Pesquisa de palavras-chave: Guia Completo

pesquisa de palavras

Antes de escrever conteúdo, você terá que decidir quais as palavras-chave para as quais você deseja ser encontrado. Você terá que entrar na cabeça das pessoas e descobrir quais as palavras-chave que eles usam durante a busca. Eventualmente, você pode usar exatamente essas palavras-chave em seu conteúdo e certificar-se de começar a conquistar classificações para elas. A pesquisa de palavra-chave é o primeiro passo no SEO copywriting e uma parte essencial de qualquer estratégia de SEO. Neste guia final, vou guiá-lo através dos muitos passos na pesquisa de palavras-chave.

O que é pesquisa de palavras-chave?

Antes de começar a explicar o processo de pesquisa de palavras-chave, explicaremos os conceitos mais importantes.

A pesquisa de palavra-chave pode ser definida como a atividade que você realiza para encontrar uma extensa lista de palavras-chave que você gostaria de classificar nos mecanismos de buscas.

A estratégia de palavras-chave pode ser definida como todas as decisões que você toma com base nessa pesquisa de palavras-chave.

Frases-chave são palavras-chave que consistem em várias palavras. Nós tendemos a usar a palavra-chave o tempo tudo, mas não significa necessariamente que seja apenas uma palavra. “SEO” é uma palavra-chave, assim como “Google Analytics plugin”. As palavras-chave podem conter várias palavras! Nos referiremos a essas frases-chave como palavras-chave ao longo deste guia.

As palavras-chave de cauda longa são mais específicas e menos comuns. Elas se concentram mais em um nicho. Os termos de pesquisa mais longos (e mais específicos) são (geralmente) o mais fáceis de conquistar classificações. As palavras-chave que são mais específicas (e muitas vezes mais) são geralmente chamadas de palavras-chave de cauda longa.

A palavra-chave “Foco” é a palavra-chave ou a frase-chave para a qual você deseja que sua página seja encontrada.

Por que fazer pesquisa de palavra-chave é importante?

A pesquisa adequada de palavras-chave deixará claro quais as palavras-chave são usadas pelo público-alvo. E isso é de grande importância. Na ShiftMind, nos encontramos regularmente com clientes que possuem um conjunto específico de palavras que usam ao fazer referência aos seus produtos, enquanto o público-alvo usa um conjunto de palavras completamente diferente. Os sites desses clientes não são encontrados por causa de uma incompatibilidade na utilização de palavras.

Otimizar para palavras-chave que as pessoas não usam não faz sentido. Fazer uma boa pesquisa de palavras-chave garante que você use as palavras que seu público-alvo usa e, isso faz toda a diferença no esforço de otimização de site.

Fazendo pesquisa de palavras-chave

Na nossa opinião, a pesquisa de palavras-chave tem três etapas. Primeiro, você anota a missão do seu negócio. Em seguida, você faz uma lista de todas as palavras-chave para as quais você deseja ser encontrado. Finalmente, você cria landing pages para todas as palavras-chave. Neste guia final, nós o levaremos através dessas três etapas com muito mais detalhes.

Nós o guiaremos por todo o processo de execução da pesquisa de palavras-chave passo a passo. Vamos dar dicas práticas para começar facilmente sua própria pesquisa de palavras-chave.

Passo 1: qual é a sua missão?

Antes de começar qualquer coisa, você terá que pensar sobre sua missão. Você deve pensar em perguntas como: quem é você? Sobre o que é o seu site? O que o torna especial? E que promessa você faz no seu site?

Muitas pessoas podem não conseguir responder essas perguntas efetivamente no início. Você precisa descobrir o que faz você se destacar do resto. Então, use seu tempo e, literalmente, anote sua missão em um pedaço de papel. Um computador ou um iPad também o ajudará. Uma vez que você possa responder estas questões detalhadamente, você tomou o primeiro e mais importante passo na sua estratégia de palavras-chave.

Considere: a competitividade do mercado
Se a sua missão se revelará genial o suficiente para vender seus produtos para as pessoas, depende em grande parte do mercado em que você está. Alguns mercados são altamente competitivos, e as grandes empresas dominam os resultados da pesquisa. Essas empresas têm um orçamento muito grande para gastar em marketing em geral e SEO especificamente. A concorrência nesses mercados é difícil, portanto, o ranking nesses mercados também é difícil.

Talvez você venda cruzeiros no Havaí. Você oferece excelentes instalações para crianças, tornando os cruzeiros especialmente adequados para pais jovens ou solteiros. Oferecer excelentes cruzeiros para o Havaí para pais  jovens poderia muito bem ser a singularidade do seu serviço. Procure o que faz com que o seu produto se destaque da competição. Esta deve ser sua missão, seu nicho; Isto é o que você tem para oferecer ao seu público!

Começando em um mercado competitivo, provavelmente significa que você deve começar pequeno. Uma vez que você possui uma pequena parte desse nicho e se torne um grande nome no negócio de cruzeiros para o Havaí, você poderia tentar subir de nível e vender seus cruzeiros para um público maior (mais geral). Sua missão também se tornará muito mais geral.

Passo 2: faça uma lista de palavras-chave

O segundo passo para fazer sua pesquisa de palavras-chave é criar uma lista de palavras-chave. Com a sua missão em mente, você deve tentar entrar nas cabeças de seus potenciais compradores. O que estas pessoas estarão procurando? Que tipo de palavras-chave, usam para encontrar o seu serviço ou produto? Pergunte a si mesmo estas perguntas e anote quantas respostas você puder.

Se a sua missão for objetiva, você terá uma imagem bastante clara do seu nicho e seus pontos de venda exclusivos (como coisas que definem seus negócios para além dos outros). Estes são os termos para os quais você está em condições de ser encontrado.

Ferramentas que você pode usar

Fazer uma lista de possíveis termos de pesquisa permanece difícil. E até alguns anos atrás, fazer a pesquisa de palavras-chave foi muito mais fácil. Antigamente você poderia simplesmente verificar o Google Analytics para ver as palavras-chave para os quais as pessoas encontraram seu site. Infelizmente, isso não é mais possível. Então, você está no escuro sobre as palavras-chave que as pessoas usam nos motores de busca para chegar ao seu site. Felizmente, ainda existem algumas outras ferramentas que tornam sua pesquisa de palavras-chave um pouco mais fácil. Leia nossa publicação sobre ferramentas que você pode usar em sua pesquisa de palavras-chave para obter mais dicas e truques.

Considere: certifique-se de que as palavras-chave se encaixam ao seu site
Esteja ciente de que você deve ser encontrado para as palavras-chave que se encaixam no seu site. Se ficase-mos loucos e fizermos o nosso melhor para deixar a shiftmind.com.br na primeira página do Google para iates de luxo, as pessoas ficariam bastante decepcionadas ao encontrar nosso site. Provavelmente, eles voltarão instantaneamente para o Google. O ranking de iates de luxo, no nosso caso, levará a uma taxa de rejeição maciça. E uma alta taxa de rejeição diz ao Google que as pessoas não encontram o que estão procurando com base nesse termo de pesquisa. Isso inevitavelmente levará a um ranking mais baixo em iates de luxo para o nosso site (e totalmente justificado, não sabemos nada sobre iates de luxo).

Passo 3: construir landing pages

O terceiro passo para uma estratégia de palavras-chave de longo prazo é criar incríveis landing pages para todas as palavras-chave para as quais você deseja ser encontrado. Recomendamos que você faça isso de maneira bem estruturada. Comece colocando a lista de palavras-chave que você criou em uma tabela. Uma tabela (use, por exemplo, o Excel ou LibreOffice Calc) força você a configurar uma estrutura e a criar uma landing pages para todos os termos de pesquisa que você criou. Coloque os termos de pesquisa na primeira coluna e adicione colunas nas quais você coloca os diferentes níveis da estrutura do seu site.

Construa uma landing page para cada termo de pesquisa que você criou. Você não precisa criar todas essas páginas imediatamente. Isso poderia muito bem ser uma coisa de longo prazo. Quanto mais específico for seu termo de pesquisa, mais adiante será exibida na estrutura do site a landing page desse termo.

Depois de completar sua pesquisa de palavras-chave, você deve ter uma visão geral clara das palavras-chave que as pessoas usam e que você deseja que as páginas do seu site sejam encontradas. Esta visão geral deve funcionar como orientação para escrever conteúdo em seu site.

Leia mais: “Como limpar a estrutura do seu site” »

Estratégia de palavras-chave de longo prazo

Nenhum site deve confiar em uma única palavra-chave ou uma frase-chave para o seu tráfego. Você deve usar sua missão como ponto de partida, tome nossas três etapas na pesquisa apropriada de palavras-chave e trabalhe em uma base sólida: uma estratégia de palavras-chave. Nesta seção do nosso guia final, explicaremos por que é importante ter uma estratégia de palavras-chave de longo prazo.

Quantas palavras-chave?

É muito difícil dar um número exato de palavras-chave nas quais você deve se concentrar. E, novamente, é muito simples. Você só precisa ter um grande número, um número tão grande que é viável para você. Mais de 1000 palavras-chave provavelmente são mais do que você pode trabalhar.

Mesmo se você for um negócio razoavelmente pequeno, você provavelmente acabará com algumas centenas de palavras-chave. Mas você não precisa ter páginas para tudo isso imediatamente. A grande coisa sobre ter um Content Management System (CMS) como o WordPress ou Joomla é que você pode adicionar conteúdo de forma incremental. Pense sobre quais palavras-chave você gostaria de classificar por enquanto, e quais não são tão importantes (ainda). Faça algum tipo de prioridade e planeje a criação do seu conteúdo.

Estratégias de pesquisa de palavras-chave ad hoc

Em um mundo ideal, você faria sua pesquisa de palavras-chave, faria uma bela tabela e criaria landing pages. A estrutura do seu site seria impecável e você escreveria e escreveria todos os dias tornando o seu site mais alto e mais alto no Google. Infelizmente, vivemos no mundo real.

Claro, sua pesquisa de palavras-chave nem sempre será tão extensa. E algumas postagens ou artigos não são escritos como parte de uma estratégia incrível, mas apenas porque o assunto estava em uma notícia ou você teve alguma inspiração. É assim que essas coisas funcionam. Mas isso não precisa ser um problema.

Se você está escrevendo algo que não se encaixa na sua estratégia (exatamente), isso não significa que você não deveria tentar obter ranking de para esse conteúdo. Talvez você possa usá-lo para classificar em algo que se relaciona remotamente com os termos na lista de sua estratégia de palavras-chave. Use ferramentas como Google Trends para escolher qual palavra-chave você gostaria de classificar. Pelo menos, leva algum tempo para pensar sobre como adequar ao seu artigo ou blog na sua estratégia. Afinal, se você estiver escrevendo conteúdo valioso, você também pode melhorar o seu ranking!

Importância da estratégia de palavras-chave de longa cauda

Concentrar-se em palavras-chave de cauda longa deve ser uma parte importante de uma estratégia de pesquisa de palavras-chave de longo prazo. As palavras-chave de cauda longa são palavras-chave ou frases-chave que são mais específicas (e geralmente mais longas) do que palavras-chave de “cabeça” mais comuns. As palavras-chave de cauda longa obtêm menos tráfego de pesquisa, mas geralmente têm uma conversão mais alta, pois se concentram em um produto ou assunto mais específico.

Exemplo de cauda longa: [vestido preto pequeno perfeito para pequenas], [vestido pequeno preto], [vestido preto simples], [roupa preta negra] e [vestido preto com mangas].

Palavras-chave de foco múltiplo

Palavras-chave de foco múltiplo são palavras-chave / frases ou sinônimos que estão intimamente relacionados e compartilham a mesma intenção de pesquisa. As palavras-chave ou sinônimos de foco múltiplo, refletem a variedade de linguagem que as pessoas usam para procurar sobre o mesmo assunto, ao fazê-lo, traz mais tráfego para a página do seu site que é mais relevante para o pesquisador.

Neste caso é melhor incorporá-los em um único artigo do que criar vários artigos em torno do que é, essencialmente, o mesmo assunto. Ter muitas páginas que cobrem o mesmo assunto pode ser caro, demorado e desnecessariamente inchar seu site e colocar suas páginas em concorrência direta um com o outro pelo mesmo tráfego.

Exemplo de palavras-chave / frases de foco múltiplo: [viagem rodoviária ao Sul da Amazônia] e [viagem rodoviária ao norte da Amazônia] elas compartilham a mesma intenção de busca [viagem rodoviária a Amazônia].

Conclusão sobre pesquisa de palavras-chave para SEO

Fazer pesquisa de palavras-chave deve ser o início de qualquer estratégia de SEO sustentável. O resultado da pesquisa por palavras-chave será uma extensa lista de palavras-chave para as quais você gostaria de ser encontrado. A parte mais difícil ainda está para começar: a escrita do conteúdo. Você deve escrever artigos em cada palavra-chave para a qual você gostaria de ser encontrado. Isso será um grande desafio!

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

Como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como nossa empresa de marketing pode impulsionar suas vendas, aumentar sua visibilidade online e alcançar seus objetivos de negócios.

Desenvolvemos projetos conforme as necessidades e objetivos de cada cliente, sempre com processos bem definidos e transparentes do planejamento ao controle, facilitando a comunicação com as partes interessadas e a melhoria contínua das ações de marketing implementadas.

Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind