Loja virtual: entenda a importância de uma para um negócio físico

Possuir uma loja virtual é uma solução complementar para um empreendimento físico, uma vez que estar no meio digital já não é mais um diferencial, mas sim uma forma de manter o potencial competitivo.

As vendas por meio do modelo de e-commerce, ou comércio eletrônico, que era uma tendência do mercado até pouco tempo atrás, vêm se tornando uma das principais modalidades comerciais, e com grande rapidez.

Se você ainda não vende suas soluções pela internet, é importante compreender melhor sobre o funcionamento das lojas virtuais e sua importância para um empreendimento, e não perder mais tempo. Continue lendo e confira!

O e-commerce e as lojas virtuais

As lojas virtuais são os principais canais de venda do comércio eletrônico. Trata-se de um site que possibilita a realização de compras online, desde a escolha dos itens, até o pagamento e o pós-venda.

Os objetivos de seu desenvolvimento são a comodidade, o conforto e a segurança do usuário, principalmente quando pensamos que tudo é feito de maneira online, sem necessitar da locomoção para uma loja física.

Ademais, oferecer um espaço para que o cliente deixe sua opinião é de suma importância, e isso influenciará na jornada dos demais consumidores, então garanta a qualidade do seu produto e serviço.

Sua função é oferecer informações relevantes ao usuário, de forma que ele possa conduzir a compra de um carimbo de borracha em um ambiente digital, e recebê-lo em sua casa. Sendo assim, os principais pontos são:

  • Preço;
  • Descrição e especificações;
  • Fotos e vídeos dos itens;
  • Formas de pagamento;
  • Prazo e taxas de entrega.

Utilizamos o carimbo para exemplificar a venda de um produto, mas você também pode oferecer os serviços da sua empresa nas lojas virtuais, como a instalação de poço artesiano Conheça as vantagens e os benefícios

O fato de se estruturarem para otimizar a experiência do usuário, por si só, já torna essa solução importante, pois vem como uma demanda adicional do mercado e antecipa uma tendência incontestável.

Além disso, gera outras vantagens para a empresa, como o maior alcance da marca, que elimina barreiras geográficas, assim como o acesso facilitado aos produtos, a qualquer hora ou local, bastando apenas um dispositivo móvel e o acesso à internet.

Tudo isso tem como consequência o aumento das vendas. Ao mesmo tempo, também é uma ótima forma de reduzir custos dentro da empresa, independentemente de qual seja o ramo de atuação. 

Afinal, uma loja virtual é um investimento de baixo custo e alto retorno, então uma boa estratégia, complementar à sua adesão e visando o corte de gastos, pode ser a redução dos espaços físicos, seja no tamanho ou no número de unidades.

Utilizar esses recursos para investir no marketing digital, posicionar a marca e fortalecer sua autoridade, principalmente no atual momento histórico, certamente lhe trará muito mais resultado do que o investimento em espaços físicos.

Inicie suas vendas online

A seguir, pontuamos 12 dicas para você iniciar sua loja virtual, uma ideia excelente para pequenos fabricantes independentes, como uma fábrica de toldos. São elas:

  1. Mantenha a identidade visual do seu negócio físico;
  2. Preze pela qualidade e rapidez no atendimento às dúvidas;
  3. Use um chatbot, softwares que fazem atendimento humanizado 24 horas;
  4. Escolha uma boa plataforma de e-commerce;
  5. Estude a concorrência nos meios digitais;
  6. Invista em imagens e vídeos de alta qualidade;
  7. Tenha clareza na política de privacidade dos dados dos usuários;
  8. Mapeie a jornada do cliente;
  9. Invista em anúncios e no tráfego orgânico;
  10. Invista em soluções mobile;
  11. Invista em alta tecnologia para criptografia de dados de pagamento;
  12. Tenha um plano de marketing digital integrado ao espaço físico.

Aliás, invista na divulgação do negócio, englobando as soluções físicas e virtuais. Pensando nisso, o marketing digital certamente será fundamental.

Aproveite das diversas estratégias de alto potencial, como o marketing de conteúdo, de redes sociais, SEO, email marketing, entre as tantas possibilidades, assim como uma empresa de eventos corporativos de alta performance.

Considerações finais

As compras online significam comodidade e praticidade para o consumidor; e para os vendedores significa a escalabilidade de seus resultados e mais engajamento do público, e assim, as lojas virtuais ganharam o mercado.

Nesse artigo você viu como são importantes para um negócio físico, além de algumas dicas para iniciar a sua. Ao fazê-la esteja preparado para o aumento na captação de leads e nas vendas, estruturando seu estoque e capacitando sua equipe.

As lojas virtuais são ferramentas digitais desenvolvidas com base em conceitos como o Success Customer, o Sucesso do Cliente, e a otimização da User Experience, a Experiência do Usuário.

Inicialmente pensadas exclusivamente para os navegadores, as lojas virtuais já evoluíram para as aplicações em dispositivos móveis também, como smartphones e tablets, e o processo continuará.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.