Confira como otimizar sua presença digital através das redes sociais

Nem é mais preciso discutir a necessidade e importância de uma presença digital para as marcas hoje em dia. Afinal, este já é um fato. A presença digital é essencial para ter um bom desempenho atualmente, independente do setor de atuação da empresa.

Agora, é a hora de dar um passo adiante. Leia este artigo e confira como otimizar sua presença digital através das redes sociais.

Quem quer se destacar?

Vivemos em um cenário em que muitas marcas de todos os mercados estão presentes nas redes sociais. Encontrar o melhor caminho e a estratégia correta para a sua marca resultará em melhores desempenhos. Ou seja, mais lides, conversões, seguidores qualificados e uma presença digital sólida, com uma marca saudável que tornará a sua empresa uma referência.

As mídias sociais são parte fundamental para que uma estratégia de comunicação digital seja bem-sucedida. E os dados confirmam essa realidade. A estimativa é de que 95% dos usuários ativos na internet no Brasil tenham contas no YouTube, e no Facebook são mais de 130 milhões de contas brasileiras. Além disso, em 2019 já eram 69 milhões de usuários de Instagram no Brasil e este número certamente cresceu ao longo de 2020.

Portanto, se sua marca está lá nestes ambientes, e potencialmente seu público também, otimizar sua presença digital através das redes sociais é uma necessidade urgente.

Abaixo explicamos como trilhar esse caminho rumo ao sucesso.

Defina seus objetivos

É fundamental que para melhorar a sua presença digital por meio das redes sociais você tenha seus objetivos bem claros. Ao saber o que você espera da sua rede social, e o que deseja alcançar, você saberá como se comportar, o que deverá publicar e com quem fala e como fala.

Se o seu objetivo é abrir um diálogo com seus seguidores, o seu conteúdo deverá seguir uma linha, mas se a intenção é apenas realizar vendas diretas a forma de comunicar é diferente.

Para otimizar sua presença digital, você precisa saber o que deseja dela para então traçar os caminhos e definir as práticas a serem utilizadas.

Trace uma estratégia adequada

Com os seus objetivos definidos, o próximo passo é entender que cada canal possui um comportamento. O tempo de copiar e colar em todas as redes sociais já passou.

Para otimizar a sua presença digital nas redes sociais, saiba com quem você fala em cada uma delas e qual o comportamento praticado e desejado pelo público. Não adianta replicar o mesmo conteúdo em todas elas, afinal o momento da pessoa em cada rede é diferente e para ser certeiro você precisa traçar estratégias, que dentro dos seus objetivos, correspondam a essas especificidades.

Em sua estratégia saiba o que vai ser comunicado em cada rede social, qual o visual, o tom de voz, a periodicidade, o formato de arte. Tudo isso agregará valor para a sua marca e impactará no seu público. O resultado? Otimização!

Você irá ver diretamente nos dados e relatórios como essa estratégia fará a diferença no caminho da construção da presença digital da sua marca.

Esteja pronto para comunicar

Engana-se quem pensa que otimizar sua presença digital através das redes sociais seja apenas fazer o uso de anúncios e publicações impulsionadas de propaganda. Essa é só uma das linhas disponíveis.

Acima de tudo, as redes sociais são locais de conversa e comunicação. Portanto, construa conteúdos relevantes e interessantes sobre o universo no qual a sua empresa está inserida.

Além dos seus produtos e serviços, é possível que outros pontos dos territórios que sua marca transita sejam de interesse do seu público, e com certeza irão agregar valor para a sua marca. Vamos supor que você venda pranchas, que tal falar também sobre o mar, os ventos, os cuidados com a pele… É todo um mundo que você desfrutar e comunicar.

Esteja pronto para conversar com seus seguidores, de forma não invasiva, mas amigável. As redes sociais são locais de relacionamento, o consumo é apenas uma camada de suas funcionalidades. Trocar utilidades, experiências e informações também é um ponto a ser explorado para promover a otimização da saúde digital da sua marca.

Quem está passando um tempo nas redes sociais busca por entretenimento e interação com amigos e informações que satisfaçam seus anseios pessoais.

Não adianta empurrar serviços e produtos forçosamente para os que estão se relacionando com sua empresa e conteúdo, é mais interessante e valioso realizar uma troca e ganhar seguidores que criem um laço com sua marca, que encontrem nela uma referência e bastante utilidade para o seu tempo de navegação nas redes sociais.

Use vídeos, fotos, GIFs, e os demais formatos possíveis para buscar criar uma relação com seu público.

A tecnologia e os especialistas a seu favor

Com tudo isso em mente, parece que há um trabalho enorme a ser feito, o que é verdade, mas ele pode ser facilitado se você utilizar das ferramentas, sistemas e especialistas disponíveis no mercado.

Use os programas, sistemas e tecnologias disponíveis para organizar o seu cronograma de conteúdo, trabalhar o design de suas comunicações, fazer a programação dos posts e analisar os resultados.

Há muito a ser trabalhado enquanto se organiza uma presença digital sólida por meio das redes sociais, e para tal, vale a pena lançar mão do que já foi desenvolvido para facilitar a execução da tarefa.

Mas lembre-se, é preciso fazer isso dentro da estratégia e dos seus objetivos. Não adianta querer aproximar-se do seu público utilizando um robô que não transmitirá o tom de voz que sua marca busca, muito menos fazer a compra de seguidores.

Aliás, fazer o uso desse recurso é exatamente o oposto das ações necessária para otimizar sua presença digital através das redes sociais. Além dos seguidores não serem qualificados, muitas vezes nem são pessoas reais, os algoritmos das redes sociais já estão preparados para identificar essas ações, e ao fazê-lo banem as contas que utilizam esse artificio e acabam por diminuir o alcance das postagens que a marca fizer. Um péssimo negócio para a marca.

Em resumo, é necessário conhecer bem a marca, as redes e o seu público para planejar uma boa atuação de uma empresa nas redes sociais. E a isso se soma a necessidade de um profissional que conheça os pormenores das rotinas para identificar as melhores oportunidades e práticas para atingir os objetivos e estratégias planejadas.

Se você procura por especialistas capacitados para destacar a sua empresa e otimizar sua presença digital através das redes sociais, nós temos serviços que irão te interessar e atender o seu desejo de melhorar seu desempenho em comunicação digital.

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