Social selling: como as vendas pelas redes sociais podem se tornar tendência

Ter bons relacionamentos é benéfico em qualquer trabalho, mas as mídias sociais se tornaram a espinha dorsal das vendas e da imagem de empresas e negócios, principalmente com o surgimento de estratégias como o Social Selling.

Desse modo, essa ação é fundamental para quem trabalha com vendas e com o contato direto com os clientes, cobrando para que se tenha conhecimento e estude cada vez mais sobre as inovações e tudo que rodeia e faz parte do meio. 

Aderindo esses métodos para os mais diversos ramos e negócios imaginados, como serviços de limpeza e conservação, fazendo com que a ação em torno do negócio se torne algo natural e bem planejado, devido ao estudo do meio.

Entenda o que é Social Selling

Pois bem, o Social Selling, ou na sua tradução direta Venda Social, tem como base a estratégia de negócios e suas vantagens e desafios no mercado.

 

Ou seja, aproveita as redes sociais para encontrar leads, criar confiança e reforçar o comportamento das metas de vendas, ouvindo as preocupações dos clientes em potencial, fornecendo conteúdo atencioso e adequado ao mercado.

 

Podemos dizer que a base para a venda social é construir bons relacionamentos com clientes reais e potenciais e construir uma boa imagem no público. 

 

Isso se baseia em uma análise da estrutura inicial, mas o relacionamento deve se solidificar para gerar maior confiança ao longo do tempo. É por isso que a venda social veio para ficar e é a base das operações comerciais e do sucesso da empresa. 

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Saiba mais sobre a importância e as vantagens da estratégia

Esse tipo de marketing digital ajuda a atrair e manter relacionamentos com públicos em potencial de forma mais rápida, prática e em escala. Assim, contribuindo para que o alcance se torne cada vez maior.

Tornando uma relação recíproca através desta troca com o público, gerando conteúdos e diversos meios de comunicação, tendo um maior sistema de controle de estoque, por exemplo, devido a saída com toda a movimentação.

Outra vantagem é não utilizar ferramentas de marketing disruptivas como o telemarketing, reduzindo as barreiras de aceitação, e fidelizando sua marca ou empresa. Ou seja, para facilitar: fazendo com que as barreiras não sejam estabelecidas.

Os potenciais clientes se tornam fãs e começam a seguir suas postagens, “salvando” conteúdos relevantes para eles. Assim, criando de fato uma identificação e algo que atraia a atenção do público que consome o conteúdo divulgado.

Vendedores bem-sucedidos perceberam que devem ser o mais “humanos” possível em todas as interações com seus clientes, gerando algo único que aproxima as pessoas e faz com que essa interação seja facilitada. 

Outro grande motivo pelo qual você se envolve com clientes em potencial nas mídias sociais é que ninguém quer falar com vendedores usando tecnologia invasiva.

Devido a essa experiência ruim, as pessoas naturalmente querem evitar a abordagem tradicional dos representantes de vendas, mesmo que o produto e a oferta sejam quase irresistíveis.

Desse modo, tornando-se muito mais atrativo o método da aproximação, sendo muito mais consistente e gerando conexões profundas entre os negócios e quem consome os conteúdos. 

Social Selling como uma tendência em 2022 

Para começar, use as mídias sociais para aumentar a interação e o engajamento com os clientes, aumentando assim as vendas. Você já deve ter ouvido falar dessa tática de marketing digital, mas talvez não saiba que ela é chamada de venda social. 

Para entender melhor o que é social selling, lembre-se de que a ideia por trás desse modelo é construir relacionamentos duradouros e próximos com os clientes para que a venda seja apenas um resultado.

A venda social já está sendo feita por empresas que monitoram termos nas mídias sociais, como negócios de impressão UV, fornecendo conteúdo educacional relevante para blogs, seguindo os leads e se envolvendo com usuários no LinkedIn.

É preciso dizer, ainda, que essa estratégia possui 4 pilares, o que ajudará na utilização dela como uma tendência em 2022. São eles:

  • Os perfis são focados no comprador: oferecendo o produto da melhor forma;
  • Rede de contatos relevante: gerando identificação;
  • Encontre clientes em potencial: busque sempre o novo;
  • Atrair o público: trabalhe com o que ele consome.

Dessa forma, as empresas que seguiram esses passos se tornaram líderes de vendas sociais, criando 45% de chance de vendas. Como exemplo empresas de locação de impressoras, que adotaram esses métodos, assim como muitas outras.

Por fim, o importante é fazer com que as pessoas conheçam e consumam o conteúdo e produto, de forma muito mais vantajosa para o meio, conseguindo ter relacionamento e conhecer de fato seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.