O que é o UX (User Experience) e como aplicar

UX é o termo utilizado para User Experience, em poucas palavras é a experiência que o usuário de um serviço ou consumidor de um produto tem quando utiliza a sua plataforma de vendas ou informações.

Por exemplo, imagine um software para loja criado exclusivamente para venda de produtos. A loja promete vender presentes como ursos de pelúcia, flores de plástico, porta quadros e outros envolvidos.

A loja está indo bem em sua matriz física e investiu fortemente na venda de seus produtos, criando um site de vendas que pode ser acessado via um aplicativo que pode ser baixado em qualquer celular. 

O usuário que for acessar esse software tem como objetivo dar algo de presente para uma pessoa. Ou seja, o usuário está com boas intenções no momento em que entra no aplicativo e não quer de forma alguma que essa experiência seja negativa. 

A UX é o trabalho realizado para que esse consumidor consiga realizar suas compras de tal forma que não fique estressado. O consumidor deve entrar no aplicativo, procurar seus produtos e finalizar a compra. Isso proporciona ao usuário uma boa experiência. 

Pense nas redes sociais como um padrão. Então, são criadas para os usuários ficarem o máximo de tempo possível nos aplicativos. Os vídeos e postagens serão redirecionados até os usuários tarjados, de tal forma que sempre estarão vendo conteúdos que são de interesse. 

Um usuário que consome publicações ligadas à contabilidade e consultoria, por exemplo, estará sempre recebendo conteúdos que remetem a esses assuntos. A importância desse método é para que o consumidor tenha as melhores experiências dentro das redes.

User Experience vs User Interface 

É comum que as pessoas que estão iniciando tenham dificuldades com esses termos, mas também ocorre de outras simplesmente acharem que são as mesmas coisas.

UX (User Experience), como explicado, é um método utilizado para pensar como o consumidor acessará o método, ou seja, a ação se estende para além da compra de seu produto ou serviço.

Dessa forma, é toda a estratégia de design e desenvolvimento de todo o produto. Desde sua usabilidade e conteúdo, tornando tudo mais natural e positivo.

UI (User Interface) são os botões que farão o usuário chegar até a compra. Sabe aquele programa que responde muito bem aos seus comandos? Ou ao acessar um  aplicativo os botões são fáceis de encontrar e os sons auxiliam no processo? Pois bem!

Benefícios do User Experience 

Existem diversos benefícios que um UX pode trazer para o seu negócio e produto. Quando o usuário tem uma boa experiência com a compra, ele tende a voltar. 

Então, o consumidor 4.0 quer ser o defensor de um serviço, quer um local para indicar para outros consumidores. Por isso, o empreendedor precisa colocar como meta, dar uma boa experiência ao seu usuário.

Uma pessoa que busca comprar aparelhos e aparatos sustentáveis, por exemplo, como uma mochila sustentavel, não irá querer ver que a loja que ele compra vende blusas feitas com couro animal. Por isso, um UX bem executado gerará a sensação de uma loja que se preocupa.

Isso gera aumento de tráfego e consequentemente conversão dos clientes, diminuindo a taxa de rejeição do site e aumentando o tempo de tráfego dos usuários. Mas agora fica a pergunta: quem foi o indivíduo que pensou toda essa ciência?

A história da criação do UX 

Don Norman, é o criador dessa ciência, ou seja, ele foi responsável por pensar em como o usuário estaria agindo ou pensando ao utilizar um produto. Esse pensamento se popularizou, tornando-se uma ciência quase imprescindível. 

Os elementos da ciência de Don Norman englobam alguns pontos importantes, sendo eles:

  • Produção de conteúdo de qualidade;
  • Funcionalidade e responsividade em diferentes plataformas; 
  • Produtos e serviços fáceis de serem encontrados, principalmente, na internet;
  • Carregamento rápido.

Ou seja, um produto ou serviço de baixa qualidade pode até ser vendido uma vez por meio de uma banner promocional ou simplesmente a boa lábia de um vendedor, mas não será lembrado de forma positiva. Antes de qualquer coisa, a qualidade sempre será essencial. 

Com diversos meios de acesso, não há como sites e aplicativos não se auto adaptarem aos dias de hoje, assim como um Marketing SEO para ser encontrado no Google por meio de palavras-chave. E nada disso funciona se o carregamento não for ágil.

O usuário precisa resolver rápido o seu problema, então, caso a situação seja causada pela empresa, dificilmente o consumidor ficará carregando uma página que não abre, isso o fará buscar outra.  

Então, nada melhor do que realizar uma compra sem problemas, por isso a User Experience foi criada, pensando no consumidor que tem pouco tempo a perder. O mundo digital exige agilidade e fácil acesso, ninguém está disposto a perder tempo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.