Marketing digital x Persona: Entenda 6 motivos para realizar inovações atrativas em seu negócio

A introdução das estratégias de marketing digital e persona, na rotina dos negócios – de diversos segmentos –, têm sido uma parte fundamental no processo de manutenção e desenvolvimento das marcas. Especialmente com o advento do mercado eletrônico.

Isso porque, a utilização dessas ferramentas permite com que os empresários e gestores sejam capazes de conquistar um destaque maior para a instituição, perante um ambiente altamente competitivo.

Além disso, com o auxílio das técnicas aprendidas na faculdade de vendas e marketing, também é possível impulsionar os negócios e alcançar resultados mais positivos, a partir de investimentos menores e muito mais precisos.

Através deste tipo de ações publicitárias, os administradores do negócio podem adquirir vantagens importantes que estimulam o crescimento das vendas e tornam a marca ainda mais atraente.  Entre os principais benefícios, temos:

  • Identificação dos consumidores ideais;
  • Compreensão sobre as necessidades e desejos do público;
  • Acompanhamento atualizado sobre as mudanças do mercado;
  • Construção de um relacionamento mais satisfatório com o cliente;
  • Melhor posicionamento no mercado;
  • Estabelecimento de uma imagem mais positiva para a marca.

Desta forma, todos os contatos realizados entre o cliente e a empresa se tornam mais agradáveis, fazendo com que a experiência de compra em si seja satisfatória.

Isso torna a conquista da fidelização mais viável e aumenta o interesse dessas pessoas, na aquisição de novos produtos ou serviços.

O que é marketing digital e Persona?

Sabe-se que o investimento no marketing digital e na construção da persona da sua empresa pode ser extremamente benéfico para a saúde econômica da instituição – sendo, assim, estudado até no curso de gestão financeira –, isso não é nenhuma novidade.

No entanto, ainda hoje, muitos empresários possuem um pouco de dificuldade de compreender exatamente do que se tratam essas estratégias.

O marketing digital é um conjunto de ações que têm como objetivo analisar o mercado e identificar as suas reais necessidades e preferências.

Contudo, ao contrário das estratégias do marketing clássico, as ações voltadas para o ambiente virtual devem adaptar as técnicas tradicionais para que elas se adequem aos canais utilizados na construção do relacionamento virtual com os potenciais compradores.

Por outro lado, a persona é uma representação semi fictícia dos clientes ideais da empresa, construída através das informações adquiridas nas campanhas de marketing e ao longo do atendimento aos clientes.

Essa estratégia, ensinada no curso de empreendedorismo ead, tem como objetivo principal a identificação das características compartilhadas pelos seus clientes.

Assim, é possível utilizar esses dados para auxiliar na atração de outros consumidores que dividem as mesmas qualidades.

Desta forma, você pode direcionar os investimentos publicitários e o atendimento, justamente para os indivíduos que possuem a maior probabilidade de concluir a compra e de ser fidelizado pela sua empresa.

Isso faz com que o alcance de metas seja maior e a lucratividade da marca cresça substancialmente.

Por que é importante investir na inovação das ações do seu negócio

Independente do meio de atuação da empresa, o investimento na inovação dos processos operacionais é cada vez mais necessário para a garantia do sucesso e do crescimento das empresas, mas também como forma de assegurar a sobrevivência do negócio.

Não à toa, este conceito é bastante disseminado, inclusive, no curso mba em administração hospitalar e gestão em saúde.

Afinal, ainda que a implementação de ações publicitárias e de marketing sejam investimentos que prometem resultados em longo prazo, a aposta nessas inovações podem trazer grandes vantagens para a marca.

Isso porque, em conjunto com todos os benefícios descritos anteriormente, essa modernização dos processos permite também um crescimento na competitividade e a construção da vantagem comercial relevante, em relação à grande concorrência.

Sendo assim, a aquisição de conhecimentos específicos acerca da gestão de recursos humanos quantos anos é algo indispensável, para que os empresários e gestores sejam capazes de contratar os colaboradores mais aptos para desempenhar esse tipo de serviço.

Afinal, com a ajuda da realização adequada das ações de marketing e com a construção da persona da empresa, até mesmo os micro e pequenos negócios passam a conseguir disponibilizar produtos e serviços mais otimizados e mais eficientes para os clientes.

Como utilizar o marketing digital para modernizar a sua marca

A população brasileira tem obtido cada vez mais acesso a aparelhos eletrônicos – como celulares, tablets ou computadores – e a própria internet. E isso tem feito com que o comportamento dos consumidores também passe por transformações importantes.

Essas mudanças incluem desde alterações nos hábitos de consumo – que passaram a incluir a pesquisa e compra através de canais digitais –, até modificações comportamentais – tornando-os mais exigentes e imediatistas – que transformam toda a dinâmica.

Por isso, continuar utilizando as mesmas estratégias que eram aplicadas antigamente já não é o suficiente para o pleno desenvolvimento das instituições comerciais.

Neste cenário, a utilização do marketing digital se torna fundamental, tanto na compreensão dessas mudanças constantes, quanto na tomada de decisões e na adequação dos processos.

Assim, se você deseja inovar o seu negócio através da modernização dos processos operacionais, continue lendo para compreender mais sobre por que e como fazê-lo de forma efetiva.

  1. Invista na segmentação do público

Independente do tipo de tática escolhida para a realização das ações de marketing, a atenção com o tipo de público que a empresa deseja alcançar é fundamental.

Isso porque, ao investir neste tipo de inovação você propicia a construção de conteúdos mais interessantes e relevantes.

Assim, ao invés de mirar as suas campanhas publicitárias em um grupo amplo de pessoas – que podem ou não estar interessadas na compra –, com o auxílio da segmentação dos consumidores, otimiza-se os investimentos gastos nessas ações.

Para que essa estratégia seja aplicada com efetividade é preciso conseguir construir uma persona para a marca e contratar colaboradores que saibam produzir o tipo certo de conteúdo para atrair essas pessoas.

Assim, o investimento em um curso de gestão de pessoas online se torna primordial, especialmente para os micro e pequenos empreendedores.

  1. Produza conteúdos qualificados

Enquanto um dos maiores motivos para a construção da persona da empresa é o direcionamento dos investimentos para ações que produzam um maior retorno financeiro, apostar no marketing de conteúdo é valioso para:

  • Agregar valor à marca;
  • Aumentar o engajamento com o público;
  • Aumentar a taxa de conversão;
  • Construir uma comunicação mais certeira;
  • Viabilizar o solucionamento dos problemas enfrentados por esses clientes.

Isso, na verdade, mostra para as pessoas que a sua marca está mais interessada em ser útil, do que apenas em induzir a venda de um produto ou serviço.

Desta forma, os potenciais compradores terão mais confiança na marca e mais disposição para se tornar fiéis consumidores do negócio.

  1. Otimize a relevância dos materiais publicados online

Assim como foi visto no tópico anterior, a produção de textos, infográficos, e-books e outros materiais digitais são essenciais para atrair um número maior de leads e um tráfego mais acentuado para o site institucional, possibilitando um aumento de potenciais compradores.

No entanto, de pouco adianta realizar a confecção de materiais relevantes, se o público interessado não consegue encontrá-lo. E com o aumento no número de empresas digitais, a disputa por essa visibilidade se tornou ainda mais intensa.

Por isso, o investimento na integração de estratégias de SEO – Search Engine Optimization –, se tornou primordia. Afinal, essas técnicas permitem que os buscadores digitais, como o Google ou o Yahoo Search, considerem o seu conteúdo mais relevante.   

Deste modo, para expandir a sua marca no mercado e estar presente nas primeiras posições sugeridas nas pesquisas realizadas pelos clientes, é fundamental adquirir conhecimentos sobre palavras-chaves e estruturação de websites.

Também é prudente adquirir conhecimentos acerca de curso gestão de pessoas e liderança, para a contratação de pessoas aptas para essa função.

  1. Diversifique os canais de comunicação

A modernização – e ampliação – dos canais utilizados para comunicar-se com os clientes e realizar as vendas dos produtos, de forma mais rápida e descomplicada, se tornou primordial para a vida financeira de uma empresa e para seu crescimento.

Isso porque, cada vez mais os consumidores têm optado pelos canais digitais e redes sociais como meio de encontrar novas marcas, produtos e até para finalizar as compras. 

Por esse motivo, inúmeros sites têm investido na disponibilização de espaços para a criação de site ou um e-commerce dentro da própria plataforma.

Além disso, a construção de uma presença digital mais acentuada para a marca viabiliza a construção de uma troca mais aprofundada com o público e até facilita a segmentação desses potenciais compradores.

  1. Aposte no e-mail marketing

A produção de materiais em blogs e redes sociais é capaz de tornar a sua empresa mais atraente e de aumentar a visibilidade da sua marca, bem como, a sua relevância no mercado.

Contudo , é através do e-mail marketing que as conversões e a fidelização pode ser alcançadas.

O e-mail é o canal de comunicação mais pessoal que existe. Assim, utilizando deste conhecimento, pode-se direcionar conteúdos personalizados para cada tipo de perfil de comprador e até oferecer descontos ou promoções exclusivas.

Em conjunto com todos esses benefícios, o e-mail facilita também a aquisição de First-Party Cookies – que são dados pessoais dos clientes e das compras –, que são essenciais para a construção da persona e para a melhoria da experiência de compra.

  1. Mensure e acompanhe os resultados obtidos em todas as ações

Seja em um curso de gestão de recursos humanos ead ou na graduação de finanças empresariais, o acompanhamento e mensuração de dados são tidos como ações essenciais para o sucesso da marca. O mesmo se dá com as campanhas de marketing digital.

O investimento neste tipo de avaliação de informações é essencial para tornar qualquer negócio mais atrativo, pois permite que sejam feitos estudos sobre as métricas e ajustes na atuação gerencial, assim como, nos tipos de estratégias empregadas.

Assim, com o auxílio de algumas ferramentas digitais inovadoras você pode potencializar os resultados obtidos em cada um dos investimentos, reduzindo o desperdício de tempo e de recursos financeiros aplicados.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como nossa empresa de marketing pode impulsionar suas vendas, aumentar sua visibilidade online e alcançar seus objetivos de negócios.

Desenvolvemos projetos conforme as necessidades e objetivos de cada cliente, sempre com processos bem definidos e transparentes do planejamento ao controle, facilitando a comunicação com as partes interessadas e a melhoria contínua das ações de marketing implementadas.

Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind