Chatbot: o que é e como pode auxiliar nas vendas

No mercado tecnológico atual a internet se tornou uma das principais plataformas, sendo possível realizar ações comerciais, de contato, entre muitas outras associadas a uma transação de negócio, com o chatbot nesse sentido sendo o mundo digital.

 

E não é como se o meio comercial tivesse resolvido simplesmente apostar nesse tipo de realidade, e existindo na verdade uma tentativa de acompanhar as atitudes do próprio público consumidor, que encontra na internet um novo cenário de interação.

 

Além disso, é possível realizar compras, concluir um plano de estudos em um curso online, e até mesmo realizar atividade de trabalho, como nas reuniões via videoconferência, capazes de reunir indivíduos dos pontos mais distantes do planeta em um só espaço.

 

Com base nessa situação, cada vez mais as empresas passam a oferecer boa parte dos serviços através das internet, por meio dos seus sites e aplicativos, criando lojas virtuais que se assemelham ao seu modelo físico.

 

Como uma empresa que opera com o comércio de PCE produtos controlados, voltando-se a aplicações sócio-ambientais serem adotadas em uma companhia. Com a mesma tendo hoje a possibilidade oferecer os seus serviços em lojas e por meio do seu site.

 

Independente do modelo de negócio escolhido, é importante que os clientes que visitam essas lojas se sintam bem recebidos, a qualquer momento. E como na internet não existe horário de funcionamento, é importante ter um atendimento 24h.

A função de um chatbot

Respondendo diretamente à afirmação anterior, é possível destacar a ação de um chatbot. Um programa de computador que trabalha com um sistema de respostas pré-programadas, trazendo informações relevantes para os usuários que buscam tirar dúvidas.

 

E como não é possível colocar uma rede de atendentes 24h por dia, um chatbot pode realizar esse tipo de trabalho, agindo até mesmo com o adiantamento de um atendimento, a otimizar não só o tempo da empresa, como também dos clientes, na coleta de informações.

 

Entre as funções principais de um chatbot, é possível destacar algumas atividades, como:

 

  • Atendimento aos clientes;
  • Finalização de compras;
  • Abrir um processo de reserva;
  • Pagamento de contas;
  • Informações sobre um plano contratado.

 

Além de muitas outras aplicações que um chatbot consegue realizar, ao substituir a presença de um atendente humano, agilizando os serviços dos mais diversos tipos de negócios, como uma empresa administradora de condomínios.

 

Com a mesma conseguindo repassar aos seus clientes informações sobre débitos e boletos de pagamento, tudo através de um sistema digital, que pode ser acessado através de um chatbot, agilizando os processos a serem realizados por uma companhia com seus clientes.

 

Com base nessas vantagens, a presença desses programas é cada vez mais comum, podendo trazer uma série de benefícios ao seu negócio, principalmente no que se trata da maneira com que o seu empreendimento se comunica com seu público.

Benefícios relacionados ao uso de chatbot

Da mesma forma com que a automação de processos vem agilizando a realização de uma séries de atividades financeiras junto às empresas, como na realização da contabilidade síndico profissional e outros documentos fiscais, um chatbot pode ser uma solução de atendimento.

 

Além de outras vantagens comerciais que podem estar associadas, entre elas.

Conhecimentos sobre o seu público

Ao trabalhar com uma coleta direta de informações, tem a permissão dos clientes atendidos para lidar com os seus dados, tornando mais fácil para as empresas ter um controle maior sobre o seu público, junto aos dados do mesmo, permitindo uma maior análise.

Agilizando os seus serviços

Outra facilidade está no tempo de espera do consumidor ao entrar em contato com uma empresa. Por meio de um chatbot, um cliente interessado sobre os serviços de limpeza para empresas, consegue ter acesso a informações como preço e disponibilidade.

 

Permitindo desta forma um contrato mais ágil desse serviços, com esses clientes tendo uma noção maior daquilo que pretende contratar. Uma atitude mais rápida, com esse atendimento prévio a ser feito pelos chatbots.

Estudar novas estratégias

Da mesma forma com que um atendente se mostra o principal ativo de uma loja física, conhecendo os hábitos de consumo dos clientes, um chatbot passa a exercer uma função semelhante, permitindo assim a adoção de novas estratégias por parte das empresas.

 

Junto das vantagens comerciais citadas, o desenvolvimento de um chatbot se torna essencial para qualquer empreendimento que se posicione na internet, criando uma ponte direta de contato com os seus clientes.

 

Portanto, quanto mais personalizado for o seu programa de atendimento online, melhor pode ser o posicionamento de uma marca perante o público presente nessas plataformas virtuais.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.