Quando um e-mail bem elaborado chega em sua caixa de entrada, ele agarra sua atenção e sem qualquer esforço que você sabe se quer clicar nos links dele ou não. É como se você fosse sugado, e não pode resistir a tentação de dar o próximo passo.
Estes tipos de e-mails podem parecer como se eles fossem feitos em poucos minutos. Eles parecem naturais. Sim, conseguir uma mensagem equilibrada, clara e persuasiva exige um trabalho extra do profissional de marketing, mas vale a pena, pois o resultado é um e-mail mais eficaz.
Etapas para uma mensagem e-mail marketing eficaz
Agora, quais os principais elementos que um e-mail eficaz? Pense nisso como uma escada com etapas lógicas (embora muitas vezes subconscientemente tomadas).
Claro que há mais para a anatomia de um e-mail eficaz, como o rodapé. Um rodapé pode conter redes sociais, preferências, links de descadastro, etc Mas eles não são importantes para o clique principal e conversão.
Lembre-se que alguns elementos em seu e-mail têm prioridade sobre os outros:
Não estamos tentando fazer com que alguém clique na sua declaração de privacidade.
Estamos tentando fazê-los dizer sim e clicar no seu principal convite à acção (Call to Action).
Etapas lógicas
Agora pense nesses elementos como passos em uma escada. Você precisa ir de um para o outro, a fim de subir as escadas. Assim, a partir do nome e linha do assunto deve seduzir para abrir. (Micro-sim). O cabeçalho e a Headline (manchete) devem explicar o que está no seu e-mail e seduzi-lo a prestar atenção (micro sim nr 2). Em seguida, chegamos ao corpo da mensagem: texto e imagens para convencer o leitor a clicar (micro-sim 3) e, em seguida, a Chamada para ação para prosseguir para a página de destino (Sim número 4).
Torná-la mais do que uma mensagem consistente, torná-la uma mensagem persuasiva!
A natureza humana define que queremos permanecer consistentes. Em todas as áreas da nossa vida. Trabalho, ações, opiniões, é um atalho feito facilmente. Uma vez que você (sub) conscientemente decidir sobre algo que é mais fácil de repetir, a pessoa toma uma posição, ou executa uma ação, esforça-se para fazer todo o comportamento futuro combinar este comportamento passado. É um dos Princípios de Persuasão do Cialdini.
Para os e-mails persuasivos, que são voltados para realizar uma venda, o padrão de pensamento consistente deve ser “sim”. E-mails que têm todos os seus elementos alinhados para micro-sim condiciona seus leitores para o próximo passo em seu caminho de compra. A mensagem deve levar até a ação.
Evitar desalinhamento
Agora, o que muitas vezes acontece é que uma mensagem está quebrada e os micro-sim não somam. Isso é chamado de desalinhamento de e-mail. A maneira mais rápida de perder alguém em sua marcha para alcançar os resultados por e-mail é oferecer informações contraditórias.
Um exemplo:
Na linha de assunto apresentamos “grandes vendas de vestidos esta semana”.
Mas a manchete diz “todos os produtos com 30% de desconto”. Com uma variedade misturada de roupas sendo apresentado.
O email está incorreto? Não. Parece desconexo? Sim.
O primeiro sim (aberto), não é confirmado no e-mail e título. Toda vez que temos que pensar fazer para a conexão entre os elementos, perdemos uma parte do nosso público. Então isso é um grande e-mail marketing Não-Não.
Sua mensagem é muito mais poderosa se os obstáculos são removidos.
Fazer imagens dizer “sim” também
Suas imagens desempenham um papel importante no seu caminho para o sim, também. Prometendo um serviço exclusivo e mostrando uma imagem em estoque, simplesmente não diz sim. Certifique-se de suas imagens reforça a mensagem principal e mantê-las consistentes e reaparecer na página de destino. Dessa forma, as pessoas sentem que acessaram a página correta e podem facilmente continuar seu fluxo.
Micro-sim Seqüenciais
Nós mencionamos micro-sim. E como eles trabalham juntos em orientar seu leitor para a ação. Há um fator sempre importante a ser muito consciente. Micro-sim Seqüenciais.
Micro-sim sequential funcionaria assim:
Primeiro isso sim -> então isso sim -> então isso sim! -> Chamada à ação
O problema com micro-sim seqüenciais no email é que algumas pessoas podem ler seu e-mail, mas a maioria escaneia.
Assim, os elementos de e-mail, idealmente devem reforçar uns aos outros, mas também ser acessível sem contexto seqüencial.
Em outras palavras, Deixe sua manchete ser compreensível para pessoas que não leram a linha de assunto.
Deixe o seu CTA ser tão auto-explicativo quanto puder. Tenha em mente que cada vez que um elemento faz um leitor voltar, você está perdendo conversões também.
Passe pelos elementos e ve se você está recebendo o direito o Micro-sim e retire todos os não.
O produto e a camada de apresentação
Não é apenas sobre o produto ou serviço. Claro que um grande produto ajuda, mas apenas um grande produto não é suficiente para as pessoas reconhecê-lo como tal. E muito menos conseguir sua atenção. Você precisa ter uma camada de apresentação convidativa para fazer suas ofertas.
Compare-o com uma vitrine de uma loja, quanto mais convidativa for a aparência, mais pessoas entrarão na loja. Vamos ver como você pode melhorar o fluxo do seu e-mail e deixar os Micro-sim persuasivo até o seu público ficar tentado a clicar nos links dos seus e-mails para realizar a conversão.
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