Marketing Digital além das Divulgações – Análise do Mix de Marketing – 4 Ps de Produto e 8 Ps de Serviços

Tenho me deparado com muitos empresários e empreendedores que buscam formas e mais formas de divulgação de seus negócios, consumindo conteúdos muitas vezes rasos que até podem dar algum resultado em um curto período de tempo, porém, que não convertem de fato potenciais clientes à marca, tornando estes negócios dependentes de campanhas e mais campanhas na busca por resultados prometidos ou alcançados (seja lá por qual motivo) em algum momento.

Neste artigo abordarei alguns conceitos basilares do Marketing e Marketing digital e como aplicar esses conceitos aos negócios de sua empresa desenvolvendo um processo mais assertivo e sustentável para suas divulgações.

O que é marketing?

Segundo Philip Kotler “Marketing é um processo tanto administrativo quanto social pelo qual as pessoas obtêm o que desejam e necessitam através da geração de desejo, oferta e troca de produtos de valor.

Com essa definição em mente vamos explorar o seu significado, e quais pontos são essenciais para você!

O que você deseja vender?

Segundo Kotler “produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo. Podem ser tangíveis (físico, podem ser tocados) e intangíveis (são os serviços que não podem ser tocados), para organizações e para consumidores.”

Objetivamente neste momento responda a essa pergunta escolhendo entre duas opções: O que você deseja vender, um produto ou um serviço?

Entender melhor o que você vende de fato é essencial para definição da proposta de valor e para isso vamos te apresentar um conceito basilar e fundamental para o Marketing de Produtos e ou serviços, a análise do mix de Marketing.

PRODUTO/SERVIÇO (O primeiro P)

  • Quais as necessidades e/ou desejos que seu produto/serviço deve satisfazer junto ao cliente?
  • Quais as funções que ele deve desenvolver para atingi-las?
  • Como ele é fisicamente?
  • Existem outras cores, tamanhos e estilos disponíveis?
  • Como, quando e onde o cliente irá utilizá-lo?
  • Como ele se diferencia dos outros produtos e serviços já existentes no mercado?

Quanto você deve cobrar?

Segundo Kotler e Armstrong (2007) preço é o volume de dinheiro que é cobrado por um insumo ou a soma dos valores que os consumidores trocam pelo benefício de possuir ou fazer uso de um bem ou serviço. O preço é um dos principais fatores que afeta a escolha do consumidor.

PREÇO (O segundo P)

Para definição de preço, a partir da delimitação do seu produto/serviço, faça uma pesquisa, análise de concorrência e a partir dos dados coletados defina o preço a ser praticado.

Não caia na armadilha de definir o seu preço a partir de seus custos, esse é um conceito ultrapassado, a análise e entendimento dos custos inerentes ao produto e serviço são importantíssimos, mas não para definição de preço.

Onde você vai vender? Como você vai entregar?

Kotler define Praça como um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de oferecimento de um produto ou serviço para uso ou consumo de um consumidor final ou usuário empresarial.

PRAÇA – MOMENTO E LUGAR (O terceiro P)

  • Onde o produto será comercializado?
  • Qual a logística de entrega? (forma de entrega, prazos, …)

Quem presta o serviço? Como o serviço é prestado? O que parece? Como alcançar a satisfação do cliente?

Até este ponto você já definiu os três primeiros Ps do Marketing de produtos e serviços, na sequência do artigo abordarei mais quatro Ps exclusivos para atividades de serviços e por fim o quarto P (promoção) do marketing de produtos e oitavo do marketing de serviços.

PESSOAS (O quarto P de serviços)

  • Quais são as pessoas envolvidas direta e/ou indiretamente na prestação do serviço?
  • Quais atitudes esperadas destas pessoas?

PROCESSOS (O quinto P de Serviços)

Desenvolver fluxo de procedimentos e metodologias de trabalho utilizados na prestação de um serviço. É um meio importante de assegurar a precisão e a assertividade do resultado final.

PERFIL (EVIDÊNCIA FÍSICA) (O sexto P de Serviços)

  • Quais elementos podem ser utilizados para tornar este serviço mais tangível?

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE (CUSTOMER SERVICE) (O sétimo P de Serviços)

A produtividade se refere ao alcance das melhores práticas na execução dos serviços para maximizar recursos, reduzir despesas e otimizar o tempo das equipes.

A qualidade é a garantia de entrega nas condições acordadas e, de preferência, excedendo às expectativas, para alcançar a satisfação dos clientes.

Quem tem as suas necessidades, desejos, expectativas atendidas por meu produto/serviço?

Antes de adentrarmos no P promoção do Mix de Marketing, aqui vai mais uma pergunta fundamental!

Segundo Kotler Segmentação de mercado é o processo de tornar-se o mercado global, heterogêneo, de um produto e dividi-lo em diversos subgrupos, sendo que um destes tende a ser homogêneo nos seus aspectos fundamentais.

Da segmentação, do buscar dentre os subgrupos um que tende a ser homogêneo em seus aspectos fundamentais, surge o conceito de Persona, um grupo homogêneo de pessoas que têm as necessidades, desejos, expectativas atendidas pelas características inerentes a um determinado produto ou serviço.

Com este conceito em mente responda a seguinte pergunta, quais são as características de um cliente ideal para o seu produto ou serviço?

DEFINIÇÃO DE PERSONA (PÚBLICO-ALVO) – (Gênero, Idade, Cargo, Departamento, formação acadêmica…)

  • Quais empresas demandam este produto/serviço?
  • Quem demanda este produto/serviço?
  • Quem utiliza este produto/serviço?
  • Quem decide a compra deste produto/serviço?

Como divulgar o meu produto ou serviço?

Segundo Kotler promoção é o conjunto de ações que incidirão sobre certo produto e/ou serviço, de forma a estimular a sua comercialização ou divulgação.

Neste momento você já respondeu e coletou diversas informações sobre o seu produto ou serviço, a sugestão é compilar estas informações em um descritivo técnico/comercial. Neste mesmo descritivo, abra uma sessão sobre persona e público-alvo. Este documento será o guia de suas ações de Marketing ao longo do tempo.

PROMOÇÃO (O quarto P de Produtos e oitavo P de Serviços)

  • Quais serão as estratégias de divulgação do produto/serviço?
  • Quais os canais de comunicação a serem utilizados?

Criando campanhas de divulgação Assertivas e Sustentáveis

Ao longo deste artigo você foi guiado por um processo que te levou a definir melhor o seu produto ou serviço em relação à identidade, funções, valor, diferenciais, em relação à essência e como estas características atendem a necessidades, desejos, e expectativas de um determinado grupo de pessoas, delimitando algumas características deste grupo de pessoas.

Percebeu alguma coisa? Você tem a partir de agora todas as informações essenciais para uma campanha sustentável, conversão e fidelização de clientes, envolvimento e engajamento com a sua marca.

Direcione a sua campanha a esse público sendo apenas “você mesmo”, e colha os resultados deste trabalho!

Comente o que achou do artigo, dúvidas, sugestões e como foi a sua experiência ao implementar essa solução em sua empresa!

Autor: Danilo Pedrosa
Especialista em projetos de marketing/marketing digital, trabalho com marketing desde 2010 e com marketing digital desde 2014.

Como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como nossa empresa de marketing pode impulsionar suas vendas, aumentar sua visibilidade online e alcançar seus objetivos de negócios.

Desenvolvemos projetos conforme as necessidades e objetivos de cada cliente, sempre com processos bem definidos e transparentes do planejamento ao controle, facilitando a comunicação com as partes interessadas e a melhoria contínua das ações de marketing implementadas.

Danilo Pedrosa
Especialista em Projetos de Marketing, Shiftmind