Dicas para o leitor gerar engajamento em seu blog

Os blogs surgiram há algum tempo atrás na internet e se popularizaram, sendo uma das ferramentas mais utilizadas até hoje, por ser muito influente e bem desenvolvida. Ou seja, quanto melhor for a página do seu blog, melhor será o engajamento.

Um blog nada mais é do que um local onde é divulgado informações, postagens e pautas de opinião, podendo ter ou não a opinião pessoal do redator, mas sempre com o intuito de mostrar algo interessante para o público-alvo ou marca a qual é destinado.

Muitas empresas, inclusive, utilizam blogs para se aproximar de seu público e ter uma relação menos formal, tirando dúvidas e enviando vídeos engraçados para gerar um maior engajamento para a marca.

E esse é o ideal. Mesmo que o blog seja sobre curso comissário EAD intensivo (Ensino a Distância) ou trabalho à distancia, é importante gerar engajamento para a empresa sempre que possível.

Afinal, é o público que movimenta e consome o produto, fazendo com que as empresas consigam investir em outras linhas de frente.

Porém, mesmo que o blog seja relacionado a viagens ou a vida pessoal de uma pessoa, o engajamento continua sendo essencial para que as pessoas continuem visualizando as postagens e gerando alguma receita para o dono do mesmo.

O mais comum é a utilização de inbound marketing para atrair o público e fazer com que ele se interesse de forma natural pelo conteúdo do blog, seja ele sobre culinária, viagens, empreendimentos ou aluguel de cabine fotográfica.

Sendo assim, alguns aspectos podem ser seguidos para implantar esse conceito e saber como melhorar o engajamento do seu blog, como por exemplo:

  • Entendimento de quem é o seu público-alvo;
  • Constância do conteúdo postado;
  • Maneira como as informações são comunicadas;
  • Análise da reação dos usuários.

Ou seja, independente do estilo ou dos conteúdos que sejam criados pelo blog, é possível conseguir muito engajamento seguindo as dicas acima exemplificadas e destacadas, conseguindo atingir o seu público-alvo e sendo efetivo em suas estratégias.

Com isso, mesmo que a pauta da semana seja sobre terceirização de folha de pagamento, é possível gerar mais engajamento utilizando algumas técnicas como:

01 – Adapte a linguagem

Para que um blog siga tendo sucesso frente ao público e realmente gere engajamento, é necessário que ele tenha a linguagem ideal baseada nas pessoas que o acessam. Em outras palavras, é preciso ter conhecimento do seu público-alvo.

Não adianta realizar um bom inbound marketing e ter um conteúdo muito bom se ele não é destinado para a linguagem de seu público. 

Um bom exemplo disso é falar sobre termos técnicos e modelos de máquinas para etiquetas PVC (Policloreto de Vinila) se o público alvo do blog são senhoras de idade que não tem tanto entendimento tecnológico.

Isso pode variar de público para público, portanto, conheça bem o seu público-alvo para ser mais efetivo em suas publicações.

02 – Utilize o Call to Action

Em uma tradução direta, o CTA,  ou Call to Action, nada mais é do que o chamado para ação. Esse termo se refere a sempre colocar algum tipo de ação relacionado ao conteúdo proposto que os usuários podem fazer dentro do blog.

Esse tipo de estratégia induz e explora melhor a vontade do público de interagir e conhecer mais informações sobre o conteúdo que está sendo abordado. 

Um ótimo exemplo de atividade é o preenchimento de um formulário para receber novas informações.

Trabalhe de forma inteligente com cores e bons layouts para chamar a atenção dos usuários com o CTA. Isso irá aumentar a probabilidade de interesse deles.

03 – Saiba criar um bom conteúdo

As estratégias acima mencionadas só funcionam caso a base do inbound marketing seja sólida e bem desenvolvida, ou seja, o conteúdo abordado precisa ser interessante e necessita ser explorado ao máximo para atrair mais pessoas e gerar engajamento.

Portanto, desenvolva pautas diferenciadas durante a semana, mas sempre traga algo que as pessoas já mostraram ter interesse. Um bom exemplo são dicas sobre algum produto novo no mercado ou até mesmo uma lista de curiosidades sobre algum assunto polêmico no meio.

Independente da forma adotada, também é necessário utilizar os mecanismos do Google para aumentar o ranqueamento do seu blog e fazer com que ele seja indicado para mais pessoas.

Afinal, quanto maior o número de usuários em seu site, mais pessoas conhecerão o trabalho e maior é a probabilidade de gerar um maior engajamento. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.