Você é proprietário de uma pequena empresa com um público-alvo local. Obviamente, seu público local precisa encontrar sua loja ou escritório, e você deseja usar as mídias sociais para isso. Mas, na infinidade de plataformas de mídias social (Facebook, Linkedin, Twitter e muitos outros), você simplesmente não tem ideia de por onde começar. Então você publica algo no Facebook, tenta um tweet de vez em quando, mas nada acontece. Para proprietários de pequenas empresas, as mídias sociais podem parecer uma luta todas as vezes . E talvez essa última palavra resuma tudo: você provavelmente está apenas dedicando seu tempo extra às mídias sociais. Considerando que investir tempo real e responsável nas mídias sociais provavelmente renderá muito mais.
Investir esse tempo deliberadamente significa que você precisa descobrir algumas coisas primeiro. Vamos ajudá-lo com isso.
Quais redes sociais devo usar?
Você precisa encontrar as redes sociais que seu público-alvo usa. Caso contrário, você não poderá alcançar as pessoas certas. Existem (pelo menos) duas maneiras de descobrir quais são essas plataformas:
- Pergunte aos seus clientes quais mídias sociais eles usam. Pode ser o Twitter ou LinkedIn, mas também pode ser o Facebook ou o Instagram, dependendo do seu tipo de negócio. Basta perguntar aos seus clientes e ver qual resposta você recebe. Mas se você tem centenas de clientes por semana, esse provavelmente não é o melhor curso de ação.
- Simplesmente comece a usar uma certa rede social. E veja o que acontece. Eu prefiro esta opção sobre as alternativas. Experimente tudo, acompanhe os resultados e pare de fazer as coisas que não funcionam para sua empresa depois de alguns meses. Não desista no dia seguinte, mas defina uma meta para si mesmo e veja se consegue isso.
Leia mais: Mídia social: como criar uma estratégia para o seu negócio »
Fatores que influenciam as redes sociais para pequenas empresas
Há muitas coisas para ter em mente quando você pensa nos planos para redes sociais como proprietário de uma pequena empresa. Seus resultados dependerão da plataforma que você escolheu, mas os três fatores abaixo também definitivamente contribuem.
Dê-lhe tempo
Mantenha as expectativas sob controle: seus seguidores sociais não crescerão da noite para o dia. Não espere que as pessoas o sigam logo após criar um perfil. Você precisa investir o tempo que falamos. Não basta criar um perfil e não investir tempo. O investimento em tempo real deve começar logo depois disso.
Crie conteúdo relevante
Você precisa se certificar de que vale a pena compartilhar suas mensagens / menções / promoções / artigos. Em outras palavras, seu conteúdo, em geral, deve ser relevante e valer a pena. Na ShiftMind, tentamos publicar cinco artigos por semana, mas apenas se tivermos algo que merece publicação. Preferimos pular um dia do que publicar algo que poderia sair pela culatra (por exemplo) nas mídias sociais, devido à falta de relevância.
A necessidade de relevância pode impedir que certas empresas usem as mídias sociais. As pessoas costumam dizer:
“Mas não tenho nada que valha a pena compartilhar.”
Isso não faz sentido. Se você é bom no que faz, terá projetos, depoimentos, fotos e citações que vale a pena compartilhar. Não há necessidade de escrever novos posts todos os dias, basta encontrar algo de que você se orgulha e compartilhá-lo. E se você deseja iniciar um blog, temos algumas dicas de conteúdo para se inspirar.
Não desista
O terceiro fator que influencia as mídias sociais para pequenas empresas é a determinação. Para funcionar corretamente, a mídia social para pequenas empresas deve ser um processo contínuo de publicação e engajamento. Dizer “eu tentei as mídias sociais e isso não é para mim” não mostra determinação. Você pode ter experimentado o LinkedIn e não é sua xícara de chá. Isso é bom. Mas talvez o Facebook seja. E talvez postar no Facebook não seja para você, mas participar de grupos do Facebook pode ser. Chamo de besteira * na afirmação de que “a mídia social não é coisa para você”. Você provavelmente simplesmente não encontrou o meio ou a plataforma certa.
Leia mais: Baixar vídeo do tiktok »
Uso de redes sociais para pequenas empresas
Deixe-me examinar algumas redes sociais e dar algumas idéias sobre como usá-las. Este não é um modelo para sua própria estratégia de redes sociais: o uso real dependerá do seu tipo de negócio e do tempo que você estiver disposto a investir em mídia social. Aqui estão algumas idéias:
Hashtags. As hashtags permitem conectar seu tweet a um assunto individual, sem a necessidade de adicionar uma introdução abrangente. Ele está sendo usado para twittar sobre programas de televisão como #GoT ou cidades como #saopaulo. Adicionar especialmente o nome da sua cidade a um tweet fará com que você receba atenção local. Podemos confirmar que isso funciona mesmo para #diadema , a pequena cidade em que estamos localizados.
Pesquisa Avançada. Se você estiver procurando uma maneira de se envolver em conversas locais relevantes, tente a opção de pesquisa avançada no Twitter . Ele permite que você pesquise qualquer assunto que desejar, na área desejada . Veja a imagem abaixo.
Primeiras coisas: sua empresa já está no Facebook? Eu recomendo adicioná-la como uma empresa ou local. O Facebook tem 1,94 bilhão de usuários ativos mensais e 1,28 bilhão de usuários ativos diariamente em média (Fonte: Facebook ). O Facebook é enorme. Só isso já deve ser motivo suficiente para adicionar sua empresa ao Facebook. E adicionar sua empresa ao Facebook não é tão difícil . É um esforço relativamente pequeno quando se trata de mídia social para proprietários de pequenas empresas.
Promova sua página para seus amigos pessoais, curta e compartilhe atualizações e fotos. Observe que, para postagens de vendas (“Compre nosso produto!”), Você tem uma chance maior de sucesso se ” impulsionar ” sua postagem um pouco. O aumento pode ser feito para um público especificado, com o local sendo um dos filtros.
Outro motivo pelo qual o Facebook é uma opção atraente para seus esforços de mídia social é o Grupos do Facebook. Existem Grupos no Facebook sobre quase tudo. Com uma rápida pesquisa por grupos do Facebook mostra quanta variedade existe:
Pokemon Go, apoiadores de refugiados, Saab, corrida – você cita o assunto, e o Facebook tem um grupo para você. Normalmente, também existem grupos de rede para pessoas de negócios locais. Basta pesquisar e encontrar o grupo que se adapta às suas necessidades. Apresente-se e a sua empresa e participe de discussões. Essa é uma maneira fácil e econômica de promover você e sua empresa para um público local.
Você tem imagens ou fotos de produtos que valem a pena compartilhar? Nesse caso, o Instagram pode ser a rede social para você. O Instagram funciona com hashtags, assim como o Twitter. Uso aplicativos de hashtag como o Tag o’Matic para encontrar as hashtags corretas que correspondem ao seu conteúdo. As hashtags no Instagram funcionam como um encanto ao adicionar conteúdo local. Um exemplo:
Levei 30 segundos para encontrar 15 hashtags locais relevantes usando esse último aplicativo. O Instagram permite que você use até 30 hashtags por post. Use-os para sua vantagem!
Obviamente, existem muito mais plataformas de mídia social para pequenas empresas. Mas não quero sobrecarregá-lo com opções agora. Uma coisa que eu gostaria de mencionar é que sites de avaliação como o Yelp e o TripAdvisor também são sites sociais. Eles não devem ser esquecidos se sua empresa for mencionada nesses sites. Certifique-se de monitorar suas menções e agir sobre elas, se necessário. Isso também é ser social!
O LinkedIn é uma potência quando se trata de geração de leads para marketing B2B. Com mais de 600 milhões de membros globais, o LinkedIn dará acesso aos tomadores de decisão em seu setor. De fato, o LinkedIn:
- É utilizado por um em cada três profissionais do mundo,
- É o canal nº 1 para distribuir conteúdo,
- Direciona mais tráfego para blogs e sites B2B do que outras plataformas de mídia social,
e o LinkedIn é considerado a plataforma de mídia social mais eficaz para geração de leads B2B.
O LinkedIn é tão eficaz porque é a melhor plataforma de construção de relacionamentos. Com um número tão grande de profissionais, proprietários de empresas e executivos usando a plataforma, o LinkedIn oferece acesso segmentado ao seu mercado-alvo. Ele também fornece as ferramentas para encontrar, conectar e criar um relacionamento com elas. Isso aumenta drasticamente a eficácia de seus esforços de vendas e reduz a duração do seu ciclo de vendas.
Com um perfil completo e de aparência profissional e um plano diário de geração de leads no LinkedIn em mãos, em apenas 20 a 60 minutos por dia (dependendo do setor e das metas), você ou sua equipe de vendas podem começar a vender socialmente para preencher seu funil de vendas com o seu clientes ideais.
E-book – Tudo sobre Automação de Marketing
E-book – Tudo sobre Automação de Marketing
Mais Informações
Mensure seus esforços nas mídias sociais
Manter o controle de seguidores e alcance fornece é uma indicação do quanto sua estratégia está funcionando. Concentre-se nos números que informam sobre o engajamento, para ver o quanto as redes sociais realmente ajudam a construir sua comunidade. Aqui vamos nós:
- Insights do Facebook: obtenha 30 curtidas e o Insights estará disponível. Depois de 100 curtidas na sua página, você pode até comparar seus números com a concorrência.
- Twitter Analytics: Veja quem são seus influenciadores: as pessoas que gostam de seus tweets e têm seguidores agradáveis. Encontre influenciadores locais e familiarize-se com eles: peça para eles twittarem sobre você de vez em quando.
- Iconosquare para Instagram: Como ainda não existe uma análise adequada para o Instagram a partir do Instagram, confio no Iconosquare para isso. Use-o para encontrar a melhor hora para postar e ver que tipo de conteúdo funciona melhor para sua empresa.
Verifique você mesmo essas ferramentas. Fique de olho nas tendências e no engajamento, pois isso é a coisa mais importante na minha opinião.
A estratégia óbvia de mídia social funciona melhor
Quero deixar você com duas considerações finais aqui:
Poste conteúdo atraente, porque essa é a melhor maneira de criar uma audiência. Parece simples, mas é bem difícil. Não tenha medo de experimentar aqui. Geralmente, histórias pessoais levam ao maior e melhor envolvimento. Dito isto, as imagens da vida no escritório da ShiftMind nas mídias sociais geralmente levam a perguntas sobre os nossos serviços de marketing digital para PME. Mantenha a mente aberta e ajude qualquer cliente com qualquer pergunta que tenha, relacionada ou não. O envolvimento conta, não o assunto da sua postagem.
Seus funcionários são seus embaixadores da marca nas mídias sociais. Eles amam sua empresa, gostam de trabalhar lá e têm mais chances de compartilhar muito do seu conteúdo social, se não todos. Seus funcionários criam esse efeito local de bola de neve. Afinal, a maioria de suas conexões no Facebook provavelmente / geralmente vive na mesma área geográfica que você. Reconheça isso e fique ciente do valor dessas ações ‘internas’.
Por enquanto é isso! Tenho certeza de que convenci você de que, mesmo como uma pequena empresa, investir algum tempo e esforço em sua estratégia de mídia social e será recompensado. Então vá em frente! E sinta-se à vontade para deixar dúvidas ou pensamentos sobre mídias sociais para pequenas empresas nos comentários!