Logo após um cliente fazer uma compra on-line, surge uma importante oportunidade de marketing para transforma-lo em um embaixador de marca. Nesse momento, alguém optou por comprar um produto em seu site. Aproveite esse momento! Neste artigo, abordaremos várias coisas que você pode fazer para transformar esses clientes on-line em embaixadores da sua marca.
Aproveite essa oportunidade!
É muito fácil aproveitar esse cliente novo ou que está retornando logo um tempo depois da primeira compra. Por exemplo, você pode simplesmente pedir ao cliente, que obviamente teve uma experiência incrível de compras no seu site, para promover sua loja ou empresa. Aqui está como!
Compartilhamento social
Se você pedir ao seu cliente para promover sua empresa, torne isso o mais fácil possível. O compartilhamento social pode ser feito com dois cliques: Crie uma ótima página de agradecimento para os clientes que compram ou contratam seus produtos / serviços, e adicione alguns botões de compartilhamento social para suas redes sociais favoritas. Peça ao seu cliente para espalhar a palavra ou recomendar sua empresa. Clicar no botão do tweet ou compartilhar abrirá uma caixa com um texto predefinido sobre sua empresa, e um link para o site da sua empresa. Personalize-o adicionando o nome do produto (“Acabei de comprar o Produto X na empresa.com – é incrível!”). Se o texto for predefinido, serão literalmente dois cliques que seu futuro embaixador de marca estará disposto a fazer.
Peça depoimentos
Além de adicionar depoimentos em seu site, você também deve solicitar ao cliente que deixe uma avaliação do produto ou serviço em sites de avaliação maiores. Pense no TripAdvisor (hotéis e restaurantes), GoodReads (livros), Yelp (qualquer empresa local). Eu fiz uma viagem a uma cidade onde via sinais do TripAdvisor em todos os lugares me dizendo sobre a boa classificação que eles tinham e me pedindo para deixar meu próprio depoimento. Após uma compra ou no e-mail de confirmação que você envia, acho totalmente aceitável pedir a um cliente que deixe seu depoimento. Isso não apenas ajudará sua marca em caso de uma avaliação positiva, mas também o ajudará a monitorar o que você ainda pode melhorar.
Avaliações no Google e Facebook
Ao lado de sites especializados, como os mencionados na seção anterior, por que não pedir ao cliente para deixar um comentário na sua página do Facebook ou do Google Meu Negócio também? Google e Facebook são provavelmente os pontos de partida para qualquer pesquisa de clientes em potencial.
Valorize seus clientes
Mesmo on-line, você deve se esforçar para ser um bom fornecedor, onde conhece seus clientes pelo nome. Talvez nem todos eles no caso de milhares de clientes, mas pelo menos os 10% maiores deles. Isso significa investir novamente nesses clientes. Enviar um presente de aniversário para eles, adicionar incentivos ou descontos extras, coisas assim. Mostre a eles que você os aprecia como cliente.
Mantenha contato
Mas isso não é tudo. Fornecer excelentes serviços pós-venda levará seus clientes de volta para você. Essa poderia ser apenas uma política de devolução flexível. Ou, se você possui uma loja de violões e vende uma guitarra barata, é provável que o comprador seja iniciante. Surpreenda-o com um pequeno vídeo tutorial para acordes simples uma semana após a compra. Envie um e-mail seis meses após a compra com desconto para novas cordas de guitarra. Se você for uma consultoria, você pode enviar um boletim informativo com informações relevantes que impactam no negócio do seu cliente. Convidar eles para um Webinar mensal. É tudo tão óbvio, certo? Nesse caso, você só precisa ter em mente que o óbvio provavelmente funciona.
Conclusão
Certifique-se de que seus clientes não esqueçam de você. Além de tudo o que foi mencionado anteriormente, é absolutamente necessário que você faça o possível para oferecer a melhor experiência possível ao cliente. Entregue dentro do prazo ou suporte de qualidade. Trate o seu cliente como você gostaria de ser tratado. Faça o cliente se sentir bem-vindo na família da sua empresa!