Dicas para melhorar sua landing pages

As famosas landing pages ou páginas de destino, são uma das formas mais eficientes para conversão de leads (clientes em potencial) e até de novos clientes, isso porque trabalham na obtenção de dados após oferecerem algo que é desejado.

Contudo, muitas pessoas tendem a errar ou não saber a hora de montar um boa landing page para a sua marca, acabando por prejudicar a geração de leads, ao invés de conseguir ajudar.

Neste artigo veremos algumas dicas de como melhorar sua landing page, principalmente para conseguir converter um maior número de acessos em leads, visando as próximas campanhas de marketing digital realizadas pela empresa.

Boas características: rápida, objetiva e responsiva  

Imagine a seguinte situação: após realizar uma pesquisa de clima organizacional, a marca consegue entender que uma das necessidades da empresa é a construção de um plano de orientação processual. 

A ideia dá tão certo que a marca decidiu expandir e vender cursos para seus clientes. O marketing, então, montou uma super landing page com diversos conteúdos e cliques para o cliente se interessar pelas novas ideias, mas claramente não deu muito certo.

Afinal, a página demorava muito para carregar, ninguém entendia o que era vendido ali e para piorar os botões não levavam para o local prometido. Todos esses erros acabaram por gerar um estresse aos que acessaram a landing page.

Esse exemplo é um dos mais comuns que acontecem no dia a dia de quem produz uma landing page, isso porque se esquecem que páginas de destino são unicamente para oferecer algo em troca de dados valiosos.

As landing pages precisam ser claras e diretas, ou seja, os clientes precisam acessá-las e entender o que está sendo oferecido ali. E para isso os botões chamados de Call To Action (CTA)  precisam ser objetivos e responsivos. 

Ademais, tudo precisa carregar rápido, então, não polua com informações desnecessárias que deixam o conteúdo pesado. 

Lembre-se, uma pessoa que está acessando um site ou uma landing page tem um objetivo em sua mente, pensando nisso, se a página não carregar facilmente, a pessoa nunca mais voltará.

A maioria das pessoas acessam conteúdos por celular, então, é importantíssimo que as landing pages estejam adequadas para a plataforma mobile, possibilitando o acesso de todos. 

Lembre-se também de deixar botões e formas de divulgação de sua página para redes sociais e aplicativos de mensagem, isso ajudará no engajamento do produto. É uma estratégia muito utilizada por diversos segmentos, como serviços de contabilidade

Formulários simples e dados necessários

A pessoa que acessou a landing page pode estar interessada em ganhar o brinde que foi oferecido como uma receita de um bolo ou um manual para realizar algo. 

Ela já acessou a página e leu todo o conteúdo, agora para conseguir o brinde precisa preencher dados. Peça somente os dados que realmente serão utilizados, não faça a pessoa preencher milhões de informações. 

Afinal, ela pode acabar desistindo no meio do caminho por achar que não compensa perder tanto tempo preenchendo tantos campos. Tome cuidado!

Enfatize o valor da oferta 

Os benefícios de utilizar o seu produto e adquirir o seu curso ou comprar o seu serviço, devem estar destacados ao longo da landing page. Se possível, com depoimentos de pesquisa que incentivem o visitante a querer comprar o produto. 

A precificação de todo item já foi pensada e elaborada, não precisa ter medo dela. Por isso, deixe bem claro o valor que você está cobrando em seu produto, o usuário precisa ver o valor e então querer entender se vale a pena adquirir.

Landing pages que escondem os valores podem passar a impressão de insegurança no produto oferecido. Deixe tudo bem destacado.

Lembre-se bem dos elementos críticos 

Todo landing page precisa de elementos para destacar pontos importantes para quem estiver acessando. São eles:

  • Um título forte e um subtítulo complementativo;
  • O motivo que irá enfatizar o valor de oferta requerida;
  • Elementos de apoio como pesquisas, dados e depoimentos;
  • Formulário para captura de dados e botão CTA.

Esses elementos precisam estar em toda a landing page, a pessoa que chegou até essa página precisa entender claramente o que ela está oferecendo. O formulário será uma base para a digitalização de documentos de dados, então, ele precisa estar bem organizado.

Evite a inclusão de distrações

É importantíssimo que a estrela seja a landing page, ou seja, deixe que ela brilhe para a pessoa que está acessando. Essa é a sua página de captura que foi elaborada unicamente para captação do máximo de leads possíveis. 

Por isso, não tenha caixas de saída ou botões dispersos ao longo da landing page. Também evite utilizar parágrafos muito longos, isso pode tirar a atenção. Por fim, caso queira apostar em algo diferente, utilize pequenas etiquetas adesivas online, assim o foco se manterá.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.