Por que se concentrar em palavras-chave de cauda longa?

palavras-chave de cauda longa

Concentrar-se em palavras-chave de cauda longa é uma ótima tática de SEO. Palavras-chave de cauda longa são palavras-chave ou frases-chave que são mais específicas – e geralmente mais longas – do que as palavras-chave mais pesquisadas. Palavras-chave de cauda longa recebem menos tráfego de pesquisa, mas geralmente têm um valor de conversão mais alto, pois são mais específicas. Eles permitem que você gradualmente consiga mais tráfego e seja encontrado por públicos novos e motivados.

Para realmente lucrar com uma estratégia de palavras-chave de cauda longa, você deve ter uma visão clara de sua empresa, seu produto e seu website. Aqui, vou explicar o que são palavras-chave de cauda longa e mostrar como entender seu próprio produto ajuda a usar essa estratégia e por que você deve se esforçar.

O que são palavras-chave de cauda longa?

Palavras-chave de cauda longa são mais específicas e menos comuns do que outras palavras-chave. Elas se concentram mais em um nicho. O termo palavra-chave de cauda longa vem do livro A Cauda Longa, de Chris Anderson (ver à parte). Neste livro, Chris Anderson mostra que há um mercado para praticamente todos os produtos. Em alguns casos, no entanto, esse mercado é realmente muito pequeno. A vastidão da internet, no entanto, faz com que o seu nicho de mercado, ou o seu nicho de blog, seja rentável.

A Cauda Longa
Palavras-chaves de cauda longaRecomendo ler o livro A Cauda Longa, de Chris Anderson. A Cauda Longa discute o surgimento de mercados (especificamente mercados na internet) com suprimentos ilimitados. Isso significa que a demanda existe para praticamente todos os nichos, embora essa demanda possa se tornar muito pequena. Um bom exemplo pode ser uma jukebox com 10.000 músicas. Uma quantidade muito pequena de músicas será tocada com muita regularidade, enquanto uma quantidade muito grande de músicas será tocada poucas vezes. No entanto, a pesquisa mostra que praticamente todas as músicas (cerca de 98%) são reproduzidas em algum momento. A demanda por essas músicas (que são grandes em número) é muito pequena, mas existe. Quase todas as músicas serão tocadas em algum momento. Com o surgimento da Internet, os possíveis públicos-alvo tornaram-se muito grandes, mesmo que o produto seja desejado apenas por uma porcentagem muito pequena das pessoas. A amplitude da internet, assim, torna o seu produto de nicho lucrativo e o ranking das palavras-chave de cauda longa é importante.

Um assunto principal

A maioria dos blogs tem um assunto principal – isso é chamado de termo principal ou palavra-chave principal. Blogs de mães falam geralmente sobre crianças e vida familiar; blogs de comida são sobre comer, restaurantes e receitas. Nosso blog é sobre Marketing Digital. Nós até nomeamos blog de Marketing Digital . Então, todos os posts do nosso blog são sobre Marketing Digital, ou sobre tópicos relacionados a Marketing Digital.

O tema principal do seu blog ou site é a palavra-chave número um (ou frase-chave) que você quer que as pessoas usem para encontrar você. No nosso caso, Marketing Digital. Imagine-se com um blog de comida sobre comida italiana caseira. Você gostaria de ser encontrado em um termo de pesquisa como [comida italiana caseira]. Com isso você seria praticamente o número um.

Muitos assuntos de cauda longa

Você não pode, no entanto, otimizar todas as postagens do blog para o mesmo termo [comida italiana caseira], mesmo que todos os posts do seu blog sejam sobre comida italiana caseira. Em vez disso, você deve escrever um número inteiro de posts sobre todos os tipos de variantes de cauda longa do seu termo de pesquisa número um. No exemplo do blog de culinária, você poderia escrever sobre todos os tipos de coisas deliciosas: massa italiana caseira, saladas italianas caseiras, torta italiana caseira. Estas podem ser suas principais categorias.

Seu blog pode até ser mais longo. Você poderia escrever sobre: ​​espaguete à bolonhesa caseiro italiano, lasanha italiana caseira e assim por diante. Você encontrará todas essas palavras-chave se tiver feito sua pesquisa de palavras-chave corretamente.

Linkar da cauda para a cabeça!

Se você otimizar sua postagem de blog para diferentes variantes de cauda longa, você deve vincular essas postagens de blog de cauda longa a suas páginas de categoria mais ‘cabeça’ e a partir dessas páginas de categoria para as páginas mais impressionantes: seu conteúdo pedra angular. Lembre-se: sempre ligue da cauda à sua cabeça! Dessa forma, você mostra ao Google como é a estrutura do seu site e qual das suas páginas é mais importante. Certifique-se de que suas páginas mais incríveis tenham uma classificação alta no Google.

Por que se concentrar em palavras-chave de cauda longa?

É muito mais fácil classificar palavras-chave de cauda longa do que palavras-chave mais comuns, porque menos sites concorrem por classificações altas nas páginas de resultados do Google. Quanto mais longos e específicos forem os termos de pesquisa, mais fácil será classificar o termo. Por causa da vastidão da internet, é mais fácil encontrar o seu público para o seu nicho específico. Concentrar-se em um grupo de palavras-chave de cauda longa resultará em uma grande quantidade de tráfego. Continue lendo para descobrir como escolher palavras-chave que atrairão tráfego.

Outro benefício de se concentrar em palavras-chave de cauda longa é que, embora essas palavras-chave sejam menos usadas na pesquisa, o visitante que encontra seu site usando-as tem maior probabilidade de comprar seu serviço ou produto.

Atualmente, estou procurando uma posada em Ubatuba para passar nossas próximas férias de verão. Comecei minha pesquisa com o termo “férias Ubatuba”. Depois de algumas pesquisas, descobri rapidamente que queria ir para a “praia grande” em Ubatuba e preferia uma casa. Minha busca ainda continua, mas agora eu uso termos como [casas para alugar em ubatuba]. Uma palavra-chave de cauda longa. Usando essa palavra-chave, encontrei novos sites, que se assemelhavam mais aos meus desejos de férias. As chances de eu reservar minhas férias aumentaram bastante.

Então, por que sua missão é importante?

Se você quer vender algo, você deve simplesmente ter um bom produto! E você deve estar bem ciente do que seu produto ou seu site oferece ao seu público … o que o torna especial. Se você conhece e entende isso, será muito mais fácil fazer com que seu público goste e compre suas coisas. Você deve, portanto, levar algum tempo para pensar sobre a singularidade do seu produto e escrever isso.

Talvez você venda cruzeiros para Fortaleza. Você oferece excelentes instalações para crianças, tornando os cruzeiros especialmente adequados para pais jovens ou mães solteiras. Oferecendo grandes cruzeiros para Fortaleza para mães solteiras pode ser a exclusividade do seu serviço. Esta é a sua missão, o seu nicho, é isso que você tem para oferecer ao seu público! Certifique-se de anotar sua missão em palavras que são usadas e entendidas pelo seu público.

Competitividade do mercado

Em alguns mercados, é realmente difícil de classificar. Alguns mercados são altamente competitivos, com grandes empresas dominando os resultados da pesquisa. Essas empresas têm um orçamento muito grande para gastar em marketing em geral e SEO especificamente. Ranking nesses mercados é difícil. Você não poderá competir com um orçamento pequeno em um mercado como o setor de viagens usando termos de pesquisa como o [cruzeiros para fortaleza].

No entanto, se você tiver sua missão clara, você deve ser capaz de definir o que faz com que seu produto ou site se destaque nesse mercado. Você deve ser capaz de encontrar o seu nicho . E você deve usar SUA missão para começar a classificar! Tomando o meu exemplo de cruzeiros para mães solteiras para fortaleza significaria que você deve se concentrar no termo menos competitivo [mãe solteira cruzeiros fortaleza]. Mais uma vez, use palavras que são usadas pelo seu público-alvo (e evite termos difíceis).

O próximo passo: conteúdo incrível

Depois de ter feito sua pesquisa de palavras-chave e você sabe quais palavras-chave você gostaria de classificar, você terá que começar a criar conteúdo. Criar conteúdo pode ser bastante desafiador.

Continue lendo: Pesquisa de palavra – chave: o guia final »

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind