Orçamento e Plano de Marketing (Passo a passo)

Orçamento e Plano de Marketing

Mais um ano pela frente e é chegada a hora de pensar sobre como implantar ações de marketing que colaborem efetivamente para o alcance dos objetivos de sua empresa. Para te ajudar neste processo vamos partir de dois fatores correlacionados: O que fazer X Quanto gastar.

Neste artigo abordarei estes assuntos passo a passo de forma a colaborar com a definição de um orçamento e plano anual de marketing para sua empresa. Vamos lá!?

Como definir um orçamento de Marketing? (Passo a passo)

Vamos começar pelo orçamento de marketing! A sua empresa já disponibiliza um orçamento específico para a área de Marketing? Se a resposta é sim, parabéns! Este é o ponto de partida para um planejamento em ações para o ano. Se a resposta é não, vamos seguir, entender a importância deste orçamento e preparar um de forma simples e objetiva.

A definição de um orçamento para a área de Marketing é importantíssima, pois, é esse orçamento que irá garantir investimentos em Marketing no ano.

Quando uma empresa parte da premissa de “o que precisa fazer” para profissionalizar os seus processos de marketing ela pode se ver diante de uma infinidade de possibilidades, algumas com investimentos muito acima de suas expectativas e se colocar em uma posição de que isto não é para ela… Não, esta não é a realidade, se você deseja profissionalizar os processos de Marketing da sua empresa saiba que sim, isto é para você!

Vamos pensar na problemática acima de forma inversa, “quanto eu posso gastar com marketing neste ano?”, pense neste número de forma anual o dividindo em 12 meses, por exemplo, eu posso gastar R$ 2.000,00/mês com marketing, isso significa um investimento anual de R$ 24.000,00.

Se pensarmos na sugestão acima, R$ 2.000,00 não paga o custo de um único funcionário em um mês na sua empresa, porém, com R$ 24.000,00 investidos em um ano a sua empresa pode profissionalizar diversos processos de marketing, acredite, da para fazer muita coisa!

Quando buscamos uma referência na área de finanças para definir um orçamento de marketing encontramos a sugestão de que se invista, em média, 8% do faturamento de uma empresa em Marketing, ou seja, se sua empresa fatura R$ 100.000,00/mês, R$ 8.000,00 devem ir para investimentos em marketing.

Minha sugestão, se a sua empresa não possui um orçamento de marketing, desenvolva um definindo um valor mensal palatável que anualizado será suficiente para profissionalização de diversos processos e ao enxergar o valor deste investimento, com o tempo, mire os 8% do faturamento de sua empresa para investimento em Marketing. Agora, se a sua empresa já possui orçamento de marketing e já percebeu o valor que este investimento agrega aos seus negócios, investir 8% do faturamento marketing já é uma possibilidade real.

Responda a seguinte pergunta, qual o orçamento de Marketing da empresa? (mensal e anualizado). Ex. R$ 2.000,00/mês ou R$ 4.000,00/ano.

Como definir um Plano de Marketing? (Passo a passo)

Agora que você já definiu quanto investir no Marketing da sua empresa, vamos entender melhor como investir esse orçamento. Vamos lá!?

Quem são os seus clientes?

O ponto de partida para um bom planejamento de marketing está na definição das identidades dos atores no processo de relacionamento cliente x empresa.

Neste sentido responda a seguinte pergunta, quem são os seus clientes?

Defina um perfil de clientes da sua empresa, por exemplo:

“Meus clientes são homens, de 35 a 48 anos, casados, católicos, 2 filhos, formação técnica, trabalham há 8 anos na mesma empresa, gostam de vinho, futebol, pescaria e viagens em família. Residentes da região do ABCDM.”

A definição de um perfil de cliente é o ponto de partida para elaboração de um plano de marketing efetivo, este perfil será o alvo das ações de comunicação e marketing da sua empresa.

“Quem” é a sua empresa?

Agora que traçamos o perfil dos seus clientes vamos a seguinte questão, que é a sua empresa?

A definição do que é uma empresa está intimamente ligada a identidade corporativa empresarial, eu trato deste assunto de forma aprofundada no artigo “Identidade Corporativa e Fidelização de Clientes”.

Sua definição passa pela revisão e atualização das suas: Missão, Visão e Valores.

Missão: É o propósito de a empresa existir. É sua razão de ser.

Visão: É a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo).

Valores: São os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.

A definição da identidade corporativa da sua empresa é fundamental para definir um norte, onde a empresa deseja chegar, qual imagem deseja construir ao longo deste caminho e como esta identidade atende ao perfil de clientes traçado no passo anterior.

Quais são os seus produtos e/ou serviços?

Elucidada as identidades dos atores na relação Empresa x Cliente partimos para o papel dos seus produtos e/ou serviços nesta relação.

A definição de um produto ou serviço é parte de um processo chamado Análise do Mix de Marketing pelo qual através de perguntas sobre características inerentes a estes são coletadas informações sobre como, onde e porque o seu cliente escolhe comprar o seu produto e não o do concorrente. Complicado? Eu trato deste assunto de forma aprofundada no artigo “Análise do Mix de Marketing – 4 Ps de Produto e 8 Ps de Serviços”.

Entender como os seus produtos e serviços atendem as necessidades de seus clientes é fundamental para comunicação da sua empresa, as funções e necessidades serão salientadas e reforçadas nas ações de marketing.

Como a sua empresa se apresenta aos clientes?

Passadas as etapas de identidades (empresa e produtos) chegamos ao ponto de como esta identidade será apresentada aos clientes dos quais você também já definiu a identidade.

A forma como você se apresentará aos clientes se baseia em duas frentes: Identidade Visual e Comunicação.

A Identidade Visual é a forma que o cliente irá te enxergar, muitas vezes, no primeiro ponto de contato do cliente para com a sua marca e deve transparecer a sua identidade e agradar ao perfil de cliente que você definiu lá atrás.

A comunicação é a forma como a sua empresa irá conversar (oral e escrita) para com este cliente e deve partir da mesma premissa.

Onde a sua empresa se relaciona com os clientes? (Meios)

Legal, até aqui você estará pronto para se relacionar com os seus clientes, certo? Chegou a hora de definir quais os meios pelos quais este relacionamento ocorrerá. Mais uma vez você deve voltar ao perfil do seu cliente e definir uma ordem de prioridade.

Os meios digitais são: Website e redes sociais.

Há outros meios físicos como o ponto de venda do produto e os escritórios e plantas de produção da empresa.

Todos os pontos de contato do seu cliente para com a sua marca são meios de relacionamento.

Como a sua empresa se relaciona com os clientes? (estratégias de comunicação)

Se pararmos para pensar, quanto mais possibilidades de relacionamento a sua empresa puder explorar melhor vai ser o relacionamento para com o seu cliente, sendo assim, defina ações que vão nutrir este ciclo, como por exemplo e-mail marketing, campanhas de datas comemorativas (natal, aniversário, …) e ações que façam sentido para clientes com o perfil que foi criado lá no começo.

Como a sua empresa alcança os clientes? (estratégias de divulgação)

Impulsione as suas ações de relacionamento investindo na divulgação destas no google, redes sociais, definindo alcance geográfico e demográfico de acordo com o perfil de cliente definido.

Orçamento e Plano de Marketing!

Até aqui eu te ajudei a entender a importância da definição de um orçamento de marketing e dentre as infinitas possibilidades de investimento em marketing te apresentei as ações que considero essenciais para inserção de uma empresa ao Marketing Digital 4.0.

Agora vamos praticar o que vimos até aqui!

Quanto a sua empresa vai investir em Marketing neste ano?

R$ 2.000,00/mês – R$ 24.000,00/ano

Qual será o escopo dos investimentos em marketing neste ano?

Definição de Persona (quem são os meus clientes): R$ 600,00. (12h)

Redefinição de Identidade Corporativa (quem somos como empresa): R$ 600,00. (12h)

Análise do Mix de Marketing de 4 Produtos (descritivo 4 Ps): R$ 1200,00. (24h)

Revisão Identidade Visual (identidade visual simplificada): R$ R$ 4000,00. (80h)

Website institucional multiplataforma (produtos+serviços+blog): R$ 6000,00. (120h)

Revisão Redes Sociais (Facebook, Instagram, Google Business) : R$ 1800,00. (36h)

Ações de relacionamento Multiplataforma (1/2xsemana – 26/ano): R$ 5200,00. (104h)

Manutenção: R$ 4200.

Divulgação: R$ 400,00

Total: R$24.000,00 – 12 x R$ 2.000,00

Eu quero e posso profissionalizar os processos de Marketing da minha empresa!

Este é o pensamento que espero de você que leu este artigo tenha. Sim! sua empresa pode se inserir no mundo do marketing profissional investindo dentro da sua realidade e colhendo resultados significativos!

Aqui vai uma última dica, o desenvolvimento de um projeto de marketing exige profissionais com diferentes habilidades (web designer, designer gráfico, analista de redes sociais, analista de anúncios, analista de métricas, …) na NaTomada Produções você irá encontrar um grupo de profissionais com todas estas competências e dispostos a vestir a camisa por seu projeto!

Traga o seu projeto de Marketing para nós e deixe-nos te surpreender!

Comente o que achou do artigo, dúvidas, sugestões e como foi a sua experiência ao implementar essa solução em sua empresa!

Autor: Danilo Pedrosa
Especialista em projetos de marketing/marketing digital, trabalho com marketing desde 2010 e com marketing digital desde 2014.

Como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como nossa empresa de marketing pode impulsionar suas vendas, aumentar sua visibilidade online e alcançar seus objetivos de negócios.

Desenvolvemos projetos conforme as necessidades e objetivos de cada cliente, sempre com processos bem definidos e transparentes do planejamento ao controle, facilitando a comunicação com as partes interessadas e a melhoria contínua das ações de marketing implementadas.

Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind