Dicas para fazer um bom layout em sua página

Hoje, o ideal para destacar seu negócio na internet é ter um bom visual. O layout de seu site é como um cartão de visitas, e deve ter qualidade para que você consiga aproveitar melhor seus recursos de vendas ou de locação de impressoras online.

Até porque o mundo está em um processo conhecido como transformação digital, no qual diversas facilidades tecnológicas têm se popularizado e ganhado o público. Com isso, muitas pessoas acabaram migrando para a internet.

A importância de um bom layout 

Ou seja, com tudo o que foi dito ficou claro que se tornar um destaque com sua página é um processo complexo, mas não é impossível, e o primeiro e mais importante passo está na escolha de um bom layout.

Uma página que pareça amadora perde credibilidade e terá muito menos acessos do que um site com layout profissional, que pode acabar encontrando mais oportunidades de vendas para uma empresa como um todo.

O primeiro passo é entender o objetivo do layout que você está querendo criar e para qual tipo de público ele deve ser feito.

É importante fazer uma boa pesquisa previamente e identificar como você pode atrair novos clientes, aumentando a venda de um determinado produto, assim como o engajamento da marca ou qualquer outra ação que a empresa precise realizar.

Para isso, é preciso ter atenção a alguns elementos específicos na hora de criar seu layout, para conseguir um processo de qualidade e que tenha todas as informações e vontades que você pensou para o visual de seu site que vende presente para empresas.

Além disso, é importante pensar que cada empresa é única, por isso é importante que você evite cópias, embora a inspiração possa ser usada para trabalhar com mais qualidade. Ao criar um layout exclusivo para você, as chances de sucesso são muito maiores.

Veja como criar um layout de qualidade

Pois bem, para te ajudar ainda mais nisso, separamos alguns pontos de atenção durante a criação de um layout de qualidade e que seja, realmente, efetivo para os seus resultados. Os principais pontos são: 

1 – Trabalhando com cores

As cores são um elemento primário do layout, um ponto importante que deve ser levado em conta pela importância que terão efetivamente. A escolha de uma paleta de cores para seu layout impacta diretamente sua identidade visual.

Isso porque as cores acabam se tornando uma forma de identificação de sua empresa. Algumas marcas têm uma paleta tão marcante que nem mesmo é necessário um logotipo ou texto para que sejam identificadas de imediato.

Além disso, as cores costumam gerar sensações distintas nas pessoas, e você pode usar isso como um gatilho mental para conseguir trabalhar corretamente suas ações. Dessa maneira, acaba explorando mais seu potencial.

2 – Utilização de imagens

Alguns dos elementos mais comuns do layout estão inseridos no conceito de imagens, que são mais fáceis de absorver e, normalmente, são o primeiro ponto que um usuário procura quando está lidando com uma visita à sua página de, por exemplo, venda de quadro com moldura personalizado.

A ideia por trás das imagens é que elas devem ser interpretadas e absorvidas de maneira rápida e objetiva, sem que o usuário precise ficar muito tempo analisando. Dessa forma, você consegue trabalhar melhor o conceito que está tentando aplicar.

3 – Evite os excessos

Pois bem, neste tópico, é preciso começar dizendo que, independente de seu material ser:

  • Vídeo;
  • Áudios e podcasts;
  • Imagens;
  • Produção em texto.

É importante ter em mente que o layout deve ter poucos elementos que distraiam o usuário do conteúdo principal. Dessa forma, você tem uma estrutura mais adequada para apresentar seu material.

Além disso, dessa maneira é mais fácil trabalhar com o conceito de Chamado para Ação, ou Call to Action (CTA).

Isso porque você pode criar uma chamada destoante da harmonia de seu site para fazer seus usuários olharem diretamente para este elemento, garantindo assim mais acessos para seu site como um todo.

A mesma situação vale para as fontes que serão utilizadas. É ideal que você escolha apenas duas fontes diferentes. Uma será a tipografia principal de seu material, utilizada no logo e em outras etapas de sua identidade visual.

A segunda, por outro lado, será a marca registrada de seu material de linhas de crédito para novas empresas, por exemplo, presente em textos, imagens com conteúdo escrito e outros métodos de comunicação que demandem o uso de uma fonte.

A padronização pode ser uma importante ferramenta para criar familiaridade com seu trabalho, garantindo assim uma estrutura mais adequada para sua empresa.

Considerações finais

Um bom layout pode ser a diferença entre ter uma boa estrutura em seu site ou ficar passado para trás no mercado. Por isso, é fundamental que você consiga usar com qualidade este tipo de ação e aproveite suas experiências.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.