Como excluir uma página do seu site corretamente

excluir paginas do site corretamente

Sempre que você excluir uma página (ou posts) do seu site, você também excluirá um ou mais URLs. Essa URL antiga, quando visitada, geralmente retorna um erro “404 Página não encontrada”, o que não é a melhor coisa para o Google ou seus usuários. É isso que você realmente quer que aconteça? Você pode redirecionar a página excluída para outra página, ou talvez – se realmente quiser que este conteúdo suma do seu site – servir uma mensagem de erro 410 seria realmente uma ideia melhor. Este post explica as escolhas que você tem e como implementá-las.

Fazer redirecionamento 301 ou excluir uma página definitivamente?

A primeira coisa que você precisa descobrir é se o conteúdo excluído tem ou não um outro conteúdo semelhante em seu site. Pense desta maneira: se eu clicasse em um link para a página que você excluiu, haveria outra página no seu site que me desse as informações que eu estava procurando? Se isso for verdade para a maioria daqueles que visitam o link, você deve fazer um redirecionamento 301 da URL excluída para uma página alternativa.

Em geral, aconselho redirecionar uma página mesmo quando apenas um pouco dos visitantes se beneficiaria dela.

Criar um redirecionamento

Existem vários tipos de redirecionamentos, mas um redirecionamento 301 é chamado de redirecionamento permanente, e é isso que você deve usar ao redirecionar a URL da página excluída para outra URL. Usar um redirecionamento 301 significa que o Google e outros mecanismos de pesquisa atribuirão o valor do link da URL antiga para a URL ao qual você redirecionou seus visitantes.

Códigos de resposta HTTP 404 e 410

A diferença entre códigos de resposta 404 e um 410 é simples: 404 significa “conteúdo não encontrado”, 410 significa “conteúdo excluído” e, portanto, é mais específico. Se uma URL retorna um códigos de resposta 410, o Google sabe com certeza que você removeu o URL de propósito e, portanto, ele deve remover essa URL de seu índice.

O problema de servir códigos de resposta 410 é que o suporte do Google para ele está incompleto. Ele excluirá as páginas que retornam um código de resposta 410 mais rápido, mas o Search Console do Google informará os 410s em erros de rastreamento “Não encontrado”, da mesma forma que os 404s.

Você pode definir qualquer tipo de redirecionamento e até se conectar ao Google Search Console para poder corrigir erros diretamente do Painel do WordPress.

Efeitos colaterais ao excluir uma página ou post

Quando você exclui um ou mais posts ou páginas de seu site, geralmente há danos colaterais. Digamos que você tenha excluído todos os posts do seu site que tenham uma tag específica. Se a tag estiver vazia, a URL da tag também reportará um erro 404. Mesmo quando você corrige todas as URLs desses posts que você excluiu (ao redirecioná-las), o arquivo de tags ainda reportará um 404, então certifique-se de lidar com essa URL também.

Mesmo quando você não excluiu todos os posts de uma tag, o arquivo de tags agora pode ter 5 em vez de 12 posts. Se você exibir 10 posts por página em seus arquivos, a página 2 desse arquivo agora não existirá mais e, assim, reportará um erro 404. Esses não são os maiores problemas do mundo quando você exclui um ou dois posts, mas se estiver lidando com um problema com Google Panda e, por causa disso, excluir muitos conteúdos ruins, a criação de muitos 404s como esse pode levar seu site para baixo ainda mais, por isso tenha cuidado!

Autor: Henry Douglas
Analista de marketing digital, trabalho com SEO desde 2010 e tenho 13 anos de experiência em em WordPress.

Como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como nossa empresa de marketing pode impulsionar suas vendas, aumentar sua visibilidade online e alcançar seus objetivos de negócios.

Desenvolvemos projetos conforme as necessidades e objetivos de cada cliente, sempre com processos bem definidos e transparentes do planejamento ao controle, facilitando a comunicação com as partes interessadas e a melhoria contínua das ações de marketing implementadas.

Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind