Conheça o que é canibalização de palavras-chave

canibalização de palavras-chave

A canibalização de palavra-chave é quando que você tem vários posts de blog ou artigos no seu site que podem ser classificados para a mesma consulta de pesquisa no Google. Se você otimizar vários posts para a mesma palavra-chave, eles estarão eliminando as chances um do outro de ter melhores rankings. Aqui, explicarei por que o canibalismo de palavra-chave é ruim para o seu SEO e como você pode reconhecer a canibalização de palavras-chave e como resolvê-lo.

O que é canibalização de palavras-chave?

Se você otimizar seus artigos para palavras-chave semelhantes, poderá sofrer de canibalização de palavras-chave: estará devorando suas próprias chances de ter melhor classificação no Google. O Google mostrará apenas 1 ou 2 resultados do mesmo domínio nos resultados da pesquisa para qualquer consulta específica.

Por que o canibalização de palavra-chave é ruim para SEO?

Se você canibalizar suas próprias palavras-chave, estará competindo com você mesmo pela classificação no Google. Digamos que você tenha dois posts sobre o mesmo assunto. Nesse caso, o Google não consegue distinguir qual artigo deve ser o melhor para ocupar a melhor posição para uma determinada consulta. Como resultado, estes posts provavelmente terão rankings mais baixos.

Mas, o canibalismo de palavra-chave também pode ocorrer se você otimizar posts para palavras-chave foco que não são exatamente iguais, mas muito semelhantes. Como resultado, você pode acabar ficando com os dois artigos com rankings mais baixos.

Como identificar canibalismo de palavras-chave?

Verificar se o seu site sofre com o canibalismo de palavras-chave é bastante fácil. Você deve procurar em seu site por qualquer palavra-chave específica que você suspeitar que possa ter múltiplos resultados. 

Pesquise no Google “site: seudominio.com palavra-chave” e lhe dará uma resposta fácil para a questão de saber se você está sofrendo de canibalismo palavra-chave.

Resolva a canibalização de palavras-chave com links internos

Você pode ajudar o Google a descobrir qual artigo é mais importante, com uma boa estrutura de links internos. Você deve vincular os posts que são menos importantes à posts mais importantes para você. Dessa forma, o Google pode descobrir (seguindo os links) quais você deseja que apareçam mais rapidamente e nos melhores rankings nos mecanismos de pesquisa.

Sua estrutura de links internos poderia resolver uma parte de seus problemas de canibalismo de palavras-chave. Você deve pensar sobre qual artigo é mais importante para você e vincular os artigos de cauda longa menos importantes ao seu artigo mais importante (seu conteúdo pedra angular). 

Aprenda Mais: Você sabe o que é conteúdo pedra angular?

Mesclagem de artigos

Em muitos casos, a melhor maneira de resolver o problema de canibalização de palavras-chave é mesclando artigos. Encontre os artigos que se concentram em consultas de pesquisa semelhantes. Se dois artigos atraem o mesmo público e basicamente contam a mesma história, você deve mescla-los. Reescreva os dois posts em um único artigo incrível. Isso vai realmente ajudar no seu ranking (o Google adora conteúdo longo e bem escrito) e resolver o problema de canibalização de palavras-chave. No final, você excluirá um dos dois artigos e adaptará o outro. E não se esqueça: não basta pressionar o botão delete; sempre certifique-se de redirecionar o posts que você excluir.

Conclusão

Se o seu site ficar maior, suas chances de ter canibalismo de palavras-chave aumentam. Você estará escrevendo sobre seus assuntos favoritos e, mesmo sem conhecê-lo, escreverá artigos que acabarão parecidos. Foi o que aconteceu comigo também. De vez em quando, você deve verificar as palavras-chave que você deseja ter melhores rankings. Certifique-se de verificar se você está sofrendo de canibalismo palavra-chave. Você provavelmente precisará fazer algumas alterações na estrutura do seu site ou reescrever alguns artigos de vez em quando.

Se você gostou deste artigo, então assine o nosso canal do YouTube para tutoriais em vídeo do WordPress, SEO e Marketing Digital. Você também pode nos encontrar no Twitter e no Facebook e Linkedin.

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

Como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como nossa empresa de marketing pode impulsionar suas vendas, aumentar sua visibilidade online e alcançar seus objetivos de negócios.

Desenvolvemos projetos conforme as necessidades e objetivos de cada cliente, sempre com processos bem definidos e transparentes do planejamento ao controle, facilitando a comunicação com as partes interessadas e a melhoria contínua das ações de marketing implementadas.

Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind