O método GTD é eficaz? Como posso aplicá-lo?

Para se garantir um bom nível de produtividade, é essencial que as pessoas envolvidas na gestão de um negócio trabalhem com um sistema otimizado de administração. Seja as suas atividades, da sua equipe ou de qualquer componente importante para alcançar uma meta.

 

Contando com o apoio e empenho dos participantes desse projeto. Cenário esse no qual a importância dos funcionários para o sucesso de uma empresa se mostra essencial, sendo justamente esses colaboradores os responsáveis pela imagem a ser conquistada.

O que acaba por englobar atividades diversas, desde o atendimento recebido por um cliente, até a forma em que ele recebe os produtos ou serviços que foram encomendados, tudo em um tempo correto e com uma qualidade que o faça retornar a esse local.

Mas não basta para uma empresa exigir o melhor trabalho possível dos seus funcionários, é preciso também apresentar condições  e ferramentas adequadas, que possam otimizar esse nível de produção.

Tal como a compra de esteiras de seus distribuidores de correias transportadoras em um serviço de armazenamento e entregas, que com o auxílio de máquinas especializadas pode garantir um aumento na rapidez dos seus serviços.

Junto a isso, pode ser aplicado também uma nova metodologia de trabalho, tal como o método GTD, desenvolvido justamente para otimizar os resultados que podem ser alcançados por um projeto. Sendo importante conhecer o seu conceito.

A função do método GTD

Esse modelo de trabalho foi desenvolvido pelo consultor americano David Allen. Uma metodologia que atende pela sigla GTD, referente à frase “Getting Things Done”. Termo que pode ser traduzido de forma livre como “deixando as coisas prontas”.

Podendo ser citado no cenário nacional como uma metodologia adotada para garantir que as coisas estão sendo feitas. Não à toa o título da obra em que autor explica melhor esse conceito seja “A arte de fazer acontecer”.

O principal objetivo dessa metodologia é o alcance de melhores resultados dentro de um tempo hábil, sem que essa velocidade prejudique a qualidade dos serviços apresentados. Tudo através de técnicas de organização que podem ser aplicadas à sua rotina.

Algo de importância para uma empresa de usinagem de peças que pensa em expandir o seu nível de produção, sem que isso prejudique os seus resultados, como a qualidade que se espera dos produtos ofertados por essa companhia.

Para a garantia desses bons resultados, o método GTD é um dos mais indicados. Contando com um conjunto de etapas que devem ser aplicadas ao seu negócio, para otimizar a sua produção, por meio da rotina adotada em um negócio.

5 passos do GTD

A metodologia GTD pode se aplicar aos mais diferentes tipos de empreendimento, sendo preciso apenas ter atenção às cinco etapas associadas a sua aplicação, sendo elas:

  1. Captura de ideias

Todo projeto nasce de uma ideia, logo, o primeiro passo a ser trabalhado pelo GTD é justamente essa formação de um conceito. Ponto que pode ter início com o processo de coleta e registro de informações. Para isso é indicado anotar suas ideias em:

  • Blocos de papel;
  • Agendas;
  • Aplicativos de mensagens;
  • Programas de notas.

Locais que possam facilmente ser revisitados para alguém que trabalha com a manutenção de equipamentos de medição, possa posteriormente trabalhar melhor suas ideias de otimização para a empresa de forma coletiva.

  1. Processamento de conceitos

Depois da definição de uma ideia, é importante observar esse conceito de forma clara, analisando tudo o que será preciso para colocar isso em prática, seja em termos de materiais ou de estratégias que deverão ser adotadas.

  1. Organização em tópicos

Após visualizar a situação com uma maior clareza, é importante separar essas informações em grupos específicos, além de agrupar esses dados e ideias de acordo com o seu nível de urgência. Criando assim um sistema melhor de organização sobre suas responsabilidades.

  1. Momento de reflexão

Com uma estrutura formada, é importante retornar seus olhos a esse projeto, de forma a revisar todas as informações presentes em seu plano de organização montado. Um momento importante para garantir que tudo esteja sendo assegurado pelo seu projeto.

Como a aquisição de equipamentos para laboratório, caso eles se mostrem necessários para o seu nível de produção.

  1. Execução das ideias

Por fim é chegado o momento de colocar em prática as ideias que foram trabalhadas nas etapas anteriores, alcançando assim bons resultados aos seus projetos, a partir de um método que opera desde a origem de um conceito até a sua aplicação.

Uma metodologia que mostra sucesso ao ser aplicada aos mais diferentes setores de uma empresa, da área de vendas até o time de marketing. Tudo por estabelecer uma melhor forma de trabalho, facilitando também o alcance de certos resultados.

Cenário que explica o valor que o GTD pode ter para o nível de produção da sua empresa, dentro dos mais variados setores dela.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.