A importância do marketing para pequenas empresas

Qualquer marca que busca uma melhor visibilidade frente às pessoas, bem como uma atração maior do público, deve apostar, sem sombra de dúvidas, no bom uso do marketing, independentemente de qual seja a frente.

 

Além disso, é preciso fazer uma boa promoção das ideias e dos produtos. Isso fará a diferença no mercado, que está muito competitivo. Porém, devido a importância do marketing ele é muito mais do que apenas a divulgação da marca, o marketing busca uma melhor construção de relacionamento com o cliente.

 

Ademais, é necessário dizer que a estratégia trabalha para que a experiência do consumidor seja a melhor possível, além do desejo de conseguir melhores condições para a qualidade de vida de quem consome os produtos ou serviços de uma empresa.

 

Inclusive, essa é uma via de mão dupla, pois faz a ligação entre a organização e o mercado, ou seja, entre, por exemplo, uma empresa especializada em destruição de documentos e o mercado consumidor desse serviço.

 

Então, o mercado fica responsável em saber quais são os problemas que o público-alvo quer resolver com as informações pesquisadas, no exemplo citado seria ‘como fazer a destruição de documentos de forma correta’.  

 

Já a organização proporciona um mercado com melhores produtos e também serviços, direcionados às necessidades dos consumidores, é claro.

O uso do marketing e a importância

Pois bem, com o uso do marketing dá para saber quais são as necessidades das empresas e estabelecer ainda soluções com ideias e materiais em diversas frentes, visando sempre qual o objetivo da marca. Entre as opções disponíveis estão as seguintes:

 

  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing digital;
  • Inbound Marketing;
  • Outbound Marketing;
  • Marketing de afiliados;
  • Marketing de influência;
  • Entre outras estratégias.

 

Como dito, as técnicas visam ajudar uma empresa a se destacar frente a concorrência, seja fazendo um marketing mais direto com o público, ou algo mais discreto, aguardando que os clientes procurem pela marca em questão.

 

Por exemplo, o gestor de um curso de ingles infantil online pode apostar no marketing de influência. Dessa forma, seria necessário contratar algum influencer da área infantil, fazendo com que uma conexão entre marca e público seja gerada.

 

Caso não queira apostar no que foi citado, também é possível optar pelo Marketing Digital, criando diversas estratégias no mundo online, por exemplo, as redes sociais. Para isso, é preciso observar qual plataforma mais se encaixa com o público.

 

Por se tratar de um curso infantil, talvez seja legal apostar no Instagram, onde os pais das crianças navegam durante o dia, gerando uma chance maior de fechamento de negócios e da venda do curso em questão.

 

Como visto, apostar no marketing é de grande valia, principalmente em um ambiente tão competitivo, onde se destacar é parte primordial de toda a ação. Sendo que com as opções disponíveis, é fácil escolher aquela que mais se encaixa no plano empresarial.

Conheça os benefícios do uso do marketing

Como já deu para perceber durante todo o texto, o marketing é muito bem-vindo como estratégia dentro das empresas, seja uma grande marca de produtos promocionais para brinde ou um negócio que está começando agora e ainda é bem pequeno.

 

Então, pensando nisso e em tudo o que foi dito, com uma boa estratégia, você vai conseguir algumas vantagens muito boas, por exemplo:

 

  • Aumento da autoridade da marca;
  • Atrair público desejado;
  • Melhora engajamento com cliente;
  • Diferenciação frente a concorrência;
  • Entre outros fatores.

 

Entretanto, mesmo com todas as vantagens aqui colocadas, ainda são poucas as empresas que fazem uso da técnica. Segundo dados do CEO de resultado digital, só 0,06% das empresas investiram nesse serviço em 2016. 

 

Claro que com o passar dos anos o número aumentou, principalmente com a internet crescendo exponencialmente a todo tempo, bem como com a pandemia, que fez com que muitos negócios passassem a atuar dentro do cenário online.

 

Pensando nisso, se você é gestor de uma empresa de, por exemplo, manutenção preventiva e corretiva de geradores, e está começando agora a expandir o mercado, já passou da hora de investir nas estratégias trazidas neste artigo.

 

Ou seja, mesmo que sua empresa seja pequena, se estiver na internet poderá atrair aqueles clientes que desejam o seu serviço. Por isso, não deixe de adotar boas estratégias de marketing, pois essa atividade vai te trazer benefícios e te diferenciará frente aos concorrentes.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.