então usando a PR de forma certa será possível aumentar sua classificação no tráfego de pesquisa em seu site, revertendo esses visitantes em clientes.

Melhora o SEO

Conforme forem fornecidas informações de qualidade ao público, os sites de buscadores vão entender que os seus conteúdos são relevantes escolhendo sua empresa de forma automática para ficarem em evidência nas pesquisas.

Quanto maior suas referências, mais confiáveis serão suas informações dentre seu nicho, fazendo com que sua marca se torne relevante no mercado.

Constrói confiança na marca

Ao publicar conteúdos sobre a sua marca, você está fornecendo boas informações sobre os seus produtos. Nesse caso você escolhe como elas serão fornecidas, tendo um maior controle sobre o que é dito da sua empresa.

Você pode pedir para que as pessoas avaliem sua marca, ajudando a nutrir a imagem do seu negócio, os leitores sempre avaliam os comentários sobre os serviços.

Por exemplo, uma empresa de gestão de patrimonio familiar, ao ter boas referências, consegue trazer uma maior confiança para o seu público.

Ajuda no engajamento do seu nicho

É importante conhecer seu público-alvo e como o seu produto ou serviço se relaciona com ele.

A PR digital vai ajudar a abrir o caminho para conscientizar esse público e os fazer engajarem sua marca, por isso torne sua empresa o mais próxima dessas pessoas, assim você consegue converter os clientes e impulsionar seu negócio.

Ajuda na seleção do canal de comunicação

Após identificar qual o seu público, é importante definir qual plataforma eles mais usam, afinal é por meio delas que você vai se comunicar com os seus clientes.

Após descobrir em quais plataformas eles estão, é preciso testar e definir quais funcionam melhor para você, além de qual estratégia será usada para se comunicar.

Estabelece a reputação da marca

Através da PR digital você consegue melhorar a reputação da sua marca, então invista em campanhas criativas e exclusivas, além de utilizar a estratégia de SEO, assim quando as pessoas pesquisarem sobre sua marca na internet, terá bons resultados.

Gera leads para o seu negócio

É importante ter em mente que quando você se estabelece como uma marca confiável no mercado, seja uma livraria ou uma empresa de ERP integrado, as pessoas vão procurar seus produtos e serviços, pois é algo de confiança.

Quanto mais conteúdos relevantes e informativos forem produzidos sobre sua marca, maior será o contato do público com a sua empresa, assim aumentando as visitas no seu site e o número de leads que são os potenciais clientes.

É importante encontrar a estratégia que melhor se adeque ao seu negócio, pois não tem uma regra única, você pode usar várias das que foram mencionadas ou apenas uma.

Afinal, nem todas as empresas têm recursos para investir em tantas estratégias, por isso é fundamental conhecer o seu público para que a PR digital funcione em seu negócio.

Assim você vai conseguir desenvolver a melhor tática para sua empresa, como ficar atento em qual rede social existem mais jornalistas e influenciadores do seu nicho.

Ser criativo e inovador é um importante passo na estratégia de PR digital, então crie campanhas que chamem atenção e acima de tudo use elas para fazer com que as pessoas conheçam sua marca, assim você familiariza o seu público.

Ter uma liderança inovadora é educar os consumidores com todo o conhecimento a respeito da sua marca, serviços e produtos, fazendo com que eles confiem e entendam todo o seu propósito.

Construa uma boa relação e faça com que esses clientes entendam a sua relevância no mercado, uma relação de cumplicidade, assim será muito mais fácil converter seus leads em clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.