Estratégias mais utilizadas no marketing hoje

Pensar em marketing é se ater às principais formas de como fazer uma pessoa virar consumidora dos seus produtos ou serviços. Toda a empresa precisa pensar em marketing, ou seja, em formas e estratégias com o objetivo de aumentar as vendas.

É importante reforçar que uma empresa depende de receita para continuar funcionando, bem como para conseguir expandir sua área de atuação, mas para que isso seja feito, é necessário ter o chamado plano de marketing.

O plano de marketing é uma compilação de estratégias da área, sendo que é muito utilizado pelas principais agências de marketing que tem diversos objetivos, entre eles estão:

  • Reforçar a imagem da empresa;
  • Construir uma maior interação com o cliente;
  • Aumentar o número de consumidores e clientes em potencial;
  • Fazer da empresa forte em seu segmento

Atingir todas essas metas é uma tarefa difícil e árdua, como conseguir uma boa empresa de ribbon cera, mas graças à democratização ocorrida pelo universo digital, diversas pessoas podem conseguir aplicar essas estratégias em seus segmentos.

Neste artigo, falaremos sobre as principais estratégias utilizadas no marketing pelas maiores agências da atualidade. Estamos falando de metodologias que são utilizadas pelas empresas bilionárias, bem como que você pode começar a utilizar em seu empreendimento. 

Marketing de conteúdo 

É impossível imaginar uma grande empresa nos dias de hoje sem a atuação em pelo menos uma rede social. O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo fazer o usuário interagir com todas as publicações que a empresa fizer.

Com o tempo você passa a estabelecer um relacionamento de confiança com o seu consumidor, que indiretamente passa a compartilhar suas publicações. Deste modo, você expande seu campo de referência dentro daquela rede social, site ou grupo de emails. 

Como o nome diz, trata-se de marketing de conteúdo, ou seja, você deverá produzir diariamente conteúdos relevantes para a sua empresa. Seja textos em blogs, publicações nas redes sociais ou vídeos produzidos. 

Seu objetivo é conseguir interação para ser reconhecido por mais pessoas e conseguir posteriormente converter todos esses seguidores em clientes para o seu negócio. 

Tráfego pago

O Google e as demais redes sociais são empresas, então, logicamente, também sobrevivem da receita gerada. Inclusive, existe a possibilidade delas darem a oportunidade para qualquer pessoa estourar nas suas plataformas sem o custo.

Porém, é bem mais fácil que você investir para que elas próprias veiculem a empresa. Pense que você vende revestimento em ACM e precisa atingir pessoas de interesse. Existe a possibilidade de promover sua empresa na internet pagando.

Essa estratégia é uma das mais utilizadas e mais eficiente, pois os algoritmos realmente beneficiam aqueles que colocam dinheiro para serem vistos. Dependendo de onde você for, até te dão dicas de como gerenciar a sua página. 

Consultoria de marketing

Buscar por consultoria é compreender que apesar de saber onde queremos chegar, não sabemos como fazê-lo. Por isso, existem empresas que oferecem consultoria em marketing e te auxiliam a conseguir atingir de forma mais rápida os seus objetivos.

Essas empresas trabalham com resultados, por isso precisam que seus clientes deem certo, deste modo o investimento realizado é muito proveitoso para quem faz a contratação desse tipo de serviço. É como comprar um rolo de filme stretch.

O interessante das consultorias é que existe um padrão de sucesso que elas conhecem super bem, por isso, conseguem atingir os objetivos de forma mais coesa. É ótimo também quando você está super atarefado e não consegue dar a devida atenção para tudo. 

Inbound Marketing 

Por último, mas não menos importante, temos uma das estratégias mais utilizadas pelo mercado do marketing, o Inbound Marketing. Essa estratégia tem como objetivo investir em diversas formas para gerar clientes em potencial para o seu negócio.

De forma objetiva, você passará a construir o site da sua marca com uma estrutura específica, que o faça ser reconhecido pelos mecanismos de pesquisa. 

Estamos falando de estratégias em SEO que basicamente fazem o seu site ficar no topo das pesquisas genéricas dos sites. Seu site também terá formulários e buscará entregar conteúdos gratuitos para as pessoas que preencherem os formulários do site.

Assim, você passa a ganhar cada vez mais acessos em seu site e armazenar dados que poderão ser utilizados para outras estratégias de captação de clientes. O Inbound Marketing é composto por cinco etapas principais:

  1. Atrair os consumidores para suas páginas;
  2. Convertê-los em possíveis clientes;
  3. Manter um relacionamento com eles;
  4. Vender ou fechar um negócio;
  5. Analisar todos o processo e buscar melhorias.

Essa é uma etiqueta patrimônio que praticamente todas as empresas digitais realizam todos os dias. Com o inbound marketing você consegue atingir muitas metas.

Pois bem, então essas foram as principais estratégias. Agora, basta você, empreendedor, organizar o seu planejamento e colocar essas técnicas para rodar!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.