O e-commerce é uma modalidade de compra e venda pela internet que tem conquistado muitas pessoas, tanto clientes quanto empreendedores.
Isso porque os consumidores têm o conforto e a facilidade de comprar tudo o que precisam e receber os produtos em casa, enquanto os empreendedores têm a chance de abrir o seu próprio negócio, sem fazer grandes investimentos.
Mas assim como qualquer outro negócio, é necessário investir em algumas estratégias de marketing para impulsionar as vendas. Então, neste artigo, vamos mostrar quais são as melhores ações para colocar em prática na loja virtual. Confira!
Conheça as vantagens do e-commerce
Muitas pessoas investem no e-commerce para ter uma renda extra, mas com as estratégias certas, ele pode se tornar a principal fonte de renda. Com isso, muitas pessoas se redescobriram no mercado de trabalho.
As vantagens trazidas por ele também mostram porque esse setor tem crescido tanto. E dentre as principais, temos:
- Baixo custo;
- Vendas 24/7;
- Opções de pagamento;
- Maior alcance.
A primeira vantagem é o baixo custo, visto que para abrir uma loja virtual de rótulos personalizados, por exemplo, você só precisa de uma plataforma de vendas, ao contrário de uma loja física, em que você paga aluguel e outras contas, como água e luz.
As pessoas podem comprar 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, isso significa que o lucro entra facilmente. Essas plataformas também oferecem várias opções de pagamento, como cartão de crédito, débito, boleto e transferência bancária.
Além de tudo isso, você pode vender para pessoas do mundo todo, não se limitando apenas a uma região, como acontece com a loja física.
Só que para ter acesso a todas essas vantagens, é necessário investir nas estratégias de marketing certas. E vamos falar mais sobre isso a seguir.
Melhores estratégias para e-commerce
O marketing digital é uma necessidade hoje em dia, mas ele é ainda mais importante para uma loja virtual, pois ela depende da web para vender.
Assim sendo, a sua plataforma pode adotar as mesmas estratégias de uma gráfica de impressão em grandes formatos ou de qualquer outra empresa, tais como:
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia que educa o público por meio de materiais úteis e segmentados, que transmitem confiança, credibilidade e autoridade para o público-alvo.
As plataformas que investem em conteúdos de valor recebem até 5 vezes mais visitas, de acordo com uma pesquisa do E-commerce Trends. Isso acontece porque esses materiais são orgânicos e facilmente encontrados pelas pessoas em uma busca na internet.
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Mais Informações
SEO
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, um conjunto de estratégias que otimizam as páginas do site, para que elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
Por exemplo, quando uma empresa de revisão de impostos investe nelas, garante uma boa experiência ao usuário, e por isso vai aparecer na primeira página de resultados.
Então, para trabalhar o SEO da sua plataforma, invista em um design responsivo para ela, faça uso estratégia de palavras-chave, inclua links internos dos posts do blog, URL amigável e carregamento rápido das páginas.
E-mail marketing
O e-mail marketing é uma ferramenta de comunicação poderosa, e com ele seu e-commerce se insere em um ambiente mais reservado de comunicação com o cliente.
Sua plataforma e-commerce pode enviar diferentes tipos de conteúdo, como newsletter, e-mails de pós-venda, confirmação de compra e alertas sobre promoções.
Para a estratégia funcionar, é necessário contar com uma boa base de contatos e uma ferramenta de automação, para enviar conteúdos de acordo com a etapa em que o cliente se encontra na jornada de compra.
Redes sociais
Estar nas redes sociais é essencial para que qualquer e-commerce, como uma escola virtual de cursos tecnicos, possa se relacionar com o público e divulgar a sua marca.
Por meio das redes sociais, é possível criar diferentes tipos de anúncios, segmentar o público, mensurar o desempenho das postagens, identificar hábitos de consumo e melhorar o atendimento ao cliente.
Conclusão
As plataformas e-commerce vieram para facilitar a vida tanto dos clientes quanto dos empreendedores, e elas podem contar com o auxílio das estratégias de marketing, como as que vimos ao longo deste conteúdo.
Comprar pela internet deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade, e com o avanço dos smartphones, essa prática pode substituir as vendas físicas.
Então, tanto para uma renda extra quanto para uma fonte de renda principal, investir em uma loja virtual significa acompanhar o futuro e conseguir ótimos lucros.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.