UX, UI, CX: O que são? Quais as diferenças?

Com o passar do tempo e com a chegada da tecnologia nas diferentes formas de atender aos critérios do público, foram sendo criadas técnicas que logo se tornaram trabalhos e cargos de alto padrão nas principais empresas, como o UX, UI e CX.

A primeira sigla, UX, mãe de todas as outras que vêm em seguida, tem como significado User Experience, em português, Experiência do Usuário. Basicamente essa é uma forma de entender de fato quais são os gostos e desgostos de um cliente com produtos e serviços.

Mas isso não acontece em um âmbito apenas online, como tudo pode parecer. É por meio de uma investigação aprofundada sobre o que um cliente necessita, acha interessante e sobre sua vivência com compras e utilização de serviços que o UX é feito.

Nessa profissão, as pessoas podem atuar encontrando as melhores alternativas para que negócios, por exemplo, de placas personalizadas, construam tecnologias e ferramentas, ou aperfeiçoem suas comunicações para atrair um público. São alguns deles:

  • Designers;
  • Desenvolvedores;
  • Redatores;
  • Testadores;
  • Analistas. 

Já no UI, o User Interface, ou Interface do Usuário, profissionais voltados para as tecnologias que providenciam possibilidades de compra e contato entre público e empresa desenvolvem as formas como essas ferramentas devem ficar.

É como se o UX fosse responsável em entender o que melhor atrai um cliente para uma plataforma de serviços ou em uma experiência de compra, em uma plataformas de e-commerce, por exemplo, deixando para o UI a construção desse lugar.

Seguindo pelo mesmo esquema e entrando na mesma linha de trabalho, o CX, ou Customer Experience, entende amplamente sobre as idealizações e vontades de um cliente em relação à compra que foi feita, entendendo o que pode melhorar na relação.

É como se esse fosse um profissional dedicado para ir além daquilo que está sendo pesquisado e desenvolvido, baseando suas escolhas e métodos de trabalho em impressão de dados variáveis e outras formas de entender o cliente.

Formas de aplicação em negócios

Entender profundamente quais as verdadeiras preferências do público consumidor em uma empresa é essencial para a melhoria dos serviços e, principalmente, para o processo de compra e venda, que agora será desenvolvido com a máxima qualidade.

A experiência do usuário, da interface e do consumidor em uma maneira geral pode ser utilizado, por exemplo, em uma aplicação em aplicativos de compra, fazendo com que clientes de uma empresa de reforma comercial tenham uma sensação mais intuitiva.

Quanto mais o consumidor se sentir interessado e entender melhor o que aquela empresa afirma apresentar como solução, agregada com as principais formas de fazer com que clientes se interessem na compra, melhor.

Essa também é uma mudança que pode ser feita em sites de compra que, da mesma forma, conversam diretamente com o momento da compra, um momento essencial e que deve ter o mínimo de interferências, o máximo de incentivo.

Ainda, é possível implementar as mudanças trazidas com os estudos da experiência do consumidor nas formas como a empresa se comunica com seus clientes, seja por meio das redes ou presencialmente, em lojas físicas.

Como identificar qual o melhor para sua empresa?

Agora que você entendeu mais sobre o significado e a importância do UI, UX e CX, veja de maneira mais prática como identificar qual dessas técnicas é a mais indicada para sua empresa no momento, bem como que necessita ser implantada com urgência. 

Sendo os principais pontos:

Construir um e-commerce

No caso de uma construção de e-commerce, onde é necessário entender as melhores formas de compra e venda, em uma maneira visual e comunicacional, bem como a disposição de itens dentro de uma página, é interessante optar pelo UI.

Entender o processo de compra

Uma empresa de segurança eletrônica que deseja entender como ocorre o processo do entendimento da compra, desde aquilo que passa a ser relevante para um cliente, até o que pode atrapalhar para que um produto seja interessante em oferta, deve procurar por UX.

Saber o que deve mudar 

É a partir dos entendimentos do público e da relevância ou dos problemas encontrados dentro de uma proposta de venda que fica possível encontrar e transformar soluções. Para isso, é importante que uma empresa procure serviços de Customer Experience.

Considerações finais

Entendemos ao longo desse artigo que a experiência do usuário é, hoje, uma importante vertente nas mais diversas ações profissionais em uma empresa, além de ser necessário para que soluções inovadores e cada vez mais imponentes entrem em vigor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.