7 sinais que sua empresa precisa de uma Consultoria em Marketing Digital

Seja de qual porte for a sua empresa, chega um ponto na trajetória do seu negócio que não é mais possível cuidar pessoalmente de todos os detalhes.

O setor de marketing, por exemplo, é um aspecto que pode ser deixado em segundo plano em muitos planejamentos. A contratação de uma consultoria de marketing digital, por exemplo, pode ser algo considerado fora de cogitação.

A realidade, no entanto, é que esse tipo de investimento pode gerar diversos benefícios em curto e longo prazo para a sua organização.

Além de usufruir de conhecimentos, estratégias e recursos recomendados por um especialista, um consultor pode oferecer uma visão externa imparcial e realista sobre muitas questões da sua empresa que podem estar sendo ignoradas.

Confira, nos próximos tópicos, alguns dos principais sinais de que a sua empresa precisa de uma consultoria em marketing digital. Acompanhe!

1 – A maior parte da sua estratégia de marketing se resume a improvisação

Ainda que você conte com boas ferramentas e tenha baseado o seu planejamento de marketing em dados e métricas confiáveis, a maior parte da sua estratégia pode ser fruto de improvisação e insights gerados pela sua vivência.

Improvisar nas estratégias de marketing é uma situação comum, especialmente para empreendedores iniciantes. No entanto, o espaço digital é um mercado com cada vez maior concorrência, que demanda sofisticação, objetividade e estratégias inteligentes.

Dessa maneira, ainda que você obtenha alguns resultados positivos, improvisação apenas não basta para construir uma imagem de autoridade em longo prazo. A consultoria de marketing vai ajudá-lo a criar e implementar uma estratégia que seja coesa e eficiente.

2 – Não há tempo suficiente para as tarefas diárias de marketing digital

Outro sinal de que a sua empresa está enfrentando problemas sérios ao lidar com o setor de marketing é a insuficiência de tempo para esse tipo de atividade.

Uma estratégia de marketing digital sólida demanda tempo e esforço diários. Assim, quando parece não haver tempo suficiente para isso, os riscos de você negligenciar informações críticas sobre o seu negócio são significativos.

Portanto, se você e a sua equipe estão sobrecarregados a ponto de fazer apenas o que dá pra fazer em meio a outras tarefas que parecem ser mais importantes, a consultoria de marketing digital tem muito para oferecer à sua empresa.

3 – Você não tem o conjunto de habilidades e conhecimentos necessários

Improvisação e falta de tempo levam à outra lacuna importante que demonstra que a sua empresa precisa de ajuda especializada: a falta de experiência, habilidades e conhecimentos necessários para fazer o trabalho.

O marketing digital é um conjunto bastante amplo e interdisciplinar de conhecimentos e ferramentas. Assim, não é um acaso que as equipes sejam formadas por profissionais que apresentam habilidades complementares entre si.

Além do planejamento, esse tipo de estratégia requer soluções em design, criação de conteúdo, análise de métricas, administração de campanhas, entre outras. Sem o apoio de profissionais mais experientes, as chances de deixar passar detalhes importantes são expressivas.

4 – Falta clareza sobre a eficiência das estratégias adotadas

A análise constante dos resultados obtidos através de determinadas ações é essencial para identificar quais estratégias estão funcionando e quais necessitam de ajustes. Por isso, uma característica que aponta que a sua organização precisa de melhorias em seu marketing digital é a falta de clareza sobre a eficiência do planejamento e ações adotadas.

Se você não tem certeza de que está obtendo resultados satisfatórios e retorno sobre os investimentos realizados, é um sinal sério de que a sua empresa precisa da consultoria em marketing digital.

Afinal, melhor do que apenas torcer para que tudo funcione é acompanhar de perto o resultado de cada real aplicado em seu negócio.

5 – Você está em desvantagem perante a concorrência

Por mais que você esteja tentando, a sua empresa continua em desvantagem perante a concorrência? As mídias sociais dos seus principais concorrentes parecem estar oferecendo um conteúdo mais atrativo e engajador para os seguidores?

Se a sua empresa não está conseguindo ganhar visibilidade é um indicativo de que há falhas sérias no seu planejamento de marketing.

Além de tentar entrar em uma área dominada por outros que oferecem produtos e serviços similares, essa desvantagem também pode demonstrar que suas táticas têm uma marca de amadorismo quanto às estratégias usadas pela concorrência.

Com a ajuda da consultoria em marketing digital, você conseguirá identificar pontos que precisam de melhoria e criar uma estratégia que destaque seus diferenciais.

Outra contribuição importante é aprender a analisar a concorrência com senso crítico para reconhecer o que está funcionando para eles e que pode ser adotado ou identificar novas oportunidades de negócio.

6 – Seu planejamento não é de longo prazo

No cenário de mudanças rápidas do espaço digital, visibilidade é algo que se constrói diariamente. Por isso, planejar cada ação que será realizada em seus canais online é uma tarefa que deve ser pensada com antecipação.

A criação de conteúdo relevante é um tópico bastante falado quando se trata de marketing digital. No entanto, outro fator igualmente importante é a consistência na geração desse conteúdo.

Por esse motivo, se a sua empresa não tem um planejamento que cubra as próximas semanas ou meses, está perdendo muito em questão de presença digital.

Além disso, sites desatualizados, perfis incompletos, comentários sem respostas e pouca atividade online geram a sensação de falta de profissionalismo e credibilidade.

Seja nas redes sociais ou no ranqueamento dos motores de busca, a falta de consistência nas publicações e interação com o público é um erro que gera diversos prejuízos para a imagem e visibilidade da sua organização.

Por fim, o bloqueio criativo, a falta de perspectiva do que fazer a seguir e a falta de clareza sobre como lidar com a sua estratégia é um importante sinal de que a sua empresa necessita de um novo olhar imparcial e crítico.

Agora que você já sabe quais são os principais sinais de que a sua empresa precisa de uma consultoria em marketing digital, que entrar em contato para entender mais sobre esse serviço? Descubra como podemos apoiar o crescimento da sua empresa!