Como aplicar o sistema delivery em seu negócio

O sistema de delivery é algo que está se tornando cada vez mais essencial para uma empresa. Até porque os consumidores aprenderam que é muito mais fácil pedir para que um produto chegue, do que se mobilizar para a sua retirada.

Ademais, é importante reforçar que existem aplicativos de entrega para muitas frentes, por exemplo:

  • Alimentação;
  • Roupas;
  • Documentos;
  • Remédios;

Entretanto, os deliverys de comida são os mais tradicionais, principalmente quando pensamos na crescente que o ramo alimentício vem vivendo. Então, o que antes era bem incomum, hoje já se tornou uma realidade na porta de muitos brasileiros.

Mas é importante lembrar que um sistema de delivery precisa ser eficiente, ou seja, de nada adianta querer competir com empresas milionárias se o potencial de entrega da sua empresa for menor do que a delas. 

É preciso ter consciência de onde você está começando, principalmente para realizar todas as entregas. Isso porque, muitas empresas que começam a fazer delivery não dão conta do recado e prejudicam todos os demais processos da organização.

Então, se você fabrica e entrega, por exemplo, uma bobina de filme stretch, tem que ter em mente que as pessoas que produzem não são responsáveis pela entrega, mas se houver um problema no processo, todos acabam pagando pelo erro de outros.

Hoje daremos algumas dicas de como você deve aplicar o sistema delivery em seu negócio, de modo que possa realizar um bom trabalho, ou seja, que consiga abranger cada vez mais seguidores, mesmo que comece com o mínimo possível.

Faça a divulgação do serviço

O primeiro grande passo que você precisa dar após realizar um estudo prático das entregas a serem feitas é começar com a divulgação do seu serviço. Veja que é diferente de uma pizzaria, por exemplo, que começa a trabalhar com delivery desde cedo.

Você pode ser um restaurante de comida árabe e que começou a fazer entrega das esfirras após ter presenciado diversos pedidos. Logo, o seu objetivo é mostrar que ouviu os seus consumidores e expandir sua atuação para os que não pensaram nessa possibilidade.

Esse será o seu topo de bolo personalizado, todo o interior do bolo é a qualidade do seu produto, mas a entrega rápida e eficaz pode ser o grande diferencial. Divulgue nas suas listas de transmissão, redes sociais e ligue para os clientes cadastrados.

Não esqueça de distribuir panfletos pela cidade, seja na frente de seu negócio, em eventos da cidade e até na porta de festas e cultos religiosos. 

Embalagens inteligentes

Faça o exercício de se lembrar da última vez que você pediu algo por encomenda, agora perceba que quanto maior for a empresa, mais diferente é a embalagem em que os produtos vêm. 

Isso não é uma questão exclusiva de poderio econômico, mas estratégia de marketing e experiência do cliente. Dependendo do seu você for entregar, é preciso que a embalagem seja acolhedora e possa comportar toda a qualidade do seu produto. 

Principalmente se tratando de comida, é algo extremamente necessário e que faz toda a diferença. Uma das piores experiências é receber algo em que você sente que perdeu parte da qualidade devido a maneira como foi embalado.  

A mesma situação se aplica em várias frentes, por exemplo, quando você faz a aquisição de um vidro insulado, preza para que a qualidade e durabilidade da peça seja excelente, principalmente para evitar problemas futuros.

Aplicativos de entrega 

Os aplicativos de entrega detém um forte potencial de marketing, onde as pessoas buscam por empresas, ao invés de olharem algo pelo mapa da cidade. É essencial nos dias de hoje que toda a empresa que deseja trabalhar com delivery participe de algum deles.

Os cupons disponibilizados não afetam o seu estabelecimento, mas são um incentivo que esses aplicativos fazem para que mais usuários utilizem. Lembre-se que você só paga pelo uso, se realmente vender dentro da plataforma.

Vale a pena lembrar que muitos usuários costumam pegar o número das empresas após pedir pelo aplicativo pela primeira vez, ou seja, é uma chance maior de fidelização.

Atualize o cardápio 

As pessoas ligam para um estabelecimento somente após decidirem o que querem consumir, logo é necessário que você deixe seus consumidores cientes de alguma mudança no cardápio, para não frustrá-los.

Atenha-se também ao cardápio da concorrência. Desse modo você monitora o que eles estão fazendo e, se for o caso, pode aplicar também no seu negócio. 

É preciso ser esperto para não ficar para trás. Lembre-se também de dar brindes, não estamos falando apenas de bolsas promocionais, pode ser um refrigerante ou um doce. Algo que mostre o cuidado que você tem para com eles. 

Com essas dicas você estará pronto para começar a montar o seu delivery, esteja ciente dos desafios e não desista. Uma boa entrega faz total diferença no feedback que seu cliente dará para você. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.