O que é copywriting e como funciona?

Diversas estratégias de negócios ganharam destaque com a ascensão da era digital, e o copywriting é uma das que mais vêm dando bons resultados, não é à toa que tem sido tão procurado ao redor do mundo, bem como pelo fato de que diversos métodos de aplicação têm surgido.

De forma simples e bastante direta, ele é um modelo escrito de marketing que recorre à persuasão, tentando convencer o seu cliente a comprar, adquirir ou no mínimo se interessar e conhecer mais sobre o serviço ou produto no qual está investigando.

E quando se diz escrita mais persuasiva, isso significa formas diferentes de chamar a atenção dos leads, seja pela maneira diferente como as ideias são organizadas, a construção de relacionamento com o cliente e até mesmo a autoridade da marca.

Podendo ser aplicada desde empresas logísticas até fornecedores de brindes corporativos, o copywriting é extremamente eficaz, principalmente quando utilizado com o marketing de conteúdo, também conhecido como inbound marketing.

Em outras palavras, crie conteúdo interessante e que agregue valor para o seu público-alvo e que os faça se interessar ainda mais pelo assunto, indo por espontânea vontade até a sua marca.

Além disso, através do método, sua organização consegue convencê-lo a se tornar um potencial cliente e a consumir algo da loja.

Com isso em mente, confira os tópicos a seguir onde alguns benefícios e vantagens da estratégia serão explorados, mostrando como um negócio de mochilas executivas para notebook pode ser muito interessante, basta saber como vender sua imagem.

 

Por que investir em copywriting?

Assim como outras diversas estratégias de negócios, tais métodos possuem diversos pontos positivos. Muito de como ele será aplicado e os resultados que serão alcançados dependerá da maneira como é aplicado e como a empresa desenvolve a ideia.

Isso significa que alguns benefícios e vantagens podem ser destacados quando pensamos no copywriting, por exemplo:

 

  • Maior engajamento de seus leads e clientes;
  • Aumento da autoridade da marca;
  • Maior alcance da marca;
  • Educa melhor o seu cliente.

 

Em outras palavras, assim como uma empresa que promove seus serviços de ACM revestimento, ao investir nessa estratégia de marketing, é preciso ter o devido cuidado e ter além de um público central, é necessário conhecer a força do seu produto ou serviço.

Até mesmo porque o intuito do copywriting é informar e convencer, auxiliando nas vendas com sua elegante maneira de ser escrito. Com isso em mente, os tópicos abaixo abordarão algumas dicas de como aplicar essa ideia na prática.

 

01 – Prova social

O copywriting utiliza de muitos gatilhos mentais para conseguir convencer o seu leitor de que o conteúdo e o produto são bons e que podem ser de real necessidade para ele. Sendo assim, uma das táticas mais utilizadas é a prova social.

Através dela, a organização mostra que diversas pessoas realizaram alguma ação em específico, como terem comprado o produto, apresentando depoimentos e opiniões de outros clientes, e mostrando situações de sucesso da sua empresa.

Isso gerará mais confiança nos leads, e eles podem se mostrar mais interessados em comprar copo de papel personalizado, por exemplo.

 

02 – Demonstre coerência nos fatos

O ser humano possui uma certa necessidade por lógica e coerência no que estão fazendo, sendo assim, nada mais justo do que demonstrar a mesma coisa com o copywriting. Em outras palavras, no marketing, convença o cliente de pequenas ações.

Através disso, torna-se mais simples de crescer esse relacionamento e fazer com que, aos poucos, ele confie mais na sua marca. Pode começar mostrando como algo é feito, ou o material utilizado no processo produtivo. Pequenas atitudes que geram confiança.

 

03 – Seu produto tem autoridade

Outro gatilho mental que é fundamental quando o método de marketing é o copywriting é a opinião de especialistas e pessoas que são referência na área. Esse tipo de alternativa mostra aos leads e clientes que seu produto ou serviço possui certo valor.

Tal ação desperta um gatilho de superioridade no cliente, demonstrando que aquelas informações são valiosas e que realmente o produto, serviço ou a empresa em si estão preocupados em oferecer o melhor, e que são uma referência dentro do mercado.

Na grande maioria das vezes, compradores conscientes, prezam por qualidade. Vale muito mais a pena comprar um produto mais caro, mas bom, do que gastar dinheiro em um mais barato, mas que não valha tanto a pena assim.

 

Considerações finais

Com isso em mente, use o copywriting para tecer todo um conteúdo que agregue valor para a marca e que consiga mostrar aos leads a real importância em se obter aquele produto e, acima de tudo, informá-lo de forma gratuita dados relevantes sobre todo o processo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.