Como preparar o seu marketing para o ano de 2022

É fato que no mundo dos negócios, sempre haverá novas maneiras para aprimorar os resultados de uma empresa. Já em sua reta final, o ano de 2021 proporcionou novas técnicas de marketing que vários empreendedores adotaram. 

É comum algumas empresas investirem no marketing digital, afinal, com a ascensão da internet é necessário que seja feito um acompanhamento. Em outras palavras, a empresa deve estar por dentro das novas tecnologias que podem ser utilizadas. 

Na era do trabalho à distancia, estar em dia com as principais novidades tecnológicas é cada vez mais obrigatório para qualquer empresa, principalmente as que usam-a frequentemente, como as loja de equipamentos odontológicos

Antes de fazer um planejamento de marketing para 2022, é importante dizer quais estratégias que cresceram em 2021, e que serão tendência para o ano que vem. 

Marketing de conteúdo

É impossível falar de marketing digital e não citar a técnica que está entre os mais usados, o marketing de conteúdo. Bastante utilizado desde 2013, a tendência é que esse tipo de estratégia continue com o posto de maior fonte de tráfego na web. 

Ironicamente, o marketing de conteúdo é usado até mesmo para outras finalidades. O seu conceito principal é a educação do seu público-alvo, ou seja, serviço de administração de condomínios estão usando a técnica para resolver questões com moradores também. 

O crescimento do marketing de conteúdo é visível no mundo dos negócios, afinal, cerca de 70% das empresas no Brasil já usam a estratégia em seus assuntos comerciais. Geralmente, os formatos de conteúdo mais utilizados são:

  • Vídeos informativos; 
  • Artigos;
  • Infográficos; 
  • E-books;
  • Apresentação de slides.

O ano de 2021 serviu para intensificar ainda mais os números de empreendedores que estão usando o marketing de conteúdo. De acordo com a experiência de algumas empresas, a média de visita aumentou em 2 vezes após usar a técnica. 

Mobile marketing 

A cada dia que passa, as pessoas estão cada vez mais aptas a usarem o celular para praticamente tudo. Logo, é necessário uma otimização para dispositivos móveis, e o mobile marketing trabalha justamente nessa parte. 

Cerca de 79% do tráfego na internet vem por meio de tablets, notebooks e, principalmente, smartphones. Com a expectativa que a tecnologia fique mais acessível para as pessoas, a expectativa para 2022 é que essa porcentagem seja ainda maior. 

Vídeo marketing

Outra tendência que mostrou ser bastante forte em 2021, é o uso de conteúdos audiovisuais. O tipo de conteúdo pode aumentar em 300% as taxas de cliques, se usado em e-mails. 

Saiba usar as plataformas da maneira correta, a parte positiva é que, são inúmeros sites que o empreendedor terá a chance de engajar seu público por meio de vídeos. 

Big data

É basicamente a coleta de dados de um determinado público para uma empresa. O big data foi usado ainda mais pelas empresas em 2021, e o ano de 2022 não será diferente. O levantamento de dados é usado para moldar o produto para o consumidor.  

Para a International Data Corporation (IDC), o investimento no big data deve crescer cerca de 50% para o ano que vem, gerando uma receita de 187 bilhões de dólares para o setor. 

Automação

Trabalha diretamente no aprimoramento de produtividade e rentabilidade da companhia. Seu processo de funcionamento é através de ferramentas de monitoramento dos processos, como envios de e-mails. 

 

Para se ter uma ideia, é considerado uma automação quando uma empresa resolve ter impressoras fiscais e não fiscais em seu negócio, para assim, ter um controle controle de vendas ou gerar senhas. 

 

Por fim, listamos 4 dicas para que você possa usar em seu negócio no ano que vem. A expectativa é que o empreendedor gere resultados ainda mais satisfatórios. 

1 – Pesquisa por voz 

A informação está em uma frase com palavras objetivas, como “regularização ambiental de empresas” ou “Placa Solar“. Logo, a pessoa saberá do que se trata. Empreendedores usaram isso para deixar ainda mais objetivo e natural seus conteúdos digitais. 

 

Com o tempo livre ficando cada vez mais distante para as pessoas, toda forma de praticidade é válida. Realizar pesquisas de voz é rápido e prático, em poucas palavras a pessoa consegue achar o que estava procurando. 

 

Em 2018, foi realizada uma pesquisa chamada Mobile Voice Usage Trends, na qual 40% das pessoas afirmaram pesquisar geralmente por voz. 

2 – WhatsApp marketing 

Considerado como o principal aplicativo de comunicação, o WhatsApp tende a ser mais usado em 2022 com campanhas de publicidade online, através do WhatsApp Business. 

3 – Produção de podcasts 

Bastante usado em 2020, a expectativa é que em 2022 o formato seja usado cada vez mais para realizar entrevistas e debates. Para algumas pessoas, o podcast é o principal entretenimento. 

4 – SEO image

Ao pesquisarmos uma imagem na internet, percebemos algumas imagens que possuem prioridade. O empreendedor poderá usar o SEO image para levar sua imagem ao topo da pesquisa. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.