Uma empresa que queira crescer em um mercado amplamente concorrido e disputado, precisa ter estratégias modernas e que ajudem a firma durante o seu dia a dia. É justamente o que o CRM pode proporcionar para as empresas.
Existem uma série de estratégias, mecanismos, softwares e ideias que podem ser aplicadas dentro de uma empresa para que ela cresça, aumentando as vendas e consequentemente a rentabilidade do negócio.
O crm é um exemplo de estratégias e sistemas que são fundamentais para o mundo empresarial nos dias atuais, essencialmente para negócios comerciais e de varejo, por exemplo.
Nesse artigo veremos sobre o que se trata essa sigla, qual a sua importância, funcionalidades, como implementar e os principais motivos para você passar a utilizar esse sistema dentro da sua empresa, seja ela uma que já estabelecido no mercado ou uma que está começando a se inserir.
O que é CRM?
Para começar, é fundamental entender sobre o que se trata crm plano. Bom, essa sigla é referente a expressão “Customer Relationship Management”, que pode ser traduzido para Gestão de relacionamento com o cliente.
Ou seja, um sistema de gestão de relacionamento com o cliente é uma base de estratégias para que a empresa consiga aprimorar o seu relacionamento com os seus clientes, gerindo adequadamente os dados e as informações necessárias para proporcionar o melhor atendimento possível.
É importante destacar que o sistema de CRM não é apenas um software. Esse conceito é mais amplo, referente a uma série de estratégias que são utilizadas para trabalhar a gestão com os clientes, juntamente com o uso de um software especializado no controle de dados a respeito dessas pessoas.
Qual a importância do CRM?
Softwares organizacionais, como um ERP (Sistema integrado de gestão empresarial), vem se tornando cada vez mais fundamentais para que as empresas melhorem e tornem mais automatizados seus processos.
O sistema completo de crm gratis ou até mesmo um sistema que utilize um software pago, também vem se tornando fundamental.
Com a ajuda desses softwares e estratégias, as empresas conseguem estreitar suas relações com os clientes, organizar melhor as etapas e processos de vendas, relacionamento com o cliente, integração entre os setores internos das empresas.
Isso é fundamental tanto para pequenas, médias e grandes empresas, essencialmente para as de maior porte, devido ao tanto de processos e ações que ocorrem no dia a dia e a quantidade de clientes que ela possui.
Sem o auxílio de um sistema CRM, que ajuda no armazenamento de dados dos clientes para melhorar a gestão, impactando diretamente nas vendas, uma empresa de grande porte pode perder o controle sobre o que entra e o que sai da empresa.
6 razões para implementar um CRM comercial na sua empresa
Agora que você sabe sobre o que se trata esse sistema e qual é a sua importância para as empresas, daremos mais alguns motivos para que você busque conhecer ainda mais e passe a utilizar esse sistema dentro do seu negócio.
1. Automatização dos processos
Em todos os setores, seja no de produção ou de vendas, é fundamental automatizar os processos. Essa automatização ajuda no aumento da produção e consequentemente no crescimento das vendas, gerando mais receita para a corporação.
Essa automatização pode e deve ser feita através do uso de sistemas complexos, que envolvem tecnologias computacionais, como é o caso do ERP e também sistemas de crm gratuitos.
Dessa maneira, mediante aos comandos nos softwares e as outras estratégias utilizadas em uma gestão de relacionamento com o cliente, a empresa consegue automatizar o processos em diferentes setores e segmentos, tais como:
- Estoque;
- Atendimento;
- Produção;
- Finanças;
- Vendas.
Isso ocorre pois, estreitando a relação com o cliente, sabendo todas as informações necessárias de cada um, a equipe consegue trabalhar com melhor direcionamento dentro de seus setores, visto que, sabem exatamente o que precisam para atender esse cliente da melhor maneira possível.
2. Integração
O sistema CRM consegue integrar completamente com outros sistemas operacionais, como o próprio ERP, mas também permite a integração entre os setores da empresa, justamente pelo que dissemos anteriormente.
Possuindo uma base de dados sobre os clientes, desde o contato, nome, endereço, gostos, compras anteriores, entre outros, e tendo acesso a esse sistema, a equipe consegue elaborar estratégias direcionadas para cada cliente que ela possui, integrando totalmente os setores dentro da empresa.
Isso impacta diretamente na automatização dos processos e também na otimização do tempo, facilitando o trabalho de toda a equipe.
3. Relacionamento com os clientes
Bom, uma das principais funções do sistema CRM é aprimorar o relacionamento com os clientes. Como esse sistema permite que os dados dos clientes sejam armazenados de forma completa, incluindo os gostos, desejos e necessidades, o atendimento é aprimorado.
Por exemplo: se um cliente vai até a sua loja realizar uma compra, e você já possui uma base de dados sobre ele, o atendimento é personalizado. Com essas informações, os atendentes já direcionam o cliente para aquilo que ele deseja, diminuindo o tempo com a procura de itens.
Com isso, naturalmente o relacionamento do cliente com a empresa cresce, impactando diretamente em vendas futuras e, consequentemente, no lucro que ela obterá no final de cada mês.
4. Conversão de leads
Como o relacionamento dos clientes é aprimorado, outro ganho importante do sistema CRM é a conversão de clientes em leads, principalmente através do e-commerce do negócio.
Essa conversão acontece por conta dos processos de vendas, através de app funil de vendas integrado com o sistema CRM da empresa.
Com essa integração e o atendimento personalizado, o cliente passa por todas etapas do funil de vendas até chegar na conversão, gerando as vendas desejadas.
5. Aprimoramento tecnológico
Quando se fala em inovação, se fala em tecnologia e esse aspecto é fundamental para qualquer empresa nos dias atuais. Estar de acordo com as tendências tecnologias é muito importante para que as empresas não fiquem para trás, perdendo de vista suas concorrentes.
O sistema CRM, bem como o ERP e outros softwares organizacionais são repletos de tecnologia computacionais, indo de acordo com a modernização.
Dessa forma, além de trazer uma série de benefícios para os processos da empresa, como aprimoramento das vendas, relacionamento com os clientes, atendimento, entre outros, a utilização de um sistema CRM faz com que a sua empresa fique com outra cara perante os clientes e também ao mercado.
Essa visualização é importante também para que as empresas consigam formar parcerias, receber anúncios e patrocínios. Se uma empresa quer ser parceira da sua, e verifica que você está investindo em tecnologias como essa, certamente ela verá que a sua empresa é séria e tem o potencial necessário para continuar crescendo.
6. Aumento das vendas
Para finalizar, o sistema CRM causa impacto direto nas vendas de uma empresa, justamente por todos esses motivos que apresentamos durante todo o artigo.
Com o estreitamento das relações, automatização dos processos e crescimento no atendimento, os clientes tendem a consumir e comprar cada vez mais produtos que a empresa oferece. Ou seja, o CRM pode impactar diretamente no aumento das vendas e, consequentemente, no crescimento da empresa.
Portanto, investir em um sistema CRM é fundamental, independente do tamanho da sua empresa, objetivos ou ideias. Essa estratégia traz uma série de benefícios e vai de acordo com o que o mercado está pedindo nesse momento.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
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