Como agendar seus posts no WordPress (passo a passo)

O WordPress tem a capacidade de agendar seus posts para serem publicados futuramente. Esse recurso extremamente útil é um pouco oculto e é por isso que muitos iniciantes nem percebem isso.

Ao agendar seus posts, você nunca precisa se preocupar em publicar seus artigos em um horário específico. Você pode terminar de escrever e programá-los para ser publicados no dia e hora que você escolher.

Neste artigo, mostraremos como agendar a publicação de posts no WordPress e compartilhar algumas dicas de bônus para usar posts programados no WordPress.

Por que agendar posts no WordPress?

Para criar um blog de sucesso , a melhor estratégia é planejar seu calendário editorial e publicar artigos regularmente.

É aí que o recurso de agendamento se mostra muito útil. Você pode escrever seus artigos no seu próprio ritmo e progredir no seu calendário editorial. Depois de terminar de escrever, você pode agendar a publicação em uma data e hora específica.

Outro motivo para agendar seus posts é se beneficiar das horas de pico de tráfego. Há um certo horário em um dia em que cada site recebe o pico de usuários. Ao publicar nesse momento, você pode aproveitar o tráfego existente para aumentar suas visualizações de página.

Agora, se você vive em um fuso horário diferente dos seus leitores, isso pode ser um problema. Imagine ter o seu horário de pico às 3 da manhã onde você mora. O agendamento de posts pode ser muito útil para isso.

Agendamento de posts ajuda também quando você está saindo de férias. Você pode simplesmente agendar suas publicações no blog e aproveitar suas férias sem se preocupar em escrever e publicar conteúdo.

Agora que você entende os benefícios, vamos dar uma olhada em como agendar seus posts no WordPress.

Como agendar um post no WordPress?

É fácil agendar posts no WordPress. A opção de agendar posts no blog não é facilmente perceptível.

Depois de terminar de escrever seu post no blog, você precisa procurar na guia “Documento” na coluna da direita da tela de edição.

No painel “Status e visibilidade”, você precisa clicar no link “Imediatamente” ao lado da opção “Publicar”.

Opção agendamento de publicação noeditor de blocos do WordPress

Isto irá mostrar-lhe um campo de data e hora. Em que você pode selecionar a data e a hora em que deseja publicar este post.

Selecione a data e hora para agendar seu post no WordPress

Você pode selecionar uma data e hora futuras para agendar a publicação do seu artigo no WordPress.

Quando você seleciona uma data futura, você notará que o botão de publicação na parte superior mudará para “Agendado…”.

Basta clicar no botão Agendado e o WordPress agendará seu post.

As postagens agendadas serão publicadas automaticamente na data e hora escolhidas.

Como agendar posts no WordPress no Editor Clássico

Se você estiver usando o editor clássico do WordPress, recomendamos que você comece a usar o novo editor de blocos do WordPress, chamado Gutenberg.

No entanto, se você ainda quiser usar o editor clássico mais antigo, veja aqui como agendar os posts no WordPress.

Quando terminar de escrever seu post, procure na caixa “Publicar” na coluna da direita da tela de edição e clique no link “Editar” ao lado da opção “Publicar imediatamente”.

Definir a data de publicação usando o editor clássico

Agora mostrará as opções de data e hora. Vá em frente e insira a data e a hora em que você deseja publicar seu post no blog e clique no botão OK.

Você notará que o botão azul “Publicar” agora será alterado para “Agendar”. Vá em frente e clique no botão de agendamento para salvar suas alterações.

WordPress agora publicará o seu post na data e hora que você escolheu.

Como cancelar o agendamento de um post no WordPress?

Você pode cancelar a programação de agendamento de um post no WordPress editando o post e alterando seu status de “Agendado” para “Rascunho”.

No novo editor padrão do WordPress, você encontrará a opção de “Mudar para o rascunho” no topo. No editor clássico, você o encontrará na caixa de publicação.

Cancelar o agendamento de um post

Solucionando problemas de agendamentos de posts no WordPress

Conforme seu site cresce, você estará gerenciando e agendando regularmente os posts no WordPress. A seguir estão algumas dicas úteis que ajudarão você a gerenciar com eficiência seus posts agendados no WordPress.

Como faço para usar meu próprio fuso horário no WordPress?

Você precisa alterar as configurações de fuso horário do WordPress, para que ele use seu fuso horário preferido para publicar posts agendados.

Como visualizar todos os posts agendados no WordPress?

Basta acessar a página Posts »Todos os Posts na administração do seu WordPress e clicar no link “Agendado” em cima da tabela de posts. Ele mostrará todos os posts agendados do WordPress em fila.

O que fazer se os posts agendados no WordPress não forem publicados?

Para executar tarefas agendadas, o WordPress usa um sistema chamado WP Cron. Se o cron não puder ser executado devido a uma configuração incorreta em sua hospedagem WordPress, seus posts agendados perderão a programação e não serão publicados.

Se você perceber que seu blog é afetado por isso, você pode instalar o plug-in do WP Missed Schedule .

Também posso agendar publicação de páginas no WordPress?

Sim, você pode agendar a publicação de uma página exatamente como agendaria um post normal no blog.

Posso agendar alterações em uma publicação ou página no WordPress?

Por padrão, você não pode programar alterações em um post ou página que você já publicou. Qualquer alteração que você fizer em uma página ou post publicado se tornará ativa assim que você a salvar.

No entanto, você pode usar o plug-in Tao Schedule Update para fazer atualizações agendadas de conteúdo.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como agendar facilmente seus posts no WordPress. Você também pode querer ver o nosso guia sobre como fazer pesquisa de palavras-chave para o seu blog WordPress para encontrar ideias de posts para blog e ter mais tráfego.

Se você gostou deste artigo, então assine o nosso canal do YouTube para tutoriais em vídeo do WordPress. Você também pode nos encontrar no Twitter e no Facebook e Linkedin.