Otimização diária do SEO: 6 tarefas para sua rotina

Muitos de vocês acessam seu site todos os dias ou, pelo menos, uma vez por semana. Mas, se você está gerenciando uma pequena empresa ou um blog individual, não pode (sempre) gastar muito tempo no seu SEO, você tem outras coisas a fazer! Aqui, discutimos várias coisas pequenas, mas impactantes, nas quais você deve tentar trabalhar diariamente ou semanalmente para manter seu SEO no caminho certo.

Estratégia de SEO a longo prazo

Antes de nos aprofundarmos nas tarefas diárias e semanais de SEO, devemos enfatizar a importância de ter uma estratégia de SEO de longo prazo. Embora seja bom ter uma lista de tarefas rápidas de SEO, fique de olho no quadro geral. Você deve basear sua estratégia em uma extensa pesquisa de palavras-chave, analisar as intenções de pesquisa, definir metas e analisar o desempenho do site. SEO holístico é muito trabalhoso, mas no final vai valer a pena!

Nos dias em que você tem apenas cerca de uma hora para gastar no seu site, considere realizar uma das seguintes tarefas.

  • 1. Verifique se o seu conteúdo esta atualizado
  • 2. Trabalhe em sua estrutura de ligação interna
  • 3. Faça a manutenção do seu site
  • 4. Trabalhe no seu SEO técnico
  • 5. Acompanhe suas análises
  • 6. Mantenha sua presença nas mídias sociais

1. Verifique se o seu conteúdo esta atualizado

É importante classificar o conteúdo, e é por isso que você deve adicionar regularmente novos conteúdos e manter o conteúdo existente atualizado. Escrever e publicar novo conteúdo ou atualizar o conteúdo existente é algo que deve fazer parte da otimização diária do site. Você não precisa publicar uma nova postagem todos os dias, apenas tente manter um cronograma de publicação realista para você. Se você publicar uma (nova) publicação toda quarta-feira, por exemplo, seu público saberá, e estará ansioso por isso!

As probabilidades são que você também tem muitos artigos valiosos que apenas precisam de uma pequena atualização antes que possam ser publicados novamente. Se você não tiver tempo para escrever um novo artigo, é útil ter uma lista de posts como esses e trabalhar em uma delas como sua tarefa diária de SEO.

Uma tarefa também relacionada a manter o conteúdo atualizado e vivo: se você receber muitos comentários em seus posts no blog, tente interagir regularmente com os comentaristas. Se você não responder aos comentários, as pessoas podem se sentir ignoradas e também não parece bom ter uma carga de comentários sem resposta em suas páginas de conteúdo.

2. Trabalhe em sua estrutura de linkagem interna

Trabalhar em uma boa estrutura de linkagem interna é como lançar o tapete vermelho para o Google. Mas, à medida que seu site continua crescendo, você também deve continuar aprimorando essa estrutura de linkagem interna.

Uma das coisas a se observar a cada vez que você olha para a visão geral da sua postagem é o conteúdo órfão . É um desperdício ter conteúdo que não recebe nenhum link de texto de suas outras postagens ou páginas, pois esses links contextuais agregam muito valor. Tem dificuldade em encontrar conteúdo órfão? O plugin Yoast está aqui para ajudar! Após a instalação, não é necessário abrir todas as postagens para ver quais links internos você já adicionou: basta usar o filtro na visão geral da postagem para localizar conteúdo órfão e adicionar links relevantes!

Outra coisa para incorporar em seus esforços diários de SEO: linkar seu conteúdo principal. Idealmente, você deve adicionar links ao conteúdo pedra angular ao atualizar ou publicar artigos. Mas, apenas para garantir que você não tenha esquecido as pedras angulares, verifique as postagens mais recentes e verifique se elas incluem links para as pedras angulares relevantes.

3. Faça a manutenção do seu site

A maioria de vocês concorda que é melhor fazer um pouco de limpeza todos os dias, em vez de esperar que a casa se torne uma bagunça enorme e suja. É o mesmo para o seu site: não espere até que o número de páginas se torne incontrolável, fique por dentro das novidades!

Uma maneira de fazer isso como parte do seu SEO diário é procurar conteúdo canibalizado. Como você já está certificando-se de publicar ou republicar regularmente o conteúdo, é apenas um pouco de esforço extra garantir que você não esteja competindo com o (outro) conteúdo existente em seu site. Se você se deparar com dois artigos sobre um tópico semelhante, de um ponto de vista semelhante, considere combiná-los em um novo artigo. Infelizmente, muita coisa boa, como conteúdo de qualidade, ainda pode causar problemas. Portanto, reserve um tempo para garantir que seu conteúdo não se repita!

Da mesma forma, não mantenha páginas desnecessárias por perto. Considere regularmente algum tempo para verificar as páginas que perderam sua relevância e não podem ser atualizadas. Exclua essas páginas (corretamente) do seu site e agradecerá a si mesmo mais tarde! Com nossos planos de manutenção de site WordPress você conta com uma equipe especializada para ajudar na manutenção do seu SEO, então confira se você deseja economizar tempo!

4. Trabalhe no seu SEO técnico

Muitas tarefas técnicas de SEO exigem tempo e conhecimento, ou não precisam fazer parte de sua rotina diária. No entanto, há coisas que você deve prestar atenção regularmente.

Uma delas é manter o tamanho das suas imagens o menor possível. Ter imagens de alta qualidade em seu site é uma obrigação, mas você não deseja que sua imagem escolhida a dedo diminua a velocidade do seu site! Uma tarefa rápida para adicionar à sua rotina de SEO: use ferramentas como https://tinyjpg.com/ ou https://tinypng.com/ para otimizar o tamanho das suas imagens.

Outra coisa a ter em atenção: conteúdo duplicado. Você já está no caminho certo se procurar regularmente por conteúdo canibalizado, mas também poderá criar conteúdo duplicado acidentalmente. Agora, você não precisa fazer uma verificação de conteúdo duplicado todos os dias. Mas você deve estar ciente da possibilidade, por exemplo, ao criar uma tag que se aplica exatamente ao mesmo grupo de posts que outra tag ou quando você adiciona uma versão para impressão da sua postagem.

Uma última coisa que poderia ser fácil de implementar em sua rotina de publicação de conteúdo: adicionar dados estruturados. Nem todo tipo de posts é adequado para resultados avançados, mas para muitos tipos de conteúdo, isso pode fazer a diferença. Se seu site se concentrar em receitas, produtos, análises ou eventos, convém aprender como adicionar dados estruturados ou contratar nossos serviços de manutenção de sites WordPress para que nossos especialistas façam este trabalho!

5. Acompanhe suas análises

O Google Analytics possui uma tonelada de dados interessantes que você pode usar para otimizar seu site. Mas dominar todos os aspectos do Google Analytics leva muito tempo. Se você não tiver tempo suficiente para se aprofundar e apenas quer compreender um pouco a ferramenta de análise, poderá passar algum tempo ou uma vez por semana analisando dois relatórios.

O primeiro é o relatório de origem / mídia, que você pode encontrar na seção ‘Aquisição’ no item ‘todo o tráfego’. Isso mostrará de onde os visitantes do seu site são provenientes. Verifique se você obtém tráfego orgânico de mecanismos de pesquisa, como o Google. E tente entender os dados que você está vendo. Quais fontes têm uma alta taxa de rejeição, quais fontes direcionam mais tráfego para o seu site? Se você olhar esses dados toda semana, saberá se o seu site está se saindo melhor do que na semana anterior.

O segundo relatório interessante é o relatório das páginas de destino que você pode encontrar na seção “Comportamento”, em “Todas as páginas”. Essas páginas são as primeiras páginas que as pessoas visitam no seu site, o que fornece informações sobre as coisas pelas quais seus visitantes estão interessados. Dirá (basicamente) se a descrição de uma página no Facebook ou em um resultado de pesquisa foi interessante o suficiente para fazer as pessoas clicarem. Mais uma vez, tente entender os dados. Como está a taxa de rejeição das páginas de destino que não devem ter uma alta taxa de rejeição, como a sua página inicial, por exemplo?

6. Mantenha sua presença nas mídias sociais

Você provavelmente está ativo em uma ou mais plataformas de mídia social. Postar uma atualização regularmente para seus seguidores é uma boa ideia, para deixar claro que sua conta está ativa e funcionando. Você pode compartilhar suas postagens do blog, mas também fotos que você tira, eventos da sua vida cotidiana, outros artigos que você acha interessantes, etc. Você conhece melhor seu público, sabe o que eles gostam. Além disso, tente interagir regularmente com pessoas que deixam comentários nas suas páginas de mídia social, para mantê-las envolvidas. Você pode contar com nossa equipe de especialistas em mídias sociais para produzir conteúdo, criar a estratégia e construir comunidade em torno da sua marca.

Conclusão

É isso aí! Trabalhe em uma (ou mais) dessas seis coisas uma vez por dia e você estará no caminho certo para manter o SEO do seu site em boa forma. E não se esqueça de investir mais tempo em sua estratégia de SEO a longo prazo sempre que puder, para uma abordagem verdadeiramente sustentável de SEO!

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

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Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind